Superando expectativas, a Indonésia anunciou na quarta-feira candidatura às Copas do Mundo de 2018 e 2022, segundo a Fifa. A proposta da Federação de Futebol da Indonésia (PSSI) é uma das seis já recebidas até agora, sendo que a data limite para a entrega de propostas é segunda-feira, disse o porta-voz da entidade máximo do futebol.

Inglaterra, Japão, Qatar, Rússia e a candidatura conjunta de Espanha e Portugal já demonstraram interesse formal em se inscrever. Vários outros países, incluindo Austrália, China, México, além da Holanda em conjunto com a Bélgica declararam às mídias locais que irão concorrer também.

A falta tradição do esporte no país, atualmente 144º colocado no ranking mundial da Fifa, além da péssima infraestrutura provavelmente deixarão a Indonésia de fora da grande concorrência para sediar uma Copa.

O secretário geral da PSSI Nugraha Besoes acredita que a distância para a Copa de 2022 poderia ajudar as chances do país de ser incluído como um candidato sério. “Sabemos que temos 13 anos até lá, então por que não sermos corajosos e tentar sediar o evento?”, disse ele.