Zlatan Ibrahimovic não irá à Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Ao menos não como jogador. Um comunicado da Federação Sueca de Futebol nesta quinta-feira sacramentou uma decisão que já parecia provável depois da entrevista do técnico Jeanne Andersson, que disse que o atacante atualmente no Los Angeles Galaxy não faz parte dos planos (leia no link abaixo). O que surpreendeu no comunicado foi que o diretor esportivo da federação diz que foi o próprio Ibrahimovic que disse não, mais uma vez.

LEIA TAMBÉM: Técnico da Suécia diz que Ibrahimovic não está nos planos para a Copa, mas não fecha as portas

“Eu falei com Zlatan na terça-feira. Ele me disse que não mudou de ideia em relação a jogar pela seleção. Ainda é um não”, disse Lars Richt, diretor esportivo, em comunicado no site da Federação Sueca de Futebol. “Pela mesma razão das últimas convocações da seleção, Zlatan Ibrahimovic não é, portanto, um candidato para o elenco da Copa do Mundo que o técnico Janne Andersson irá convocar no dia 15 de maio”, afirma ainda o comunicado.

Pelo conteúdo do comunicado, a impressão que fica é que Ibrahimovic usou essa questão de ir à Copa ou não como marketing, porque possivelmente ele vai por algum patrocinador, ou mesmo para participar como comentarista em alguma emissora de TV. Ou isso, ou então Ibrahimovic queria ir e depois de conversas com outros jogadores e possivelmente com o técnico, viu que não daria para funcionar bem e decidiram dar uma saída que não ficasse mal para ninguém.

O curioso é que a MLS tem um intervalo muito pequeno durante a Copa. São apenas nove dias de paralisação entre os dias 14 de junho, data da abertura, e o dia 22. Sim, isso mesmo: o campeonato é retomado em meio ao torneio. O que parece uma loucura, já que até o desorganizado futebol brasileiro para durante a Copa do Mundo.

Sabemos que Ibrahimovic é, além de um ótimo jogador, um grande personagem. Saberemos em breve o que Ibra fará na Copa, mas apostaria que tem a ver com algum dos seus patrocinadores.

LEIA TAMBÉM:
– Ibrahimovic apresentou o seu personagem para Los Angeles em ótima entrevista
– Dinheiro não é tudo: Ibrahimovic recusou US$ 100 milhões da China para receber US$ 3 milhões na MLS