Copa do MundoInglaterra

Inglaterra cogitou desistir da Copa de 90 após Hillsborough

A participação da seleção inglesa na Copa do Mundo de 1990 esteve em risco após o desastre de Hillsborough, ocorrido em setembro de 1989, no qual 96 torcedores do Liverpool morreram. Documentos divulgados nesta quarta-feira revelam que o então vice-primeiro-ministro britânico, Geoffrey Howe, discutiu com o comitê de governo a possibilidade de os ingleses desistirem do torneio, diante dos ricos de hooliganismo.

“A Copa do Mundo promove um foco natural para a atividade dos hooligans e cada partida tem potencial para confrontos. O comitê também analisou a possibilidade de abandonar a partida contra a Escócia, em Wembley, e de retirar a Inglaterra do Mundial de 1990. Ainda assim, eles acharam prematuro chegar a uma visão segura sobre o assunto”, apontou, em carta enviada à primeira-ministra Margareth Thatcher.

“Privadamente, a Escócia aceitou o cancelamento da partida, especialmente se os dois times estiverem na Copa. Desistir do Mundial, porém, é um problema maior. Se a Inglaterra sair da competição, provavelmente os hooligans determinados em ir à Itália encontrarão outro motivo para viajar”, completou.

A partida contra os escoceses, de fato, foi cancelada. Entretanto, o English Team confirmou a classificação à Copa do Mundo em outubro de 1989 e participou normalmente da competição, terminando na quarta colocação.

Além disso, os documentos também revelaram que Bernard Ingham, secretário de imprensa de Thatcher, considerou estúpido o comportamento da federação inglesa ao não cancelar amistoso contra a Holanda, em dezembro de 1989:

“Você deve se lembrar que, depois da Eurocopa, pediu para a FA reconsiderar os amistosos contra equipes europeias e eles cancelaram um jogo contra a Itália. Entretanto, eles estão inconcebivelmente indo em frente com uma partida contra a Holanda, que provavelmente possui o maior problema com hooliganismo na Europa, depois de nós mesmos. A FA está sendo extraordinariamente estúpida em organizar esse amistoso”, escreveu.

Ministro dos esportes, Colin Moynihan solicitou o cancelamento da partida contra os holandeses pouco depois. Entretanto, as duas equipes se enfrentaram na primeira fase da Copa de 1990, empatando por 0 a 0 em Cagliari.

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo