O Bayer Leverkusen voltou da paralisação causada pela pandemia do coronavírus com tudo. E especialmente Kai Havertz, seu principal jogador. Neste sábado, o atacante, de 20 anos, foi mais uma vez o nome do jogo na vitória por 3 a 1 sobre o Borussia Mönchengladbach, em um confronto direto pela terceira posição da Bundesliga. Ele já tinha brilhado na partida anterior, contra o Werder Bremen.

Improvisado com uma espécie de falso nove, Havertz era o centro das jogadas do time. Foram dois gols, uma bola na trave e uma atuação decisiva. Primeiro, aos sete minutos de jogo, em uma bola que recebeu de outro destaque do time, Karim Bellarabi, que tocou em profundidade para Havertz finalizar com precisão na saída do goleiro e marcar 1 a 0 aos sete minutos.

Mesmo fora de casa, o time comandado pelo holandês Peter Bosz criou boas chances e poderia ter marcado mais um ainda no primeiro tempo. Demirbay perdeu uma chance incrível dentro da área, que poderia dar mais tranquilidade à equipe. No intervalo, as coisas mudariam um pouco.

O Gladbach voltou pressionando e arrancou um gol com um jogador que tem se destacado nesta temporada: Marcus Thuram. O camisa 10 foi lançado dentro da área e, aproveitando a sua velocidade, tocou bem para o fundo da rede em uma finalização bonita para igualar o marcador em 1 a 1, logo a sete minutos. O gol foi um prêmio para o time do Gladbach que jogou bem nos primeiros minutos do jogo e pareceu mesmo perto de empatar.

Só que o Leverkusen conseguiu voltar a ficar a frente no placar poucos minutos depois. Aos 13 minutos, Bellarabi foi lançado dentro da área e tomou um carrinho até desnecessário. O pênalti foi marcado, revisado no VAR, e confirmado. Havertz foi para a cobrança e o goleiro Yann Sommer ainda tocou na bola, mas ela entrou: 2 a 1 para o Leverkusen.

O técnico do Gladbach tentou mostrar reação, mas não conseguia ser tão perigoso. Aos 81 minutos (36 do segundo tempo), o Leverkusen fechou a conta. Em uma cobrança de falta da direita do camisa 10 Karem Demirbay, o zagueiro Sven Bender cabeceou para as redes e fechou a conta em 3 a 1.

O Leverkusen de Peter Bosz segue muito bem, com duas vitórias neste retorno, e com Havertz brilhando. Sem o centroavante Kevin Volland, machucado, Havertz tem sido o escolhido para atuar no centro do ataque e tem correspondido. As duas vitórias neste retorno levam o time ao terceiro lugar na tabela da Bundesliga, com 53 pontos. Já dá até para pensar mais acima, no Dortmund, segundo colocado com 57 pontos, e no Bayern, que tem 58 (com um jogo a menos).

O Gladbach cai para a quarta posição com o resultado. Depois de vencer na rodada de retorno da Bundesliga, é derrotado em casa e fica com 52 pontos, ainda muito dentro da disputa não só por vaga na Champions League, mas também até pensando no título, ainda que seja difícil. O equilíbrio segue grande no Campeonato Alemão.

Standings provided by SofaScore LiveScore