InglaterraPremier League

O melhor jeito de representar graficamente a importância de Ferguson

Qual a dimensão da importância de Sir Alex Ferguson para o Manchester United? A relação é difícil de medir de maneira concreta, mas o site da revista The Economist encontrou uma boa maneira de representá-la graficamente. Comparou a quantidade de técnicos e de títulos que os clubes mais ricos da Europa tiveram a partir da temporada 1992/93.

A relação é impressionante. Entre Premier League, Copa da Inglaterra e Liga dos Campeões, Ferguson levantou 31 taças ao longo de sua permanência em Old Trafford. O único gigante europeu capaz de equiparar-se aos Red Devils é o Bayern Munique, também com 31 conquistas – divididas entre 15 comandantes.

O clube que mais se aproxima do Manchester United em quantidade de técnicos é o Arsenal: seis em 27 temporadas, levando 13 títulos – 42% do total dos vizinhos ingleses. O Real Madrid é quem mais mudou sua direção, com 20 treinadores e 20 troféus. Já a pior relação de benefício é a do Manchester City, que teve 14 técnicos para soltar o grito de campeão somente três vezes.

chart

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo