Em 2013/14, a Bundesliga chega à sua 51ª temporada com uma pergunta óbvia: quem será capaz de encarar o todo-poderoso Bayern Munique? A resposta, quase consensual, é: provavelmente ninguém, mas talvez o Borussia Dortmund. Seria por isso um torneio sem graça, já que a probabilidade dos dois disputarem o título entre si é quase de 100%? Não, de forma nenhuma. É um campeonato onde os pequenos incomodam, pressionam, roubam pontos. Um sucesso de público e crítica que, se não movimenta a grana da Premier League, pode se orgulhar de ver o povo nos estádios e de revelar vários dos melhores jogadores da Europa. Nas linhas abaixo, você saberá um pouco mais sobre os 18 participantes.

Escudo Augsburg

AUGSBURG

Técnico Markus WeinzIerl Temporada passada 15º colocado
Destaque Sascha Mölders Copas europeias Nenhum
Fique de olho Raphael Holzhauser Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Raphael Holzhäuser (M, Stuttgart), Marvin Hitz (G, Wolfsburg), Halil Altintop (M, Trabzonspor-TUR)
Principais saídas Sebastian Langkamp (D, Hertha Berlim), Milan Petrzela (M, Viktoria Plzen-TCH)

Depois de sobreviver às duas últimas temporadas com dificuldades, o Augsburg segue sem dinheiro para dar um passo adiante e lutar por posições melhores. As pretensões do clube continuam modestas, e escapar do rebaixamento já será uma grande façanha, mas é possível que, com os reforços atuais, esse objetivo seja atingido com mais tranquilidade do que na temporada passada. Os principais ganhos foram no meio-campo, com a vinda do experiente Halil Altintop e do promissor austríaco Holzhauser, que chegou por empréstimo do Stuttgart.

Leverkusen escudo

BAYER LEVERKUSEN

Técnico Sami Hyypia Temporada passada 3º colocado
Destaque Stefan Kiessling Copas europeias Liga dos Campeões
Fique de olho Emre Can Objetivo Liga dos Campeõe
Principais chegadas Emre Can (M, Bayern Munique), Giulio Donati (D, Internazionale-ITA), Heung-Min Son (A, Hamburg), Andrés Palop (G, Sevilla-ESP)
Principais saídas André Schürrle (A, Chelsea-ING), Michal Kadlec (D, Fenerbahçe-TUR)

Sempre que entrou como candidato ao título na Bundesliga, o Bayer Leverkusen decepcionou. Nessa temporada, no entanto, a coisa é diferente: além de não ser candidato, os Aspirinas também não serão campeões. O time, que já era razoável, perdeu o seu melhor jogador, Schürrle, e passa por um processo de reformulação que deverá levar uns três anos para ser completado. Ainda assim, pode sonhar com uma vaga na Liga dos Campeões, objetivo mais do que possível de ser atingido.

Bayern_escudo

BAYERN MUNIQUE

Técnico Pep Guardiola Temporada passada Campeão (Campeão da Liga dos Campeões e da Copa da Alemanha)
Destaque Franck Ribéry Copas europeias Liga dos Campeões
Fique de olho Mario Götze Objetivo Título
Principais chegadas Mario Götze (M, Borussia Dortmund), Thiago Alcântara (M, Barcelona), Jan Kirchoff (D, Mainz 05)
Principais saídas Emre Can (M, Bayer Leverkusen), Anatoly Tymoshchuk (M, Zenit-RUS), Mario Gomez (A, Fiorentina-ITA)

O melhor time do mundo em 2012/13 contratou pouco, mas contratou bem. Götze e Thiago Alcântara eram desejados por uma série de clubes, assim como Pep Guardiola, e a vinda do enfraqueceu adversários nacionais (Borussia Dortmund) e continentais (Barcelona). Mais do que ser campeão ou não, o Bayern é o centro das atenções do futebol mundial nessa temporada, pois Guardiola está lá. Mas, para que a passagem dele seja considerada um sucesso, ele precisa no mínimo repetir a tríplice coroa. E terá de lidar com os inflados egos de um elenco que tinha problemas de relacionamentos antes de vencer tudo e pode sofrer ainda mais com vaidades afloradas depois das conquistas.

