A incerteza sobre a situação financeira dos clubes de futebol deverá desacelerar o ritmo do mercado durante as próximas janelas de transferências. Ainda assim, Kai Havertz ganha vitrine nesta retomada da Bundesliga, com boas atuações. Talvez não seja tão cortejado ao final da temporada, mas deve receber sondagens. O atacante já fazia um bom segundo turno e contribuiu ainda mais ao Bayer Leverkusen neste mês de maio. Nesta sexta-feira, Havertz anotou o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Freiburg, dentro do Estádio Schwarzwald. Com o resultado, os Aspirinas entram provisoriamente na zona de classificação à Champions League.

Havertz vinha de uma boa temporada com o Bayer Leverkusen, mas não cumpriu as expectativas durante o primeiro turno da Bundesliga e recebeu críticas constantes por sua queda de rendimento. Sua recuperação aconteceu após a pausa de inverno, jogando muitas vezes centralizado no ataque, onde é mais acionado pelos companheiros e se aproxima da definição. Nas últimas 12 aparições, o camisa 29 acumulou dez gols e cinco assistências. Nesta retomada, já são cinco tentos em quatro partidas.

Depois de sofrer uma impensável goleada por 4 a 1 contra o Wolfsburg no meio da semana, o Leverkusen realizou um jogo de ataque contra defesa desde o primeiro tempo nesta sexta, mas tinha dificuldades para criar chances claras. O Freiburg se defendia bem e quase achou o gol pouco antes do intervalo, com Lucas Höler batendo para fora ao sair de frente para o crime. Somente no segundo tempo é que o Leverkusen intensificou a pressão e anotou o tento da vitória, aos nove minutos. Havertz avançou pelo meio e tabelou com Leon Bailey, que devolveu um ótimo passe. O craque, então, recebeu na área e bateu por baixo do goleiro Alexander Schwolow.

O Leverkusen quase ampliou com o novato Florian Wirtz pouco depois, mas teria problemas aos 21 minutos, quando o próprio Havertz sentiu dores e acabou substituído por Moussa Diaby. O Freiburg realizou suas cinco modificações antes dos 30 minutos e tentou pressionar pelo empate, especialmente com as bolas alçadas na área. Entretanto, os anfitriões não conseguiram superar Lukas Hradecky, capaz de realizar uma boa defesa contra Nils Petersen para garantir o triunfo intacto.

Com a vitória, o Leverkusen abre a rodada da Bundesliga na terceira colocação, somando 56 pontos. A equipe ainda pode ser superada por RB Leipzig e Borussia Mönchengladbach na sequência do final de semana, mas ratifica de vez sua ascensão e suas condições de conseguir a vaga na Champions League. Na próxima rodada, os Aspirinas encaram o líder Bayern de Munique, torcendo para que nada de mais sério tenha acontecido com Havertz. O atacante de 20 anos é o quinto na artilharia da liga, somando 11 tentos. Já o Freiburg vê suas chances de se classificar à Liga Europa se reduzirem cada vez mais. O time da Floresta Negra é o oitavo, com 38 pontos, quatro a menos que o Wolfsburg no G-6.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore