Nome: Gradanski nogometni klub Dinamo Zagreb
Fundação: 26/abr/1911
Site: www.gnkdinamo.hr
Estádio: Maksimir (38.923 torcerdores), em Zagreb
Craque: Ante Rukavina
Técnico: Krunoslav Jurcic
Está na LC porque: campeão croata, teve vaga na segunda fase preliminar. Nela, eliminou o Neftchi Baku, do Azerbaijão. Na terceira fase, superou o HJK Helsinki, da Finlândia. Dentro dos play-offs, separado na ala dos campeões, venceu o Malmö, da Suécia.
E se jogasse o Brasileirão? Trocaria de técnico umas três vezes, a torcida pediria reforços e ficaria até a última rodada no sufoco do rebaixamento.

Em geral, quando há um grupo com três clubes de relativa tradição na Liga dos Campeões, o quarto integrante é encarado de modo piedoso. Será um saco de pancadas, apenas fará número, não terá direito nem a sonhar com vaga na Liga Europa. Em parte, isso se ajusta ao Dinamo Zagreb. O clube croata, de fato, conta com adversários indigestos, e não mostra grandes condições para ir além da fase de grupos.

No entanto, mesmo fraco, o time de Krunoslav Jurcic (que esteve no elenco da Croácia que foi terceiro lugar na Copa de 1998) pode evitar ser o “saco de pancadas”.  Armando o time num 4-4-2 básico, às vezes transmutado num 4-1-3-2, Jurcic tem uma defesa entrosada. O goleiro Kelava, apesar dos 23 anos, tem tudo para logo ser convocado para a seleção, a qual defendeu sempre na base. Na linha de quatro defensores, a experiência está presente com Tonel, ex-Sporting, como zagueiro, e o argentino Cufré pela direita – dividindo a titularidade com o jovem Sime Vrsaljko.

No meio, outro argentino, Calello, concentra-se na marcação. E Jerko Leko é outro experiente, junto do jovem Milan Badelj – ora com o brasileiro Sammir, ora com Kovacic. No ataque, Ante Rukavina é o mais utilizado, ainda que não tenha sido titular absoluto nas fases preliminares da LC. A seu lado, pode haver Krstanovic, ou ou o montenegrino Beciraj. E ainda há Dino Spehar, tido como a grande promessa croata dos últimos tempos, no banco. É pouco para fazer frente a Real Madrid, Lyon ou Ajax. Mas deve ser possível evitar vexames.

Elenco:

Goleiros: 12-Filip Loncaric, 30-Ivan Kelava, 31-Oliver Zelenica*

Defensores: 2-Karlo Brucic*, 3-Luis Ibañez, 4-Josip Simunic, 11-Ivan Tomecak, 13-Tonel, 14-Sime Vrsaljko, 19-Tomislav Barbaric, 22-Igor Biscan, 24-Domagoj Vida, 25-Leandro Cufré e 28-Ante Pujic;

Meio-campistas: 5-Adrián Calello, 6-Arijan Ademi, 7-Jarko Leko, 8-Mateo Kovacic*, 10-Sammir, 15-Mathias Chago, 16-Milan Badelj, 18-Mario Stum*, 20-Mahmed Alispahic, 23-Nikola Pokrivac, 33-Antun Palic e 77-Pedro Morales; 

Atacantes: 9-Andrej Kramaric*, 17-Jakub Sylvestr, 21-Fatos Beqiraj, 55-Ante Rukavina e 99-Ivan Krstanovic. 

*Lista B