Borussia Dortmund_escudo

BORUSSIA DORTMUND

Técnico Jürgen Klopp Temporada passada Vice-campeão (Vice-campeão da Liga dos Campeões
Destaque Robert Lewandowski Copas europeias Liga dos Campeões
Fique de olho Pierre Aubameyang Objetivo Título
Principais chegadas Pierre Aubameyang (A, Saint-Étienne-FRA), Sokratis (D, Werder Bremen), Henrik Mkhitaryan (M, Shakhtar Donetsk-UCR)
Principais saídas Mario Götze (M, Bayern Munique), Felipe Santana (D Schalke 04), Leonardo Bittencourt (M, Hannover 96), Moritz Leitner (M, Stuttgart)

Único time realmente capaz de fazer frente ao Bayern Munique, o Dortmund provou isso na decisão da Supercopa Alemã enfiando 4 a 2 nos bávaros, com Guardiola e tudo. Resta saber se o enxuto elenco aurinegro terá fôlego para segurar a onda, pois, além da perda de Götze para o Bayern, há a lesão do lateral direito Piszczek e alguns jogadores promissores, como Leonardo Bittencourt, foram emprestados. Entre os reforços, Aubameyang e Mkhitaryan são os que estão mais cercados de expectativas, e o primeiro já deixou um cartão de visitas com três gols na primeira rodada contra o Augsburg.

Borussia Mönchengladbach escudo

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH

Técnico Lucien Favre Temporada passada 8º colocado
Destaque Marc-André ter Stegen Copas europeias Nenhum
Fique de olho Patrick Hermann Objetivo Liga Europa
Principais chegadas Max Kruse (A, Freiburg), Raffael (M, Dynamo Kiev-UCR)
Principais saídas Ninguém

Depois de quase ser rebaixado em 2010/11 e viver um conto de fadas com o quarto lugar na temporada seguinte, o Gladbach voltou à realidade com o oitavo lugar em 2012/13, mostrando um time competitivo, sem ser brilhante. Nessa temporada, com garotos como Xhaka, Hermann e Ter Stegen mais maduros e o reforço do ótimo Kruse, do Freiburg, é perfeitamente possível sonhar com Liga Europa. O que hoje está de ótimo tamanho para um clube que foi vencedor no passado, mas sofreu com alguns rebaixamentos em sua história recente.

Eintracht Braunschweig escudo

EINTRACHT BRAUNSCHWEIG

Técnico Torsten Lieberknecht Temporada passada 2º colocado na 2_Bundesliga
Destaque Domi Kumbela Copas europeias Nenhum
Fique de olho Omar Elabdellaoui Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Marco Caliguri (M, Mainz 05), Omar Elabdellaoui (M, Manchester City-ING)
Principais saídas Ninguém

Depois de 28 anos nas divisões inferiores alemãs, o Eintracht Braunschweig está de volta à elite após o vice-campeonato na segunda divisão passada. E pelos investimentos franciscanos que fez, é bem possível – para não dizer provável – que essa aventura dure apenas um ano. O time, que desbancou equipes tradicionais como Köln e Kaiserslautern, aposta no veterano capitão Dennis Kruppke para comandar os jogadores dentro de campo, e no congolês Domi Kumbela, artilheiro da 2 Bundesliga em 2012/13 com 19 gols.

Eintracht Frankfurt escudo

EINTRACHT FRANKFURT

Técnico Armin Veh Temporada passada 6º colocado
Destaque Alexander Meier Copas europeias Liga Europa
Fique de olho Takashi Inui Objetivo Liga Europa
Principais chegadas Johannes Flum (M, Freiburg), Jan Rosenthal (M, Freiburg), Stephan Schröck (D, Hoffenheim)
Principais saídas Oka Nikolov (Philadelphia Union-EUA)

Uma das grandes surpresas da temporada passada, o Eintracht Frankfurt manteve a base que ficou com a ótima sexta colocação e ainda trouxe dois bons reforços do Freiburg: os meio-campistas Johannes Flum e Jan Rosenthal se juntarão a um grupo que já mostrou muita força coletiva e contará com os gols do ótimo Alexander Meier, a consistência do meio-campista Sebastian Rode e a segurança do goleiro Kevin Trapp para tentar, no mínimo, repetir a boa campanha.

