Inglaterra

O maior público do fim de semana na Inglaterra foi entre times da 3ª divisão

Em um fim de semana de Liverpool x Manchester United, o maior público do fim de semana na Inglaterra foi em um duelo de times da League One, a terceira divisão inglesa. Não pela liga, pela sim por uma Copa. Foi a decisão do Football League Trophy uma espécie de Copa da Liga disputada apenas pelas equipes da terceira e quartas divisões (a Copa da Liga original só inclui as quatro primeiras divisões). As 72.315 pessoas presentes em Wembley assistiram ao Bristol City vencer o Walsall por 2 a 0 e levantar a taça pela terceira vez em sua história.

LEIA TAMBÉM: O camisa 8 decidiu em Anfield: Gerrard expulso, Mata artilheiro

Há uma tradição na Inglaterra que os jogos decisivos, seja das Copas, seja dos playoffs de acessos de divisão, sejam disputados em Wembley, um estádio com capacidade para 90 mil pessoas. Dos mais de 72 mil presentes ao estádio para a decisão do Football League Trophy, cerca de 40 mil eram torcedores do Bristol City, time que fica na cidade homônima a 190 quilômetros a oeste de Londres. Os Robins fazem uma grande temporada na terceirona inglesa, onde lideram com 83 pontos em 38 jogos, 10 pontos à frente do segundo colocado, Preston North End.

A decisão do título fez muitos torcedores do Bristol City irem até o maior estádio da Inglaterra para presenciarem o time enfrentar o 16º colocado na mesma divisão, a League One, que tem 24 times. O Walsall tem 46 pontos, mais preocupado com o rebaixamento do que qualquer outra coisa. Por isso mesmo, o Bristol City era amplo favorito e acabou conseguindo a vitória, com gols de Aden Lint e Mark Little.

É um caso para ser estudado como os ingleses conseguem encher os estádios com tanta facilidade, assim como os alemães – a Bundesliga tem a maior média de público entre as ligas de futebol do mundo. É verdade que provavelmente teríamos um público maior para Liverpool x Manchester United se o estádio de Anfield Road fosse maior, porque ele estava lotado, como sempre, e em um jogo como esse poderia ter muito mais pessoas. Mas ainda assim, um jogo entre times da terceira divisão atrair um público tão grande é um caso para estudo.

Os maiores públicos do fim de semana na Inglaterra:

72.315 – Bristol City 2×0 Walsall (Footbal League Trophy)
50.554 – Newcastle 1×2 Arsenal (Premier League)
45.018 – Manchester City 3×0 West Brom (Premier League)
44.405 – Liverpool 1×2 Manchester United (Premier League)

 

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Bloqueador detectado

A Trivela é um site independente e que precisa das receitas dos anúncios. Considere nos apoiar em https://apoia.se/trivela para ser um dos financiadores e considere desligar o seu bloqueador. Agradecemos a compreensão.