Clube a clube, este é o Guia Trivela de La Liga 2020/21

Por Daniel Souza e Guilherme Bianchini*

O Campeonato Espanhol vive um momento singular. Enquanto os gigantes Real Madrid, Barcelona e Atlético estão recheados de incertezas, equipes da prateleira abaixo, como Sevilla, Villarreal e Real Sociedad, estão em franca ascensão. Em uma temporada de mercado de transferências bastante restrito em decorrência do coronavírus, as surpresas podem ser a tônica de um campeonato que se acostumou a ter um abismo entre os blocos de cima.

[foo_related_posts]

Para a organização de La Liga — e para o Barcelona, é claro —, a permanência de Lionel Messi foi o grande alívio de uma curta pré-temporada. A perda da maior estrela seria um dano irreparável para uma competição que já sofre com uma queda de nível recente. A ausência de clubes espanhóis nas semifinais da Champions League, depois de 13 anos, foi a prova cabal.

Por terem encerrado a última temporada apenas em meados de agosto, Atlético de Madrid, Barcelona e Sevilla estrearão apenas na terceira rodada. O mesmo vale para o Elche, que só conquistou o acesso, via playoffs, em 23/8. Getafe e Real Madrid, que caíram nas oitavas de Europa League e Champions, respectivamente, folgam na rodada de abertura, mas entram em campo na segunda.

La Liga 2020/21 promete ser um dos campeonatos mais imprevisíveis dos últimos tempos. Principalmente ao se levar em conta que o mercado só fecha em 5 de outubro, com brechas para grandes alterações com a competição em andamento. De momento, a principal novidade é a volta de David Silva à Espanha, contratado pela Real Sociedad. Fica a torcida por uma competição à altura do que o público se acostumou a ver nos gramados da Galícia à Andaluzia.

Confira os textos de cada um dos 20 clubes: 

Alavés

Athletic Bilbao

Atlético de Madrid

Barcelona

Betis

Cádiz

Celta

Eibar

Elche

Getafe

Granada

Huesca

Levante

Osasuna

Real Madrid

Real Sociedad

Sevilla

Valencia

Valladolid

Villarreal

 

*Daniel Souza (@DanielFFC07) é economista e escreve sobre futebol quando a vida permite. Guilherme Bianchini (@_guibianchini) é jornalista e apaixonado por La Liga. Juntos, fazem o Zapatazo (@zapatazopod), podcast dedicado ao futebol espanhol.