Freiburg escudo

FREIBURG

Técnico Christian Streich Temporada passada 5º colocado
Destaque Mike Hanke Copas europeias Liga Europa
Fique de olho Matthias Ginter Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Mike Hanke (A, Borussia Mönchengladbach), Francis Coquelin (M, Arsenal-ING), Gelson Fernandes (M, Sporting-POR), Vaclav Pilar (M, Wolfsburg), Felix Klaus (M, Greuther Fürth)
Principais saídas Max Kruse (A, Borussia Mönchengladbach), Johannes Flum (M, Eintracht Frankfurt), Jan Rosenthal (M, Eintracht Frankfurt), Daniel Caliguri (M, Wolfsburg), Cedric Makiadi (M, Werder Bremen)

Sabe aquele time que disputou a vaga pela Liga dos Campeões contra o Schalke 04 até a última rodada na temporada passada? Pois é. Esqueça. O Freiburg vendeu todo mundo no saldão e só ficou com o ótimo zagueiro Ginter, que logo logo sairá para cumprir o seu destino de ser da seleção alemã e de um time grande. A diretoria se preocupou em repor, e trouxe até nomes badalados como Hanke e Gelson Fernandes, mas o fato é que, em condições normais, o Freiburg fará figuração na Bundesliga.

Hamburg escudo

HAMBURG

Técnico Thorsten Fink Temporada passada 7º colocado
Destaque Rafael van der Vaart Copas europeias Nenhum
Fique de olho Milan Badelj Objetivo Liga dos Campeões
Principais chegadas Jacques Zoua (M, Basel-SUI), Lasse Sobiech (D, Borussia Dortmund), Johan Djourou (D, Arsenal-ING)
Principais saídas Heung-Min Son (A, Bayer Leverkusen)

Há alguns anos, o Hamburg faz número na Bundesliga. Ameaça cair, ameaça buscar uma vaga na Liga dos Campeões, e no fim acaba no meio da tabela. A coisa só não é pior por causa de Rafael van der Vaart, meia holandês que mais uma vez comandará o time com sua perna esquerda, assessorado pelo bom croata Milan Badelj, pelo centroavante Rudnevs e pelo promissor Maximilian Beister, que terá de compensar a ausência do coreano Heung-Min Son, vendido ao Leverkusen.

Hannover_96

HANNOVER 96

Técnico Mirko Slomka Temporada passada 9º colocado
Destaque Szabolcs Huszti Copas europeias Nenhum
Fique de olho Leonardo Bittencourt Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Leonardo Bittencourt (M, Borussia Dortmund), Edgar Prib (M, Greuther Fürth), Marcelo (D, PSV-HOL), Salif Sané (D, Nancy-FRA)
Principais saídas Konstantin Rausch (M, Stuttgart), Sergio Pinto (M, Levante-ESP), Mohamed Abdellaoue (A, Stuttgart)

Após uma temporada tranquila, o Hannover 96 decidiu que era a hora de rejuvenescer o elenco no ataque e reforçar a defesa. Perdeu o promissor, mas estagnado Rausch, é verdade, mas contratou Leonardo Bittencourt para o lugar dele, e trouxe o bom Edgar Prib para o lugar do português Sergio Pinto, que foi para o Levante. Na retaguarda, destaque para o ex-santista Marcelo, contratado a peso de ouro para ser o principal zagueiro do time.

