Constava um leão no tradicional escudo da seleção holandesa, referência ao brasão de armas do país, tanto no time masculino, quanto no feminino. Isso, agora, é passado: as mulheres passarão a ostentar uma leoa no peito, começando já na Eurocopa deste ano, que será sediada pela Holanda.

LEIA MAIS: Clube inglês pagará salários iguais para seus times masculinos e femininos

“Uma pequena mudança com um impacto histórico”, comemorou a treinadora da Holanda, Sarina Wiegman. A estreia do novo escudo do time feminino será em 16 de julho, contra a Noruega, na abertura da competição europeia, mas a mudança será oficializada apenas a partir da temporada 2018/19.

A ideia surgiu de uma parceria entre a Federação Holandesa, a agência Wieden+Kennedy Amsterdam e a Nike, que criou a campanha “Vista o que você é”, slogan que não poderia ser mais apropriado para essa mudança. “Esta é uma ideia muito maior do que apenas a campanha e uma atualização de escudo”, afirmou a diretora de arte da agência, Hannah Smit. “É uma ideia que vai perdurar e uma mensagem forte para ajudar a acelerar o bom momento do futebol feminino. É uma mensagem que dá às jogadoras algo em torno do qual se reunir”.

A campanha da Nike também traz a mensagem: “Eles nos chamam de leoas. Porque jogamos com fome. Somos selvagens no coração e indomáveis nas nossas habilidades. Somos leoas. E agora, vamos vestir o que somos”.

Nike – They Call Us Lionesses from Wieden+Kennedy Amsterdam on Vimeo.