Acompanhar um jogo de futebol atualmente vai bem além de fixar os olhos na tela da TV ou mesmo do que se vê no estádio. Quem é apaixonado gosta de ir além. Em outros tempos, os fanáticos curtiam o jogo nas arquibancadas com o seu radinho colado no ouvido, para aproveitar o máximo de informações. Hoje é possível fazer mais e aproveitar a segunda tela de forma intensa. O smartphone virou um grande aliado para quem quer ir além da informação rasa, para quem quer acompanhar muito e sempre, de forma ágil e em qualquer lugar. Por isso, é bom se preparar: a Black Friday está chegando e, com ela, a oportunidade de investir em um bom smartphone para melhorar a sua experiência e absorver ainda mais aquilo que mexe com a sua paixão.

Tempo real dos jogos

Muita gente acompanha os jogos de futebol com um olho na tela da TV e outro no celular, que se torna uma segunda tela. É a forma de seguir, por exemplo, pelas redes sociais, comentando, trocando ideias e mesmo recebendo informações de quem está no estádio, jornalistas, veículos e amigos, claro. Ver apenas o jogo na televisão te dá uma dimensão limitada do que é o jogo, porque há muitos detalhes além da transmissão que mudam a forma como assistimos. Saber que um jogador, por exemplo, está mancando fora da imagem que a TV mostra – uma notícia que um repórter que está no estádio publica em seu perfil no Twitter ou Instagram. Ou mesmo o que um técnico está gritando à beira do gramado, em instruções que os microfones da emissora nem sempre conseguem captar.

Um outro aspecto para usar o seu telefone (quem lembra que ele é um telefone?) como segunda tela é aproveitar os aplicativos de tempo real. São muitas opções a quem quer usufruir de informações extras. As ferramentas de tempo real dos apps normalmente trazem uma gama básica de dados, opções de personalização com seus times favoritos – e que, portanto, você pode ser avisado quando o jogo vai começar – mas cada um deles possui características próprias que te dão opções para diversos gostos.

Um dos melhores chama-se SofaScore, que traz uma série de informações bem completas. Além do básico, com escalações e formação tática, o aplicativo também mostra qual é o canal que transmite aquele jogo, o que é sempre útil – e quem conhece a Trivela sabe bem disso, já que temos uma seção chamada Programação de TV justamente para trazer esse tipo de detalhes com bastante precisão.

É possível ter uma ideia de como está o jogo pelo “Attack Momentum”. Esse sistema usa um algoritmo que é capaz de mostrar os momentos de ataques do time, com as barras mais altas indicando mais pressão de um time ou de outro. Isso dá uma boa dimensão de como se dá a partida, se uma equipe está muito melhor do que a outra, o quanto cada uma delas está atacando, além do tamanho das chances de gol. O nível das barras indica o quanto um time está mais perto de marcar do que outro. Além disso, o aplicativo ainda te traz chance para apostar, caso você queira, com cotações em tempo real.

Outra opção bastante popular é o One Football. O aplicativo vai além do acompanhamento em tempo real dos jogos e traz notícias sobre o esporte. Também tem vídeos, a maioria de redes sociais, para destacar momentos importante ou mesmo para você ficar ligado em curiosidades. Há ainda uma seção bacana sobre transferências, onde você pode ficar ligado em especulações e nas contratações fechadas mais recentementes.

Além disso, existem os aplicativos que estão ligados a grandes veículos. O Globoesporte tem um app que te permite acompanhar os principais jogos das principais ligas em tempo real. No caso das partidas de Campeonato Brasileiro, seja Série A ou Série B, ou mesmo Copa do Brasil e Libertadores (ou seja: aqueles que a Globo/SporTV possuem direitos de transmissão), é possível também assistir aos melhores momentos, poucos minutos depois dos lances acontecerem. Além dos duelos em si, você pode ler notícias feitas pelo site Globoesporte.com, que oferece uma imensa variedade de conteúdo.

Entre os aplicativos ligados a veículos de comunicação, outro recomendável é o da ESPN. É o mesmo no mundo inteiro – e você pode inclusive escolher a versão do país, como Estados Unidos, Argentina, Inglaterra ou, claro, Brasil, o que faz mais sentido para quem está por aqui. O app tem todas as notícias do site da ESPN e também vídeos e os recursos mais tradicionais de acompanhamento de jogos em tempo real (com lances, no caso dos campeonatos que a ESPN tem o direito de transmissão, como a Premier League), formações dos times, estatísticas e tabelas.