Hertha Berlim escudo

HERTHA BERLIM

Técnico Jos Luhukay Temporada passada Campeão da 2_Bundesliga
Destaque Ronny Copas europeias Nenhum
Fique de olho Alexander Baumjohann Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Alexander Baumjohann (M, Kaiserslautern), Sebastian Langkamp (D, Augsburg), Hajime Hosogai (M, Bayer Leverkusen)
Principais saídas Alfredo Morales (D, Ingolstadt)

O Hertha Berlim é grande demais para a 2 Bundesliga. E tem sido pequeno demais para a elite alemã, pelo menos dentro de campo. No papel, no entanto, as coisas são diferentes. O time tem jogadores interessantes, como o meia Baumjohann, que se destacou no Kaiserslautern na temporada passada, é casado com uma brasileira e fala português. O colombiano Adrián Ramos é outra boa opção ofensiva, mas o dono do pedaço na segundona foi o ex-corintiano Ronny, autor de 18 gols e 12 assistências na competição e protagonista do time no momento.

Hoffenheim escudo

HOFFENHEIM

Técnico Markus Gisdol Temporada passada 16º colocado
Destaque Roberto Firmino Copas europeias Nenhum
Fique de olho Kevin Volland Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Igor de Camargo (A, Borussia Mönchengladbach), Anthony Modeste (A, Bordeaux-FRA), Kevin Akpoguma (D, Karlshurer)
Principais saídas Igor de Camargo (A, Standard Liége

A fonte de recursos do Hoffenheim, que se chama Dietmar Hopp, secou. O multimilionário já lucrou o que devia com negociações no futebol e agora gasta muito menos, o que faz com que o time sofra as consequências em campo. O quase-rebaixamento na temporada passada foi acompanhado por toda a Alemanha, que queria um time tradicional como o Kaiseralautern de volta à elite e uma equipe “artificial” como o Hoffe na segundona. Mas a “corrente pra frente” alemã não deu resultado, e cá está o Hoffenheim apostando em jovens como Roberto Firmino e no excelente Kevin Volland para tentar algo melhor.

Mainz 05 escudo

MAINZ 05

Técnico Thomas Tuchel Temporada passada 13º
Destaque Elkin Soto Copas europeias Nenhum
Fique de olho Shinji Okazaki Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Shinji Okazaki (A, Stuttgart), Dani Schahin (Fortuna Düsseldorf), Sebastian Polter (A, Wolfsburg), Julian Koch (D, Borussia Dortmund), Christoph Moritz (M, Schalke 04)
Principais saídas Adan Szalai (A, Schalke 04), Andreas Ivanschitz (M, Levante-ESP), Jan Kirchoff (D, Bayern Munique)

Para essa temporada, o Mainz 05 aposta na mesma receita das anteriores: contrata refugos jovens dos clubes grandes, e torce para que essas apostas deem certo. Às vezes funciona. Outras vezes, não, e aí o rebaixamento fica mais próximo. Assim, o destino do clube nessa temporada será traçado pelos pés de Okazaki, Schahin, e Polter. Parece pouco, e é, mas para o Mainz pode ser o suficiente para uma vida tranquila.

Nürnberg escudo

Nürnberg

Técnico Michael Wiesinger Temporada passada 10º colocado
Destaque Hiroshi Kiyotake Copas europeias Nenhum
Fique de olho Josip Drmic Objetivo Salvar-se do rebaixamento
Principais chegadas Josip Drmic (A, Zurich-SUI), Martin Angha (D, Arsenal-ING), Daniel Ginczek (D, Borussia Dortmund)
Principais saídas Timm Klose (D, Wolfsburg)

Longe de ter um grande elenco, o Nürnberg também não deve figurar entre os piores da Bundesliga. A expectativa do técnico Michael Wiesinger é que o problema crônico do ataque seja resolvido pelo suíço Josip Drmic, com a ajuda do habilidoso meia japonês Hiroshi Kiyotake, que ainda oscila muito, mas já mostrou qualidades para ser o maestro do time. Na defesa, as expectativas recaem sobre Martin Angha, contratado junto ao Arsenal.

