A história de Zlatan Ibrahimovic na Major League Soccer chegou ao fim. O contrato do sueco com o Los Angeles Galaxy termina este ano, e o clube confirmou, como era esperado, que não chegou a um acordo para renová-lo. Após muitas declarações arrogantes e polêmicas, e um número próximo de golaços, o sueco, aos 38 anos, deve buscar um novo desafio.

“Eu vim, eu vi, eu venci”, disse Ibrahimovic, pelo seu Instagram. “Obrigado, Los Angeles Galaxy, por fazer com que eu me sentisse vivo novamente. Aos torcedores do Galaxy, vocês queriam Zlatan, eu lhes dei Zlatan. De nada. A história continua. Podem voltar a ver beisebol agora”.

Em uma nota oficial, o Los Angeles Galaxy anunciou que Ibrahimovic não retornará para a temporada 2020 da MLS e que a decisão de se separar foi mútua. “Gostaríamos de agradecer Zlatan pelas suas contribuições ao Galaxy e à Major League Soccer”, disse o presidente do clube, Chris Klein. “Desde sua chegada em 2018, Zlatan influenciou positivamente o futebol de Los Angeles. Agradecemos seu trabalho e sua paixão. Agradecemos o profissionalismo e o impacto imensurável de Zlatan na comunidade de Los Angeles e no futebol da América do Norte”.

Preso ao personagem que desenvolveu nos últimos anos, Ibrahimovic soltou a metralhadora de frases em sua passagem pelos EUA, provocando Carlos Vela, do rival Los Angeles FC, dizendo que era “uma Ferrari entre Fiats” e que ninguém se lembraria da liga americana se ele fosse embora. Pelo menos, garantiu-se em campo, com 53 gols e 17 assistências em 53 partidas como titular (58 no total).

No entanto, apenas um deles foi marcado no mata-mata da Major League Soccer, justamente em seu último jogo pelo Los Angeles Galaxy, a derrota por 5 a 3 para o Los Angeles FC, válida pela semifinal da Conferência Oeste. Foi sua única campanha de playoffs nos Estados Unidos porque em 2018 o Galaxy ficou em sétimo, uma posição atrás da zona de classificação.

O “a história continua” em sua mensagem no Instagram indica que ele não pensa em aposentadoria no momento. Entre os times especulados, a maioria está na Itália, como o Milan, o Napoli e o Bologna. Também foi ventilado um retorno ao Manchester United, desesperadamente precisando de atacantes adultos. O mistério agora é sobre o próximo passo de Ibrahimovic.

.