InglaterraPortugal

Na família Mourinho, tradição mesmo é ser goleiro

O natural entre relacionar o sobrenome “Mourinho” e o futebol é pensar em um dos técnicos mais bem sucedidos da história, correto? Não é bem assim. Por mais que José Mario seja o mais conhecido por todos os seus feitos como treinador, a tradição verdadeira da família é vestir luvas e ir para debaixo das traves. Um ofício que o atual comandante do Chelsea renegou, mas que se manifesta pela segunda geração do clã.

Félix Mourinho é considerado um dos melhores goleiros portugueses da década de 1960. Fez carreira como camisa 1 do Vitória de Setúbal, vencendo duas Taças de Portugal. No fim da carreira, seguiu para o Belenenses, onde chegou a ser convocado para a seleção. O arqueiro, porém, é mais conhecido hoje por ser pai de José Mourinho, mediano meio-campista que se transformou em um técnico genial.

Mas José Mário Júnior parece disposto a honrar o sangue do avô. O garoto de 14 anos se mudou com o pai para Londres e demorou pouco tempo para conseguir um clube de respeito para defender. O “Special Half” passou nos testes e passará a atuar nas categorias de base do Fulham, vizinho e rival do Chelsea. Se não der certo como o avô, pode ao menos tentar aprender um pouco do que o pai sabe sobre futebol para seguir no meio.

Felix Mourinho, além de goleiro, também foi treinador
Felix Mourinho, além de goleiro, também foi treinador

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo