Inglaterra

Assista ao vídeo de futebol mais antigo da história, filmado há 116 anos

A evolução da gravação de imagens percorreu o Século XIX. Vários ancestrais surgiram, mas o verdadeiro marco do surgimento do cinema acontece em 1895. Em 28 de dezembro daquele ano, os Irmãos Lumière apresentaram ao público no Grand Cinema de Paris as cenas captadas por sua criação: o cinematógrafo. As imagens do trem se aproximando da estação impressionaram tanto que algumas pessoas chegaram a fugir da sala, diante da realidade que nunca tinham visto. Um verdadeiro marco após décadas de outros tantos inventos.

VÍDEO: De tão fantástica, essa entrada de times em campo merecia o Oscar

Embora as técnicas tenham demorado um pouco mais para evoluir, a repercussão do cinema ganhou o mundo rapidamente. E, menos de três anos depois, já era filmada a primeira partida de futebol, graças ao pioneiro britânico Arthur Cheetham. O mais antigo registro do esporte aconteceu em 1898: o duelo entre Blackburn e West Bromwich, pelo Campeonato Inglês.

As imagens foram descobertas pelo North West Film Archive, que pertence à Universidade Metropolitana de Manchester, e acabaram reexibidos pela primeira vez nesta semana. Ao todo, 12 mil pessoas ocuparam as arquibancadas do Ewood Park e assistiram à goleada do Blackburn por 4 a 1. Aquela temporada, no entanto, não garantiu muitas alegrias aos dois clubes, que acabaram restritos ao meio da tabela do Inglesão. Fazer parte da história do cinema, contudo, é uma honraria para poucos.

A dica é da página Football Addicts:

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

>>> A revolução que criou a primeira liga nacional do mundo

>>> Como os escoceses ensinaram o mundo a jogar o futebol-arte

>>> Como a Primeira Guerra Mundial ajudou a criar o futebol feminino

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo