Amigo torcedor, a espera acabou. Você que se encantou com a campanha da seleção alemã na Copa do Mundo e adora os clubes germânicos não precisa olhar mais para o calendário: a Bundesliga está de volta. E para uma temporada em que os holofotes deverão estar ainda mais sobre o torneio. Não apenas pelo tetracampeonato mundial do Nationalelf, como também pela hegemonia do Bayern de Munique e pelo fortalecimento de muitos de seus concorrentes, em especial do Borussia Dortmund. Se o futebol alemão é modelo, afinal, nada melhor do que ficar de olho no campeonato de maior média de público do mundo, boa média de gols e nível técnico de respeito.

VEJA TAMBÉM:  A tabela mais sensacional da Bundesliga 2014/15

Mas, a bem da verdade, o Alemãozão também não é feito só de maravilhas. A monotonia que o Bayern impôs nas duas últimas temporadas é o principal motivo de reclamação. Neste momento, caro leitor, é que a corneta soa. Tanto da exigente torcida dos bávaros quanto dos adversários, mordidos para tirar uma casquinha dos atuais bicampeões. E quem melhor para avaliar quais as perspectivas dos principais concorrentes do que o próprio torcedor? É exatamente isso que o nosso Guia Corneteiro da Bundesliga traz à toa: a bronca, pura e simples, para poder ver o melhor.

Conseguimos extrair doses de pessimismo de torcedores de 10 dos 18 clubes do Campeonato Alemão – os principais candidatos às primeiras colocações e outros de camisas importantes. Todos brasileiros, que acompanham a liga e simpatizam com as equipes. E também falamos com uma torcedora do St. Pauli, porque o time mais alternativo de terras germânicas sempre merece ouvidos. Por que cada time NÃO vai fazer uma boa Bundesliga? Você lê nas linhas abaixo:

Ah, mas ninguém falou do meu time! Pois é, não conseguimos encontrar torcedores de outros oito clubes alemães. Quer cornetar também? A gente inclui a sua insatisfação, é só entrar em contato no @leandro_stein

Bayer Leverkusen

testspiele

Aldir Sales Gomes, estudante de jornalismo e torcedor do Leverkusen

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

Primeiramente, o Bayer Leverkusen é o Bayer Leverkusen. Não precisa dizer muita coisa. O time já entra na disputa da Bundesliga com o velho estigma de amarelar nos momentos decisivos. Assim como os outros clubes alemães, a equipe da Aspirina não costuma fazer loucuras para contratar jogadores. Dessa vez não foi diferente. O Leverkusen manteve a base, perdeu poucos nomes e contratou atletas jovens. O objetivo, mais uma vez, é montar um plantel com potencial e chegar entre os quatro primeiros, assim como nos últimos anos. Seja o que Deus quiser!

Qual seu maior medo no campeonato?

Não tem como falar do Leverkusen sem citar a “tradição” de decepções na hora “H”. Com o crescimento de times como Schalke 04 e Borussia Mönchengladbach, o maior medo para o torcedor do Bayer é ficar de fora da próxima Champions League. Schmidt apostou em jogadores jovens para essa temporada, mas será preciso paciência caso os garotos não engrenem de princípio. E em um campeonato tão disputado quanto o alemão, esse tempo perdido pode custar muito caro depois.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Aqui entre nós, não espalhem para ninguém, mas é difícil encontrar um jogador mais completo do que Schweinsteiger. Ele é defensor? Volante? Ala? Armador? Meia-atacante? Ele pode ser tudo. E, melhor, desempenha todas as funções com muita qualidade. Cairia muito bem não só no Leverkusen, como em qualquer equipe do mundo.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Segura na mão de Deus e vai! Esqueça que é o Leverkusen.

Bayern de Munique

lewandowski206_v-gseagaleriexl

Bruno Secco, estudante de jornalismo e blogueiro do ESPN FC

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

Justamente por ter como principal missão na temporada apagar o vexame dado na última Champions League. Esse foco na competição continental pode atrapalhar bastante a equipe na busca pelo tricampeonato. Sim, o time tem um banco de muita qualidade, isso é fato, mas a falta de entrosamento poderá pesar, especialmente em grandes jogos. É só pegar a partida contra o BVB, na Supercopa. Embora seja uma competição quase com valor nulo, o mistão que Guardiola colocou em campo foi engolido pelos caras.

Qual seu maior medo no campeonato?

