O dia 14 de julho de 1969 marca a data de uma guerra que entrou para a história como “A Guerra do Futebol”, que, na verdade, é conhecida como “Guerra dos 100 dias” nos dois países. O futebol é um fator da guerra, mas dizer que foi o duelo entre as duas seleções que causou isso acaba sendo uma distorção. Há um exagero e a guerra tem mais a ver com uma questão econômica, rural, de território, do que por futebol, que foi só um fator de acirramento dos ânimos.

A reportagem de Lívia Laranjeiras no Globoesporte.com é primorosa: apuração, texto, imagens e informação, tudo do mais alto nível. É, talvez, onde você vai encontrar essa história melhor explicada em texto.

Se você gosta do assunto, também recomendamos o programa do Fronteiras Invisíveis do Futebol, um podcast fantástico que é nossa parceira lá na Central 3. No programa #3, Filipe Nobre Figueiredo e Matias Pinto contam em detalhes a história da Guerra do Futebol – ou Guerra dos 100 anos. Como sempre, muita informação de qualidade trazida pelos amigos.

Abaixo, trazemos o vídeo de Ubiratan Leal, que participa do nosso podcast da Trivela (aqui no Spotify, mas estamos em todas as outras plataformas também) e que tem um canal no Youtube muito bacana, sempre com muitas informações interessantes.

Há 50 anos, Honduras e El Salvador deram início à Guerra das 100 Horas. O conflito ficou conhecido internacionalmente como Guerra do Futebol, porque o estopim teria sido o confronto entre as seleções dos dois países nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1970. Mas não foi bem assim.

Aliás, aproveite para conhecer o canal da Trivela no Youtube também!