História, reportagens, grandes esquadrões do passado, estádios, camisetas, propostas. Em quase todas as semanas deste ano (demos uma pausa durante a Copa do Mundo), a Trivela colocou um assunto em foco e tentou aprofundá-lo com textos e ideias que fossem um pouco além do óbvio, como nosso lema propaga.  O resultado disso tudo foi o nosso Tema da Semana, que reuniu 39 séries de matérias especiais sobre os mais variados assuntos. Estamos orgulhosos de muitas delas, mas para a nossa retrospectiva separamos as cinco que consideramos mais aptas para representar esse desafio ao qual nos propusemos, de contar as histórias conhecidas de maneiras diferentes e as diferentes à nossa maneira.

Se quiser ver TODOS os nossos Temas da Semana, basta clicar aqui.

A vida do torcedor brasileiro após a Copa do Mundo
A Copa do Mundo acabou, e o que sobrou para o torcedor?
A Copa do Mundo acabou, e o que sobrou para o torcedor?

A Copa do Mundo foi uma festa e, depois de toda festa que se preze, vem a ressaca. A vida do torcedor brasileiro continuou difícil, mesmo depois da construção das modernas arenas e das partidas padrão Fifa. Avaliamos a posição dele como consumidor, qual poderia ser o seu papel político, o preço dos ingressos que precisa comprar e o papel das organizadas. Também demos dez propostas para melhorar o relacionamento deles com os clubes.

Por que a camisa do seu clube custa tão caro
Tentamos explicar por que as camisas de futebol estão cada vez mais caras
Tentamos explicar por que as camisas de futebol estão cada vez mais caras

Todo apaixonado por futebol adora camisetas. Todo fanático tem uma coleção dentro do armário, mas está cada vez mais difícil engordá-la. Os preços dispararam e tentamos explicar em cinco matérias, desde o impacto da pirataria a sua composição, por que os uniformes andam tão caros.

Como a ditadura militar se apropriou do futebol brasileiro
A ditadura apropriou-se do futebol durante o golpe militar
A ditadura apropriou-se do futebol durante o golpe militar

O golpe militar e a instalação do regime responsável por torturar, assassinar e cercear a liberdade de expressão dos seus próprios cidadãos completou 50 anos. O futebol naqueles anos trágicos da história brasileira serviu como ferramenta política para os ditadores e propaganda de uma época que não pode ser esquecida porque apenas a informação garante que nada parecido acontecerá novamente. Fizemos nossa parte contando como o esporte mais popular do Brasil foi apropriado pelos militares.

Por que nem sempre você vê o jogo que gostaria na TV
A briga pelos direitos de televisão está cada vez mais acirrada
A briga pelos direitos de televisão está cada vez mais acirrada

Cada vez mais a televisão paga ganha força no Brasil, e o futebol é um dos seus principais produtos. Muitas vezes não podemos ver as partidas que queremos por causa dos pacotes das operadoras e de negociações das quais nem temos conhecimento. Nosso objetivo nessas matérias foi explicar por que nem sempre o torcedor consegue acompanhar o seu time na telinha.

As histórias mais palestrinas dos 100 anos de Palmeiras
Em 100 anos, um clube como o Palmeiras reuniu várias histórias
Em 100 anos, um clube como o Palmeiras reuniu várias histórias

Foi o ano do centenário do Palmeiras, e se não houve muitos motivos para comemorar, o palmeirense pode olhar para o passado com orgulho. Desde os primeiros passos, quando era ligado ao jornal da colônia italiana em São Paulo e foi mais que um clube. Fizemos sete matérias especiais contando as histórias mais palestrinas dos 100 anos do clube alviverde.