Põe na roda! Shakhtar domina Chelsea na Ucrânia

O Shakhtar Donetsk vive uma temporada irrepreensível. Com 12 pontos de vantagem na liderança, os Kroty sustentam 12 vitórias em 12 jogos no Campeonato Ucraniano. E a boa fase também contagia o time na Liga dos Campeões. Nem mesmo o Chelsea, atual campeão continental, foi capaz de evitar a atuação imponente dos ucranianos, que venceram por 2 a 1 na Donbass Arena e assumem a liderança do Grupo E da Champions, com sete pontos.
Roberto Di Matteo trouxe mudanças em seu time titular, com uma escalação cautelosa. Ramires entrou na meia direita, enquanto Eden Hazard foi para o banco de reservas. Porém, a proteção extra pouco adiantou. Alex Teixeira aproveitou uma bobeira da zaga para abrir o placar logo aos três minutos e Frank Lampard precisou ser substituído por contusão aos 18, dando lugar justamente a Hazard.
A presença de jogadores mais ofensivos não surtiu efeito para os Blues, que tomaram sufoco durante todo o primeiro tempo. Empurrado pela boa atuação de seus meio-campistas, o Shakhtar tinha facilidade para encontrar espaços no ataque. A diferença de um gol no placar ficou barata para os ingleses, que foram salvos por atuação inspirada de Petr Cech.
Logo no início do segundo tempo, os Kroty conseguiram aumentar a diferença, em boa jogada de Fernandinho. A vantagem deu tranquilidade aos anfitriões, enquanto o Chelsea atacava mais por desespero do que por eficiência. Nos minutos finais, Oscar ainda conseguiu fazer o gol de honra dos londrinos, mas nada que ameaçasse o triunfo dos anfitriões.
Formações iniciais
Destaque do jogo
A trinca de meias do Shakhtar Donetsk. A movimentação constante de Willian, Mkhitaryan e Alex Teixeira foi decisiva para desestabilizar o sistema defensivo do Chelsea, bem como para abrir espaços para as investidas de Fernandinho, líder de finalizações na partida.
Momento-chave
O desarme de Fernandinho, no lance que originou o segundo gol do Shakhtar. A bola roubada de Hazard no meio de campo pegou a defesa dos Blues desguarnecida e o volante teve o caminho livre para confirmar a vitória dos ucranianos.
Os gols
3’/1T – GOL DO SHAKHTAR! Após cobrança de lateral, Luiz Adriano domina na entrada da área e briga com a defesa do Chelsea pela bola. O centroavante rola e Alex Teixeira chuta rasteiro para marcar.
6’/2T – GOL DO SHAKHTAR DONETSK! Fernandinho rouba a bola de Hazard no meio de campo e Luiz Adriano puxa o contra-ataque. O centroavante devolve para o volante, que toca na saída de Petr Cech.
43’/2T – GOL DO CHELSEA! Branislav Ivanovic avança pela direita e, na linha de fundo, faz o cruzamento para Hazard. Oscar aparece na pequena área para escorar.
Curiosidade
Esta foi a primeira derrota de Roberto Di Matteo na Liga dos Campeões. O treinador acumulava oito partidas de invencibilidade, desde o segundo jogo das oitavas de final contra o Napoli – cinco vitórias e três empates.
Você precisa fazer login para comentar.