Champions LeagueCopa do MundoGamesPremier LeagueSagas de FM

Um maluco simulou mil anos no Football Manager e mostrou o que aconteceu neste tempo

Você consegue imaginar como será o futebol daqui a mil anos? Provavelmente será um esporte que nenhum de nós reconheceria se víssemos, já que as regras deveriam mudar e a própria humanidade seria outra. Mas como há malucos para tudo no mundo, um desses doidos resolveu simular os próximos mil anos no Football Manager e o resultado é bem curioso.

LEIA TAMBÉM: Hamburgo tornou-se o melhor da Europa com CR7, Messi, Suárez e até Neymar

Ele demorou 58 dias para chegar a essa resultado – isso, evidentemente, sem jogar, só simulando. Além da loucura de simular tudo isso, ele ainda teve o trabalho de compilar os dados e mostrar quem ganharia mais títulos. Pena que a simulação abrange apenas a Inglaterra, o que já é bem divertido de ver. Você consegue imaginar quem teria mais títulos?

É preciso considerar algumas coisas antes. Primeiro, nem sabemos se haverá mundo daqui a mil anos. Uma simulação de mil anos nunca tem muito de realidade, porque o futebol faz parte do mundo e o mundo mudaria tanto que não teria nem o sentido que há hoje. Mas o que isso importa? O que realmente importa é que é muito divertido. Então separamos alguns pontos interessantes dessa simulação louca. Essa loucura toda está em um post no Reddit e nós escolhemos algumas das partes mais interessantes.

Venezuela com mais Copas que o Brasil

Sim, eu sei, isso é uma loucura, não faz nenhum sentido, mas aconteceu: a Venezuela tem mais títulos que o Brasil em 3015. São 25 títulos dos vinotinto contra 23 dos brasileiros. A maior potência do mundo seria a Inglaterra, com 41 títulos, mas esta tem uma explicação simples: como o jogador só carregou a Inglaterra como país do jogo, é onde há mais jogadores, onde a base de dados é maior e, portanto, tende a ter times melhores, mais prioridade do jogo. Mesmo assim, a lista de campeões é bem curiosa:

1º Inglaterra – 41 títulos
2º Venezuela – 25 títulos
3º Espanha – 24 títulos
4º Brasil – 23 títulos
5º Alemanha – 22 títulos
6º França – 22 títulos
7º Itália – 21 títulos
8º Argentina – 21 títulos
9º Portugal – 10 títulos
10º Equador – 7 títulos

Alguns outros dados curiosos: a Holanda foi campeã do mundo! Venceu seis vezes a Copa. Mas o que chama a atenção aí na lista de cima é que a Venezuela se torna uma potência e o Equador ganhou a Copa sete vezes. O Uruguai não ganhou mais nenhuma vez. Os Estados Unidos ganharam a Copa três vezes, mas não se tornariam uma potência. O único país africano a vencer foi Marrocos, com um título. A Nigéria bateu na trave cinco vezes ficando com o vice-campeonato, mas nada de levantar a taça. O México, enfim, também foi campeã. E duas vezes ainda. Até a Escócia foi campeã uma vez.

Veja a lista de todos os times que chegaram entre os três primeiros colocados da Copa do Mundo.

LEIA TAMBÉM: FM 2016 terá rivalidades dinâmicas que poderão surgir ao longo do jogo

Na Inglaterra, bom mesmo é o Sheffield United

O maior campeão inglês é o Manchester United, que tem 20 títulos, seguido do Liverpool, com 19. Mas isso é em 2015. Em 3015, a situação é bem diferente. O maior campeão da Inglaterra é o Sheffield United, que conquistou nada menos que 167 títulos, além de 90 vezes campeão da Copa da Liga e 95 títulos da Copa da Inglaterra. Além disso, o time ainda levantou 41 vezes a Champions League, outras 30 vezes a Liga Europa.

O segundo time com mais títulos? O Burnley, com 138 taças da liga inglesa, 95 títulos da Copa da Inglaterra, 75 títulos da Copa da Liga e 42 títulos da Champions League, além de 27 títulos da Liga Europa. O terceiro colocado em títulos ingleses é ninguém menos que o Barnsley, com 93 títulos, 72 títulos da Copa da Inglaterra, 60 da Copa da Liga, 21 Champions League e 20 Liga Europa. O Southend United conquistou outros 87 títulos.

Mas não é possível, não tem um time grande na lista dos principais campeões? Tem sim. O Arsenal é o quinto colocado na lista de maiores campeões ingleses com 73 taças. Ganhou ainda 64 Copas da Inglaterra, 68 Copas da Liga e 27 Champions League. Teve também 29 títulos da Liga Europa.

Mais dados curiosos: o Manchester United ganhou 33 títulos no período, além de 25 Copas da Inglaterra, 25 Copas da Liga, seis Champions League e 15 Ligas Europa. O Liverpool ganhou 16 vezes a Premier League, 21 Copa da Inglaterra, 30 Copas da Liga, quatro Champions League e 10 Ligas Europa. O Manchester City conquistou 27 títulos ingleses, nove vezes a Champions, 32 Copas da Inglaterra, 25 Copas da Liga e 12 Ligas Europa.

Sentiu falta de alguém? O Chelsea só ganhou uma vez a Premier League nos mil anos simulados. Isso mesmo: uma vez. Impressionante, não é mesmo?

Veja o ranking dos times campeões na Inglaterra.

PARTICIPE! Queremos ouvir as suas histórias de Football Manager: nos conte a sua saga de FM

A insanidade dos estádios gigantes

Em 3015, o recorde de público de um jogo na Europa é na Liga Europa. Em 29 de novembro de 2987, 583.214 pessoas foram assistir a Celtic x Apoel pelo torneio em Glasgow. Imagine o caos no estacionamento! Na Champions League, o recorde de público é em um duelo inesperado: 523.945 pessoas foram assistir Red Bull Salzburg x Estrela Vermelha, no dia 29 de setembro de 2979.

Ah, sabe qual é a maior média de público da história da Champions League em 3015? É do Celtic: 576.199 torcedores por partida na temporada 2987/88. Qual seria a população de Glasgow para chegar em uma média dessa por partida?

A lista dos maiores estádios ingleses é curiosa. O maior de todos é o Harry Potts Arena (sim, é isso mesmo), do Burnley, que tem capacidade para 112.278 pessoas, seguido pelo Wakefield Arena, do Rotherham, com capacidade para 105.915 espectadores. O terceiro, Quaranta Arena, do Sheffield United, tem capacidade para 90.273 pessoas.

O curioso é que alguns clubes grandes mudaram de estádio. O Arsenal, dos maiores ingleses aquele que mais se manteve próximo do atual status, não joga mais no Emirates Arena. Em 3015 o seu estádio é a Wenger Arena (sim), com capacidade de 81.170 pessoas. O Liverpool continua jogando em Alfield, com capacidade para 60 mil pessoas. O Nottingham Forest joga no estádio Brian Clough Park, com capacidade para 51.787 pessoas.

Veja aqui a lista dos maiores estádios ingleses em 3015.

Estas são apenas algumas das loucuras que encontramos. Tem muitas outras e nós recomendamos que você mesmo veja o post no Reddit sobre isso. Se você for muito louco, pode até baixar o save do rapaz (ele diz que tem 1 GB de tamanho, então prepare aí os baldinhos da internet). É uma insanidade gigante. E divertida. Uma pena que não tem dados do Brasil.

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo