Nome oficial: Futebol Clube do Porto
Fundação: 28/set/1893
Site: www.fcporto.pt
Estádio: Estádio do Dragão (50.948)
Craque: Hulk
Técnico: Vítor Pereira
Está na LC porque: campeão Português
E se jogasse o Brasileirão? Ficaria no perde-ganha lá do topo (alguém tinha errado isso aqui, corrigimos a tempo!)

O Porto é um time que tem conquistado a Europa nos últimos dez anos. Os Dragões são os atuais campeões da Liga Europa e antes disso venceram a Copa da Uefa de 2002/03 e a Liga dos Campeões de 2003/04, ambos sob o comando de José Mourinho. Na última temporada, o treinador responsável por conduzir o Porto aos títulos do Campeonato Português, da Copa de Portugal e da Liga Europa, foi André Villas-Boas, que tinha sido o assistente de José Mourinho.

Tamanho sucesso e bom desempenho dos Dragões atraíram a atenção dos clubes e algumas figuras importantes da última temporada saíram. Primeiro, o Chelsea pagou € 15 milhões ao Porto para contratar André Villas-Boas. Com isso, quem assumiu o cargo foi Vítor Pereira, que era o assistente na equipe desde 2010. Outra peça importante que saiu foi Radamel Falcao García, que se transferiu para o Atlético de Madrid. O atacante colombiano foi o artilheiro da Liga Europa, ao fazer 18 gols (um deles na vitória por 1 a 0 sobre o Braga na final) em 16 jogos e ainda balançou as redes 16 vezes em 22 partidas do Campeonato Português. Por outro lado, a equipe manteve jogadores importantes como o atacante Hulk, o meio-campista Fredy Guarín e o zagueiro Nicolás Otamendi.

Para esta Liga dos Campeões, os portugueses não deverão ter dificuldades para se classificar para as oitavas de final já que o adversário mais forte do grupo é o Shakhtar Donetsk. Os outros dois times que estão na chave são Zenit St. Petersburgo e APOEL.

Elenco:

Goleiros: 1-Helton, 31-Rafael Bracali e 51-João Costa*;

Defensores: 4-Maicon, 5-Álvaro Pereira, 13-Jorge Fucile, 14-Rolando, 21-Cristian S?punaru. 22-Eliaquim Mangala, 30-Nicolás Otamendi e 45-Luís Rafael*;

Meio-campistas: 6-Fredy Guarín, 7-Fernando Belluschi, 8-João Moutinho, 19-James Rodríguez, 23-Souza, 25-Fernando, 35-Steven Defour, 42-Tomás Podstawski*;

Atacantes: 10-Cristian Rodríguez, 11-Kléber, 12-Hulk, 17-Silvestre Varela e 20-Djalma.

#Elenco B