Nome oficial: Futbolny Klub Shakhtar Donetsk
Fundação:  24/mai/1936
Site: www.shakhtar.com
Estádio: Donbass Arena (51.504 torcedores), em Donetsk
Craque: Willian
Técnico: Mircea Lucescu
Está na LC porque: campeão Ucraniano
E se jogasse o Brasileirão? Ficaria no perde-ganha lá do topo

O Shakhtar Donetsk é um dos times mais brasileiros da Europa. O meio-campo é formado por Fernandinho, Douglas Costa, Jádson e Willian, além do tcheco Tomás Hübschman. Na linha da frente, a equipe joga com um atacante e, com isso, Luiz Adriano briga pela vaga com Evgeniy Seleznyov, que foi o artilheiro do último Campeonato Ucraniano com 17 gols e foi contratado nesta temporada do Dnipro. A equipe ainda conta com Dentinho, Alex Teixeira e com o brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva.

O atual campeão ucraniano tem mantido esse elenco há alguns anos. Tanto que houve poucas alterações em relação ao time titular contra da final da Copa da Uefa de 2009 contra o Werder Bremen. Dos 11 jogadores, só Mariusz Lewandowski e Ilsinho não estão mais na equipe.  Já os outros titulares (o goleiro Andriy Pyatov, os defensores  Darijo Srna, Oleksandr Kucher, Dmytro Chygrynskiy e Razvan Rat, além de Fernandinho, Jádson, Willian e Luiz Adriano) continuam defendendo o time de Donetsk.

Na última temporada, o Shakhtar teve uma boa participação na Liga dos Campeões. Terminou como líder do grupo em que tinha Arsenal, Braga e Partizan, tendo conquistado 15 pontos. Os únicos três pontos que escaparam se devem à derrota por 5 a 1 para o Arsenal. Nas oitavas de final, eliminaram a Roma ao vencer por 3 a 2 e 3 a 0. A equipe não foi além das quartas de final porque teve como adversário o Barcelona, que venceu os ucranianos por 5 a 1 e 1 a 0.

Na plano nacional, o Shakhtar tem estabelecido uma hegemonia junto com o Dynamo Kiev nos últimos dez anos. O time de Donetsk tem seis títulos do Campeonato Ucraniano em sua história, todos conquistados neste milênio: 2002, 2005, 2006, 2008, 2010 e 2011. Com um elenco entrosado, que está junto há alguns anos, o Shakhtar é o outro candidato do Grupo G, junto com o Porto, a ficar com uma das vagas das oitavas de final.

Elenco

Goleiros: 16-Artem Tetenko*, 25-Olexandr Rybka e 30-Andriy Pyatov;

Defensores: 5-Olexandr Kucher, 13-Vyacheslav Shevchuk, 26-Razvan Rat, 27-Dmytro Chygrynskiy, 36-Olexandr Chyzhov, 38-Serhiy Kryvtsov e 44-Yaroslav Rakitskiy;

Meio-campistas: 3-Tomás Hübschman, 7-Fernandinho, 8-Jádson, 10-Willian, 14-Vasyl Kobin, 15-Taras Stepanenko, 19-Olexiy Gai, 20-Douglas Costa, 29- Alex Teixeira e 33-Darijo Srna;

Atacantes: 9-Luiz Adriano, 11-Eduardo, 17-Yevhen Seleznyov, 22-Henrik Mkhitaryan, 31-Dentinho e 99-Marcelo Moreno.