Ilicic anotou um gol de letra deslumbrante, mas quem celebrou em Bérgamo foi a Spal, com uma imensa virada

A Spal tem sido uma adversária indigesta desde que retornou à primeira divisão do Campeonato Italiano. E, mesmo correndo sérios riscos de rebaixamento à Serie B, o clube conquistou um resultado gigantesco nesta segunda. Fechando a rodada da liga, os biancazzurri foram a Bérgamo e arrancaram uma virada surpreendente contra a Atalanta. Josip Ilicic até abriu o placar com um golaço de letra, mas os visitantes construíram a vitória por 2 a 1 durante o início do segundo tempo e seguraram três pontos valiosíssimos. O triunfo tirou a Spal da lanterna, a um ponto de sair do Z-3 da Serie A.

Diante das goleadas recentes, esperava-se outra vitória imponente da Atalanta. No entanto, a Spal já incomodou a meta de Marco Sportiello desde os primeiros minutos. Os nerazzurri só ficaram mais tranquilos quando saíram em vantagem, aos 16. Duván Zapata arrancou pela esquerda e cruzou para Ilicic na pequena área. Sozinho, o esloveno arrematou de letra, dando ênfase ao excelente momento que atravessa. Zapata poderia ter feito o segundo, em tiro que esbarrou no travessão. A Spal, ainda assim, insistia na frente e arriscava. Andrea Petagna também carimbou o poste pouco antes do intervalo.

A Spal seria premiada por sua coragem em Bérgamo aos nove minutos do segundo tempo. Num contra-ataque perfeito, Arkadiusz Reca partiu pela esquerda e fez o mais difícil no lance, ao pegar a defesa adversária desprevenida. Rumo à linha de fundo, o polonês cruzou rasteiro e Petagna escorou para balançar as redes. A Atalanta sentiu o baque e a virada se deu em mais um contragolpe, aos 15. Mattia Valoti aplicou dois dribles lindos na marcação, antes de desferir o golpe falta na entrada da área: um chute no cantinho, fora do alcance de Sportiello.

O lance gerou reclamação da Atalanta, que queria uma falta sobre Zapata na construção. Depois disso, o que se veria foi a pressão total da Dea. O time de Gian Piero Gasperini se colocou inteiramente no campo ofensivo e passou a martelar os visitantes, fechados atrás. Zapata e Mario Pasalic criaram as melhores chances dos Orobici, sem aproveitar, enquanto Simone Missiroli salvaria uma cabeçada quase em cima da linha. No fim, Ilicic reapareceu com perigo, sem sucesso, enquanto o goleiro Etrit Berisha também evitou a última tentativa de Zapata com a ponta dos dedos.

O apito final gerou uma comemoração bastante calorosa da Spal. Já a Atalanta sentia o amargor pela chance desperdiçada. A Dea ocupa a quinta colocação, a três pontos de igualar a Roma e entrar no G-4. A Spal, por sua vez, chegou aos 15 pontos, deixando para trás Genoa e Brescia. A equipe se alçou à antepenúltima colocação, já vislumbrando um respiro com duas vitórias nos últimos três jogos fora de casa.

Classificações Sofascore Resultados