Zlatan Ibrahimovic é um grande personagem e ele sabe disso. Até por esse motivo, ele sempre tenta soltar frases de efeito, faz declarações cheias de autoconfiança que, por vezes, é arrogante. Ao longo da semana, o sueco entrou até demais no personagem para falar de si mesmo como o melhor, de longe, da MLS, e ficar se auto elogiando e detonando a liga e o adversário – Carlos Vela, no caso, rival do Los Angeles FC, na semana do clássico. O mínimo que se esperava era que ele arrebentasse no duelo local entre times de Los Angeles. Bom, ele arrebentou. Vela marcou dois gols e Ibra decidiu o jogo com três.

Los Angeles é uma cidade muito badalada, como dá para imaginar, e o jogo entre os dois times da cidade na MLS tem sido muito badalado. Ao longo da semana, Ibrahimovic falou muito, mas muito mesmo e incendiou o jogo. O sueco, camisa 9 do Los Angeles Galaxy, foi perguntado se ele ainda se acha um jogador superior a Carlos Vela.

“De longe, porque ele está no seu auge. Quantos anos ele tem? 29. E ele está jogando na MLS no seu auge. Quando eu tinha 29, eu estava na Europa. Grande diferença”, afirmou Ibra à ESPN. Curiosamente, Ibra estreou pelo Galaxy contra o Los Angeles FC em 2018, e foi decisivo em uma virada espetacular do seu time, com direito a golaço do sueco. Nesta temporada, Ibra chegou a 16 gols na temporada e Vela chegou a 21. São os dois principais artilheiros da liga.

Ibra comemora seu primeiro gol no jogo (reprodução)

Os dois foram os principais protagonistas do clássico desta sexta, vencido pelo Galaxy por 3 a 2, muito graças a Ibra. O jogo começou difícil para o Galaxy, mesmo jogando em casa, no StubHub Center. Carlos Vela recebeu dentro da área, logo a dois minutos, e caiu na área em disputa com o goleiro. O árbitro marcou pênalti, em uma decisão controversa. O próprio Vela cobrou e marcou 1 a 0 para os visitantes. O empate não demorou. Aos sete minutos, Ibra foi lançado pelo meio, deu um lindo chapéu no marcador e chutou de pé direito. Um golaço. Empate por 1 a 1 na Califórnia.

No início do segundo tempo, o Galaxy arrancou a virada. Diego Polenta fez um cruzamento preciso e Ibra, de cabeça, tocou para marcar 2 a 1. Virada dentro do StubHub Center. E o Los Angeles FC pressionava, brigava pelo empate e chegou perto, acertando a trave. Mas o que aconteceu foi o terceiro gol do Galaxy. Depois de cobrança do tiro de meta na direção de Ibra, ele tocou de cabeça, e em dois passes, a bola chegou novamente aos pés de Ibra, que ajeitou e chutou cruzado, de esquerda, e acertou o canto baixo do goleiro: 3 a 1.

Ibrahimovic comemora seu gol (Foto (reprodução)

Quando o jogo já estava com mais de seis minutos de acréscimos, a bola foi tocada de forma precisa para Vela, dentro da área, receber, girar e finalizar de pé direito para marcar o segundo gol dos visitantes no jogo. Era tarde demais para qualquer reação. Uma vitória categórica do Galaxy de Ibra sobre o Los Angeles FC de Vela.

Como não poderia deixar de ser, depois do jogo Ibra falou com a confiança enorme. “Eu tenho uma visão, eu tenho minha confiança e eu acredito em mim mesmo”, afirmou Ibra, após o jogo. “As pessoas chamam isso de arrogância. Eu acho de confiança. As pessoas ignorantes chamam de arrogância. Pessoas Inteligentes chamam de confiança”, continuou o atacante.

“Eu tenho isso desde o começo para jogar futebol. Eu acredito muito em mim mesmo, eu tenho uma mente à prova de balas. Quando vou para lá, eu sei do que eu sou capaz, e eu faço bem… Eu faço isso perfeitamente”, disse ainda Ibrahimovic.

O técnico do Galaxy, o argentino Guillermo Barros Schelotto, ex-Boca Juniors, elogiou Ibrahimovic. “Eu acho que a confiança para Ibra é melhor quando o time está indo bem. Se nós pudermos dar suporte ao nível de Ibra, ele é maravilhoso. Nós temos que construir um time para ele e tirar o que ele tem de melhor que é dentro da área”, analisou o técnico. “É maravilhoso, não apenas hoje, sempre. Na sua carreira, ele é fantástico. E hoje ele foi o melhor em campo”.

“Eu acho que a conversa [sobre quem é melhor] os motivou mais, porque eu sempre estou motivado. Eu sempre vou para qualquer jogo para fazer o meu melhor e ajudar meus companheiros de time. Hoje o resultado foi bom e nós vencemos o jogo”, afirmou ainda o craque.

“Quando você joga contra um rival como esse, com estádio lotado, a atmosfera é ótima”, afirmou Ibrahimovic. “Eu fico empolgado, eu fico com adrenalina alta. Esse é considerado o maior jogo a liga, então o maior trabalho é aparecer no maior jogo”, continuou.

Veja os melhores momentos do jogo:

“Vim para a MLS mostrar como se joga futebol”

Em junho, o jogador já mostrou um pouco do seu personagem falando sobre a MLS e chamando para si os holofotes como melhor jogador da liga, em entrevista à DAZN.


“Eu escolhi vir para cá porque eu disse que um dia eu iria jogar nos Estados Unidos e eu irei mostrar a eles como se joga futebol”, disse Ibra na sua entrevista esta semana à ESPN. “E infelizmente, eu tive uma lesão e isso desacelerou um pouco o meu processo para vir para cá. Mas no fim, eu vim. E eu estou me sentindo bem”, disse ainda o sueco. “E eu ainda sinto que eu posso ter alto desempenho. Isso é o mais importante”.

Zlatan Ibrahimovic continua com suas declarações bombásticas e golaços na liga que ele acaba, de certa forma, desprezando com as suas palavras. No total, Ibra tem 44 jogos e 41 gols na MLS pelo Galaxy, uma marca bastante impressionante. Na carreira, são 520 gols em todas as ligas – jogou por Malmö, Ajax, Juventus, Internazionale, Barcelona, Milan, PSG e Manchester United. Por enquanto, ele tem entregado, mas precisará fazer mais do que em 2018, quando o Galaxy sequer foi aos playoffs. Desta vez, o objetivo é o título da MLS.

 

Eu Sou Zlatan
Um livro que conta um pouco da história de Ibrahimovic, um personagem sempre muito midiático do futebol
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.

*****

Estamos também no YouTube! Confira nosso último vídeo e se inscreva no canal para fortalecer o jornalismo esportivo independente em mais um meio: