A tensão que corria antes do duelo em Podgorica foi transportada para dentro de campo, como esperado. Montenegro e Inglaterra duelavam pela liderança do Grupo H e após muitas provocações, acabaram mesmo ficando num empate em 1 a 1.

Não demorou para que Rooney colocasse os ingleses na frente do placar: em seis minutos os visitantes calaram a torcida local com um gol de cabeça. O clima hostil armado pelos montenegrinos tirou um pouco da calma da Inglaterra, que parou de criar e recuou demais diante de um adversário mais forte do que o previsto.

Enquanto Roy Hodgson fechava sua defesa, Branko Brnovic lançava seus pupilos à frente, onde um bombardeio foi feito ao gol de Hart, que precisou trabalhar demais para evitar o empate. Nervosa, a seleção de Montenegro abusou da força em algumas divididas, não utilizando da cautela dos visitantes, que cometeram quase o dobro de faltas (21 contra 11) e não foram punidos pelo árbitro.

Pressionando Lescott e Smalling, Jovetic (mais recuado) e Vucinic chutavam assim que encontravam espaços em campo. O sufoco só deu resultado restando 14 minutos para o apito final, com gol de Damjanovic.

O empate beneficiou Montenegro, que segue na ponta do Grupo H, agora com 14 pontos, dois a mais que a Inglaterra, que quer a qualquer custo fugir da repescagem. Logo atrás, a Polônia com 8, ainda com chances de complicar a vida dos ingleses na luta por uma vaga na Copa de 2014.

Confira os jogos das eliminatórias europeias para a Copa de 2014

Terça-feira, 26/mar
Armênia 0×3 República Tcheca
Estônia 2×0 Andorra
Azerbaijão 0×2 Portugal
Turquia 1×1 Hungria
Ucrânia 2×1 Moldávia
Dinamarca 1×1 Bulgária
Holanda 4×0 Romênia
Sérvia 2×0 Escócia
Alemanha 4×0 Cazaquistão
Bélgica 1×0 Macedônia
Irlanda 2×2 Áustria
Irlanda do Norte 0×2 Israel
Malta 0×2 Itália
Gales 1×2 Croácia
Polônia 5×0 San Marino
França 0×1 Espanha
Montenegro 1×1 Inglaterra