O técnico Gareth Southgate divulgou os 23 convocados da Inglaterra para a Copa do Mundo de 2018. O elenco escolhido pelo treinador é bastante jovem e traz poucas surpresas. O goleiro Joe Hart, do West Ham, perdeu espaço e saiu da lista, assim como o meio-campista Jack Wilshere, do Arsenal. Em compensação, muitos jovens no elenco, o mais surpreendente deles o lateral direito Trent-Alexander Arnold, de 19 anos, do Liverpool. Além dele, o meio-campista Ruben Loftus-Cheek, de 22 anos, do Crystal Palace, emprestado pelo Chelsea. A média de idade do elenco é realmente baixa: 25,4 anos.

LEIA TAMBÉM: A história de Nick Pope, de leiteiro e vendedor a goleiro convocado pela seleção inglesa

“Eu acredito que este é um elenco que nós podemos estar empolgados”, afirmou Gareth Southgate. “É um grupo jovem, mas com alguns jogadores realmente experientes, então eu sinto que o equilíbrio no elenco está bom, tanto em termos de experiência, sua personalidade e também em equilíbrio de posições”, disse ainda o treinador. “Nós temos muita energia e preparo físico no time, mas jogadores que são igualmente confortáveis com a posse da bola e eu acho que as pessoas podem ver o estilo de jogo que estamos querendo desenvolver”, continuou. “O processo de seleção tem sido durante meses, de verdade, e não apenas nas últimas semanas. Nós sentimos que o time está melhorando e nós queremos continuar com esse momento”.

Entre os goleiros, a surpresa é Nick Pope, do Burnley. O jogador se tornou titular depois da lesão da primeira opção, Tom Heaton, que, aliás, aparece na lista de suplentes. Jack Butland, do Stoke City, e Jordan Pickford, do Everton, são os outros goleiros, com este último sendo o provável titular do time.

“Com Joe, nós temos temos outros três goleiros que tiveram temporadas muito boas e a decisão que eu tive que encarar foi se eu mantenho Joe e tenho experiência no grupo ou se dou chance aos três que tiveram basicamente uma temporada melhor? Nós sentimos que os jogadores todos precisavam estar aqui por méritos depois dos seus desempenhos nesta temporada”, afirmou o técnico Southgate, explicando a ausência de Joe Hart.

Outros jovens eram esperados, como o meia Dele Alli, do Tottenham, de 22 anos, e Marcus Rashford, do Manchester United, de 20. Apenas três jogadores têm 30 anos ou mais entre os 23 do elenco: Gary Cahill, zagueiro de 32 anos do Chelsea que é também o jogador com mais partidas pela seleção, 58 jogos; Ashley Young, um ponta de origem, mas que tem atuado como lateral esquerdo, de 32 anos; e Jamie Vardy, atacante do Leicester, de 31. Aliás, outro jogador que é um ponta pela esquerda e tem atuado como lateral e está no elenco é Fabian Delph, do Manchester City, de 28 anos. Além de Young e Delph, há um lateral de origem, Danny Rose, do Tottenham, de 27 anos.

Entre os atacantes, Danny Welbeck conseguiu uma vaga e será o único jogador do Arsenal no elenco da Inglaterra na Copa do Mundo. E foi por pouco que o time não teve um jogador de segunda divisão no elenco. O ponta Ryan Sessegnon, do Fulham, de apenas 17 anos, vem sendo o grande destaque da segunda divisão do país, como já escrevemos aqui. Southgate comentou sobre o jogador. “Ryan deu muito azar que essa é provavelmente uma das posições mais fortes que nós temos. Ryan teve uma temporada decente, mas eu sinto que há outros à frente dele”, disse o treinador.

Veja os convocados da Inglaterra para a Copa 2018:

Goleiros: Jack Butland (Stoke City), Jordan Pickford (Everton), Nick Pope (Burnley);

Defensores: Trent Alexander-Arnold (Liverpool), Gary Cahill (Chelsea), Fabian Delph (Manchester City), Phil Jones (Manchester United), Harry Maguire (Leicester), Danny Rose (Tottenham), John Stones (Manchester City), Kieran Trippier (Tottenham), Kyle Walker (Manchester City) e Ashley Young (Manchester United);

Meio-campistas: Dele Alli (Tottenham), Eric Dier (Tottenham), Jordan Henderson (Liverpool), Jesse Lingard (Manchester United) e Ruben Loftus-Cheek (Crystal Palace);

Atacantes: Harry Kane (Tottenham), Marcus Rashford (Manchester United), Raheem Sterling (Manchester City), Jamie Vardy (Leicester) e Danny Welbeck (Arsenal).

Lista de espera: Tom Heaton (goleiro, Burnley), James Tarkoviski (zagueiro, Burley), Lewis Cook (meio-campista, Bournemouth), Jake Livermore (meio-campista, West Bromwich), Adam Lallana (meio-campista, Liverpool).


Os comentários estão desativados.