Streaming e vídeos on demand

Usar o smartphone como uma segunda tela é bastante comum, mas não é a única forma de acompanhar jogos de futebol. É possível que o celular seja a primeira tela, com as muitas opções de streaming que temos atualmente. Seja Campeonato Brasileiro, Premier League ou mesmo Campeonato Japonês, é possível assistir tudo do seu celular pelos aplicativos das emissoras de TV ou serviços específicos de streaming. Isso, claro, exigirá mais do seu aparelho, por isso, é bom ficar de olho em ofertas que te ajudem a aproveitar mais e melhor esse tipo de recurso.

Os aplicativos das emissoras de TV te possibilitam acompanhar a sua programação ao vivo, o que é sempre muito interessante. O Globoplay, por exemplo, oferece a opção de assistir à programação da Globo em tempo real. Vale o mesmo para o SporTV Play, que tem a programação dos canais por assinatura. Só que neste caso será preciso ser assinante de algum serviço de TV para poder acessar o conteúdo com seu usuário e senha fornecidos por ela.

O Premiere Play, que também é do grupo Globo, traz toda a programação do Premiere, o que inclui Brasileirão, Copa do Brasil e estaduais. É preciso ser assinante do serviço, mas não necessariamente vinculado a uma operadora. É possível assinar o Premiere também pela internet, o que dá direito ao uso do aplicativo com vídeo em streaming.

Ainda falando em canais de TV, a ESPN tem o seu Watch ESPN, que dá acesso a toda a programação da emissora que pertence ao grupo Disney. Você não só acompanha os jogos transmitidos ao vivo pelos quatro canais da ESPN, como também ver jogos que são exclusivos do Watch ESPN, como algumas partidas da Premier League ou mesmo da NWSL, a liga feminina de futebol dos Estados Unidos. Isso sem falar em outros esportes que o canal tem os direitos, como a NFL, NBA, MLB e NHL, por exemplo.

O Fox Sports também tem seu aplicativo para assistir aos jogos em tempo real. Com ele, se acompanha os jogos ao vivo que estão na TV e também os exclusivos do app, como muitos dos compromissos da Liga Europa, além do principal torneio da casa, a Libertadores. Por lá também são transmitidas partidas do Campeonato Argentino, Campeonato Alemão, a Copa da França e o Campeonato Espanhol. Este último, porém, é preciso acesso via outro aplicativo do grupo: o Fox Premium. Somente assinantes têm acesso a esse conteúdo e só dá para fazer isso via operadoras de TV. O Fox Premium é mais famoso pelas suas séries e filmes, não por esporte, mas é usado também para isso.

O Esporte Interativo tem o seu próprio aplicativo para streaming dos eventos que transmite chamado EI Plus. O canal exibe a Champions League, o principal torneio de clubes da Europa, e todos (sim, todos) os jogos ficam disponíveis em tempo real pelo app. Para tanto, é necessário assinar o serviço. Por lá também é possível assistir a alguns jogos do Campeonato Brasileiro, além de Eliminatórias da Eurocopa e Liga das Nações da Uefa.

Além dos canais tradicionais da TV paga no Brasil, temos um novo tipo de serviço oferecido desde o começo deste ano: o DAZN. Ficou conhecido popularmente como “o Netflix dos esportes”, algo que a empresa incentiva, ainda que não oficialmente. No Brasil, o DAZN possui os direitos do Campeonato Italiano, Campeonato Francês e Sul-Americana, todos de forma exclusiva. Também transmite a Premier League, com dois jogos por rodada comprados da ESPN. Você pode assistir diretamente no celular, onde você estiver.

Você consegue imaginar fazer tudo isso com o seu smartphone atual? Bom, vá pensando, porque a Black Friday 2019 está chegando para te garantir um aparelho ainda melhor, que te permita ir além do que você já faz.

Games para quem ama futebol

Nem só dos jogos de verdade vivem os fanáticos por futebol. Quem não gosta de um bom game, não é mesmo? Por isso, outro aspecto importante que faz com que você precise de um bom smartphone é ter boa capacidade para jogos. Alguns deles tão fantásticos que exigirão poder de processamento gráfico e uma boa tela também.

O jogo mais popular e desejado dos celulares para quem ama futebol é o FIFA Football, a versão para smartphones do tradicional jogo da EA Sports. O game é uma boa alternativa para jogar na palma das mãos. O FIFA é bastante completo, tem boa jogabilidade e também traz muitos clubes licenciados.

