InglaterraPremier League

Lampard é o melhor da história do Chelsea? Terry não tem dúvidas

Frank Lampard é símbolo de uma era no Chelsea. Revelado pelo West Ham, o promissor meio-campista foi contratado em 2001, dois anos antes de os Blues serem abastecidos pelos milhões de Roman Abramovich. À parte da mudança de nível, se manteve como um dos pilares do time e foi vital na conquista de 12 títulos desde então. E, aos 34 anos, o veterano está ainda mais próximo de elevar sua posição no clube, a dois gols de se tornar o maior artilheiro da história.

Um dos senadores do Chelsea, John Terry fez questão de encher a bola de seu companheiro. Para o capitão, Lampard é também o maior jogador da história dos londrinos. O zagueiro comparou a importância do inglês com a de Gianfranco Zola, que marcou época no clube entre 1996 e 2003, levantando seis taças pelos Blues.

“Vocês falam que Gianfranco Zola é o melhor jogador da história do Chelsea, mas, para mim, ninguém supera Lampard. Nós todos os amamos e o impulsionaremos para que chegue ao recorde. Ele e Giggs são os únicos dois jogadores que jogaram consistentemente bem e marcaram gols ao longo dos últimos 15 anos. É incrível ver a quantidade de gols que ele marcou, bem como o alto nível e a vontade. Ele é um exemplo para os jogadores que estão aqui”, afirmou Terry, em entrevista à Chelsea TV.

No último domingo, Lampard abriu o placar na vitória sobre o West Ham e chegou à marca de 200 gols pelo Chelsea – dois a menos que Bobby Tambling, atacante do clube durante a década de 1960. Outro recorde que o meio-campista persegue, embora permaneça distante, é o de atleta com o maior número de jogos pelos Blues. O veterano é o terceiro da lista, com 595 aparições, 200 a menos que o defensor Ron Harris.

Lampard também é o meio-campista com maior número de gols pela Premier League – são 160 por West Ham e Chelsea, o único jogador a aparecer na lista dos dez maiores artilheiros da competição que não é atacante. Ao longo das últimas dez temporadas, o veterano marcou ao menos dez gols na liga. Em 2012/12, são 12 tentos em 21 jogos, a segunda melhor média da carreira.

Pelos companheiros que teve ao seu lado no Chelsea, Lampard nem sempre assumiu o protagonismo da equipe – Didier Drogba, Petr Cech e o próprio Terry também atingiram um nível de importância tão grande quanto o seu no clube. Neste sentido, Zola apareceu mais por ter estrelado um elenco mais modesto.

Ainda assim, nenhum outro jogador dos Blues foi tão condecorado individualmente quanto Lampard: eleito pela Fifa e pela France Football o segundo melhor do mundo em 2005; eleito pela Premier League o melhor do campeonato em 2004/05 e 2005/06; eleito pela Football Association o melhor da Inglaterra em 2004 e 2005. Único a ganhar por três vezes o prêmio de melhor do ano do Chelsea e pronto para comemorar a quarta vitória. E, se renovar seu contrato ao final desta temporada, capaz de enfileirar mais alguns troféus nos próximos anos.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo