Como chegou

Campeão europeu

Campanhas anteriores

Nunca participou

Aonde pode chegar

A despeito dos últimos resultados e da falta de comando de Rafa Benítez, tem talento para levar o título. Mas é mais vulnerável que os representantes europeus dos anos anteriores.

Destaque

Petr Cech. Herói na conquista da Liga dos Campeões, o goleiro tinha iniciado a temporada em ritmo lento, mas voltou a ser essencial durante as últimas semanas. A média de gols sofridos saltou de 1,2 gol nos 11 primeiros jogos para 2,1 nos 12 últimos. Entretanto, a culpa do camisa 1 foi mínima, com a média de defesas crescendo de 2,8 para 4,9. Não fossem as boas atuações do tcheco, dificilmente os Blues tinham passado as duas primeiras partidas da era Benítez sem sofrer gols. E, em um torneio no qual os pênaltis ser decisivos, Cech já demonstrou o seu valor.

Ponto forte

A criatividade de seus meias. Se há um legado positivo deixado por Roberto Di Matteo, este é o entrosamento da trinca de maestros. Juan Mata, Oscar e Eden Hazard se combinaram muito bem durante os primeiros jogos da temporada e participaram, seja marcando ou dando assistência, de 73,4% dos gols dos Blues na temporada. O trio não contribui apenas com criatividade, mas também com velocidade na saída de bola. Entretanto, o poder de marcação fica prejudicado e Rafa Benítez pode sacrificar ao menos um deles para aumentar a proteção.

Ponto fraco

A indefinição. Enquanto Di Matteo realizava uma transição no estilo de jogo do Chelsea, Benítez ainda mostrou o que quer da equipe. Os Blues atuaram de maneira mais compacta sob as ordens do espanhol, mas continuaram vulneráveis na proteção às laterais e perderam a criatividade ofensiva. Para piorar a situação, não há opções no banco para tentar sanar as carências na cabeça de área e no comando do ataque. Mesmo em má fase, Fernando Torres é o único centroavante de ofício no elenco.

Time-base

Elenco
Nome Pos. País Idade
1 Petr Cech G TCH 30
22 Ross Turnbull G ING 27
40 Henrique Hilário G POR 37
2 Branislav Ivanovic D SER 28
3 Ashley Cole D ING 31
4 David Luiz D BRA 25
19 Paulo Ferreira D POR 33
24 Gary Cahill D ING 26
26 Jonh Terry D ING 31
28 César Azpilicueta D ESP 23
34 Ryan Bertrand D ING 23
6 Oriol Romeu M ESP 21
7 Ramires M BRA 25
8 Frank Lampard M ING 34
10 Juan Mata M ESP 24
11 Oscar M BRA 21
12 Obi Mikel M NIG 25
17 Eden Hazard M BEL 21
21 Marko Marin M ALE 23
9 Fernando Torres A ESP 28
13 Victor Moses A NIG 21
23 Daniel Sturridge A ING 23
35 Lucas Piazón A BRA 18

 

Se fosse um personagem do Chaves, seria…

…o Quico
Tem os brinquedos mais caros da turma e, sempre ganha um mimo quando fica aborrecido. Nos últimos jogos, se destacou pela bola quadrada. Resta saber se irá se misturar com a gentalha.

 

VOLTAR À PÁGINA INICIAL DO GUIA DO MUNDIAL DE CLUBES 2012