Outro game popular de futebol é o eFootball PES, que também tem a sua versão feita para celulares. O jogo da Konami também tem muitos recursos, como o “Rival”, e uma boa jogabilidade para se divertir com o futebol onde você estiver – no metrô, no ônibus ou mesmo naquela sala de espera enquanto os médicos atrasam porque acham que não temos nada para fazer além disso. É uma diversão excelente, mas cuidado: pode te fazer perder a sua estação ou seu ponto, distraído enquanto você tenta quebrar a defesa adversária e marcar aquele golaço (ou mesmo fica nervoso enquanto o computador te dá um calor).

Se você é dos que gosta de jogos no estilo manager, também há opções. Um deles é o Top Eleven, que tem José Mourinho como principal garoto propaganda. É um jogo de gerenciamento bem interessante. Aqui, a partida em si é o que tem menos peso: o que mais importa é montar o seu time, contratar jogadores (todos fictícios), montar o seu esquema tático e também melhorar a estrutura de sua equipe: os campos de treinamento, o centro médico, a loja do clube e, claro, o estádio. Tudo isso influencia para que você tenha um clube melhor, ganhe jogos e vá subindo de nível.

O Top Eleven é apenas um dos muitos jogos do estilo manager para você desfrutar. Existem outros mais que trazem funções e recursos diferentes, como uma versão do eFootball PES chamado PES Club Manager. O game tem os recursos do PES, mas com muito mais opções para quem quer exercer o papel de técnico – ou manager, já que há muitas opções administrativas também. E há uma gama enorme de jogos nesse sentido, que vale explorar.

Se você gosta de futebol e gosta também do modelo Battle Royale de jogos, é possível misturar os dois: Soccer Royale é uma loucura em turnos que permite que você tente fazer o gol dos modos mais explosivos que há. Muito divertido para quem gosta de uma boa batalha misturada com o nosso esporte favorito, futebol.

Dicas para comprar seu smartphone novo

A Black Friday 2019 vai permitir que você aproveite ao máximo todas essas funções que os smartphones podem ter. Afinal, acompanhar os jogos em redes sociais, com aplicativos em tempo real e streaming exigem muito do seu aparelho. As ofertas de celular nas lojas costumam ser bastante generosas na época de Black Friday, então é bom ficar ligado. Ressaltamos aqui os principais recursos que você precisa olhar quando vai escolher qual modelo irá comprar.

Para que a sua experiência seja divertida, e não irritante, é importante que o seu smartphone tenha bom acesso às redes sociais. Muitas operadoras oferecem planos que incluem o acesso irrestrito às redes sociais, o que é essencial. Mas o aparelho também é relevante se você quiser se divertir. Fique atento à quantidade de memória RAM do smartphone, que te dá um bom parâmetro da capacidade do celular de funcionar melhor em multitarefas. Quanto mais RAM, melhor.

Algo que é sempre crucial em um smartphone é a capacidade de armazenamento. O padrão atual é de 32 GB, que é o mínimo que você precisa ter. É recomendável, porém, que você olhe para os modelos com capacidade maior, como 64 GB ou 128 GB. Com esses, você não precisará ficar escolhendo aplicativos para usar e pode instalar todos eles sem problemas. Os de 128 GB te dão uma tranquilidade que você nunca precisará se preocupar com espaço de armazenamento.

Em tempos que usamos intensamente os celulares fora de casa, portanto, longe de tomadas, é importante a capacidade da bateria. Isto é medido em miliampère-hora (mAh) e quanto maior o número aqui, melhor. Normalmente, os aparelhos trazem 3.000 mAh como capacidade básica, mas dê preferência por modelos que trazem mais do que isso. Com 4.000 mAh já é possível ter um smartphone com uma capacidade um pouco mais adequada ao uso atual. O ideal, porém, é ter um smartphone de alta capacidade, com 5.000 mAh ou mais. Isso significa uma bateria que vai aguentar você assistir a um jogo ao vivo, falar muito nas redes sociais, acompanhar os jogos em tempo real e ainda jogar um pouco no ônibus no caminho de volta para casa depois do trabalho.

Mais um assunto importante é a tela. Há quem prefira telas maiores, com 6 polegadas, por exemplo, o que torna mais confortável a experiência de assistir jogos via streaming ou mesmo de jogar. O contraponto é que telas maiores ocupam obviamente mais espaço no seu bolso, mochila ou bolsa, então fique atento para ver o que se adequa mais ao que você prefere. Há bons modelos de celulares com telas menores ou maiores.

A Black Friday é uma oportunidade única para melhorar o seu smartphone, com preços que não são praticados em outros momentos do ano. Fique ligado para procurar os principais modelos e sair em vantagem nesta edição 2019. Assim você vai tornar o seu celular um companheiro ainda mais importante para o futebol nosso de cada dia – seja acompanhando, seja assistindo ao vivo ou mesmo nos seus games favoritos.