Schalke_escudo

SCHALKE 04

Técnico Jens Keller Temporada passada 4º colocado
Destaque Julian Draxler Copas europeias Liga dos Campeões
Fique de olho Adan Szalai Objetivo Liga dos Campeões
Principais chegadas Adan Szalai (A, Mainz 05), Felipe Santana (D, Borussia Dortmund), Leon Goretzka (M, Bochum), Christian Clemens (M, Köln)
Principais saídas Ibrahim Affelay (A, Barcelona-ESP), Sergio Escudero (D, Getafe-ESP)

Sem dinheiro para extravagâncias, o Schalke 04 fez algumas contratações pontuais para a temporada, mas nada que mude a cotação do Euro. Para a defesa, chegou Felipe Santana, herói do Borussia Dortmund contra o Málaga na última Liga dos Campeões. No meio, o jovem e muito promissor Leon Goretzka veio do Bochum com status de próxima revelação do futebol alemão. No ataque, Szalai pode ser uma boa sombra para Huntelaar. Deverá ser pouco para peitar o Bayern Munique, mas o suficiente para botar o time na luta por uma vaga na Liga dos Campeões.

Stuttgart escudo

STUTTGART

Técnico Bruno Labbadia Temporada passada 12º  (vice-campeão da Copa da Alemanha)
Destaque William Kvist Copas europeias Liga Europa
Fique de olho Rani Khedira Objetivo Liga Europa
Principais chegadas Mohamed Abdellaoue (A, Hannover 96), Konstantin Rausch (M, Hannover 96), Daniel Schwaab (D, Bayer Leverkusen), Moritz Leitner (M, Borussia Dortmund)
Principais saídas Shinji Okazaki (A, Mainz 05), Tamas Hajnal (M, Ingolstadt),

Depois de uma decepcionante temporada, o Stuttgart foi às compras e até conseguiu alguns negócios de ocasião, como Konstantin Rausch e o norueguês Mohamed Abdellaoue, ambos vindos do Hannover 96. Eles chegam junto com o jovem Moritz Leitner para dar mais qualidade a um elenco que pecou pela falta de peças de reposição na última temporada e precisa urgentemente se renovar. Em campo, o volante dinamarquês William Kvist deverá comandar esse grupo de jovens, que pretende pelo menos chegar à Liga Europa.

Werder Bremen escudo

WERDER BREMEN

Técnico Robin Dutt Temporada passada 14º colocado
Destaque Aaron Hunt Copas europeias Nenhum
Fique de olho Cedric Makiadi Objetivo Liga Europa
Principais chegadas Cedric Makiadi (M, Freiburg), Luca Caldirola (D, Internazionale-ITA)
Principais saídas Sokratis (D, Borussia Dortmund), Kevin de Bruyne (M, Chelsea-ING)

O Werder Bremen já sofreu um bocado na temporada passada, mesmo com as grandes atuações do belga Kevin de Bruyne. Mas ele voltou para o Chelsea, e a situação agora inspira ainda mais cuidados, pois não há muitos talentos individuais na equipe e a responsabilidade pode cair nas costas de Aaron Hunt, jogador talentoso, mas longe de ser um fora-de-série. A principal novidade no clube, no entanto, está no banco de reservas. Robin Dutt, ex-Freiburg e Bayer Leverkusen, é o novo técnico, substituindo Thomas Schaaf, que estava no cargo há 14 anos.

Wolfsburg escudo

WOLFSBURG

Técnico Dieter Hecking Temporada passada 11º colocado
Destaque Diego Copas europeias Nenhum
Fique de olho Maximilian Arnold Objetivo Liga dos Campeões
Principais chegadas Daniel Caliguri (M, Freiburg), Timm Klose (M, Nürnberg)
Principais saídas Fagner (D, Vasco), Emanuel Pogatetz (D, Nürnberg), Vaclav Pilar (M, Freiburg), Marco Russ (D, Eintracht Frankfutr)

Dono de uma das folhas de pagamento mais caras da Alemanha, o Wolfsburg é o maior exemplo de dinheiro mal gasto nas últimas temporadas, mas parece ter encontrado um rumo. A aposta em Diego como maestro da equipe deu certo em termos ofensivos, mas ainda faltava um parceiro à altura, que talvez seja Daniel Caliguri, ex-Freiburg. Na defesa, ainda há problemas, e nem a chegada de Timm Klose, do Nürnberg, é capaz de deixar a torcida tranquila.