Sem sombra de dúvidas, o 3-6-1 de Pep. É um esquema novo e que deu certo na final da última Copa da Alemanha, quando vencemos o Dortmund. Porém, temo que não se sustente ao longo de uma competição tão longa como a Bundesliga. Claro, sinto bem mais confiança com dois jogadores soltos pelos flancos sem a obrigação de marcar e mais um zagueiro para ajudar a parar os contra-ataques (que foram fatais na última temporada), mas, por ser uma tática nova envolvendo essa geração de jogadores, ela sempre gera desconfiança.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Benedikt Höwedes, do Schalke 04. É um cara que eu quero ver no Bayern há, no mínimo, uns três anos. E ainda não desisti desse sonho, embora sua ida para o maior da Alemanha ainda seja bem difícil. Não é um zagueiro velho, tem experiência e passa confiança. Hoje, por exemplo, seria um belo reforço para o lugar de Martinez. Fica a dica para o Rummenigge.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Muita coisa… porém, meu pedido principal seria para que parasse de inventar muito (leia: parar de pardalzar) e que voltasse com o 4-2-3-1 de Louis van Gaal e que nos deu tantos frutos na era Jupp Heynckes. Cabeça dura do jeito que é, tenho certeza que sua resposta seria negativa. Mas, valeria a tentativa.

Borussia Dortmund

Germany Soccer Super Cup

Walter Paneque, estudante de Gestão Pública e blogueiro do ESPN FC

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

Porque o Departamento Médico é mais incompetente do que o Schmelzer na marcação. Gündogan, o Pedrinho cervejeiro, não joga desde a Supercopa do ano passado; nas duas últimas temporadas, exatos 450 dias afastado e desfalque em 96 partidas, e contando. Além do volante, Hummels, Subotic, Piszczek, o próprio câncer Schmelzer, Sven Bender, Kehl, Kirch, Sahin, Mkhitaryan, Marco Reus, Blaszczykowski e Aubameyang também se lesionaram ao longo da última temporada.

Qual seu maior medo no campeonato?

Que se repita o mesmo filme da última temporada, com um início inspirador, tanto do time como um todo, quanto de alguns jogadores em especial, como Aubameyang por exemplo, e um declínio súbito. Foi isso que fez o Borussia Dortmund despencar e não conseguir mais correr atrás do prejuízo quando acordou, pois já era tarde demais.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Poderia ser nostálgico e querer a volta de Lewandowski, mas confio em pelo menos 25 gols de Immobile nessa Bundesliga, ou ainda de Mario Götze, mas sei que Mkhitaryan vai ser o novo melhor do mundo. Gostaria mesmo é de ter Thomas Müller, que é de longe o jogador alemão em melhor forma atualmente e que com certeza ficaria muito bem com a camisa 13 aurinegra.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Com todas as letras para ele parar de testar a paciência do torcedor e dar mais minutos para jogadores como Erik Durm e Jonas Hofmann, ótimos jogadores da base e que não jogam mais por excesso de cautela. Com medo de queimar a molecada acaba adiando demais uma sequência dos garotos, e isso é um baita desperdício.

Borussia Mönchengladbach

140723-Yann-Sommer-Christian-Verheyen

Luís Francisco Prates, estudante de jornalismo e do Borussia Mönchengladbach Brasil

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

A defesa tem enorme potencial para “entregar paçocas” e vem recebendo poucos reforços. Ter Stegen comeu muita poeira com eles e com Sommer a história não deve ser diferente. Além disso, o time costuma cair de rendimento em certos momentos do campeonato, especialmente no 2º turno. Foi assim em 2011/2012 e 2013/2014. Em 2012/2013, foi irregular durante todo o campeonato. Já não basta ter um potro como mascote, tem que ser comparado a um cavalo paraguaio também… E o técnico (Lucien Favre) gosta de fazer improvisos como colocar volante na meia-esquerda, meia armador na meia-direita, atacante como meia-armador… Sério, ele é louco.

Qual seu maior medo no campeonato?

Há três anos, meu maior medo era o rebaixamento. Comecei a acompanhar o time na segunda divisão e sei que o osso é duro de roer. Hoje, meu maior medo é Álvaro Domínguez na zaga. Não duvidem de um cara que consegue cometer dois pênaltis numa fração de minutos.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Nem todos sabem, mas nosso maior rival é o Colônia. Gosto muito do atacante nigeriano Anthony Ujah, mas já temos jogadores demais para o setor ofensivo, então, se fosse para trazer alguém para a defesa, eu traria o esloveno Miso Brecko.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Favre, apesar de você ser doido, eu não imagino mais o Borussia sem você no comando. Mas, por favor, traga reforços pra zaga se quiser que continuemos na parte de cima da Bundesliga e que voltemos a conquistar títulos. A última taça importante que conquistamos foi no ano em que eu nasci!!!

Colônia

anthony-ujah-1-fc-koeln-2-bundesliga-283215

Bruna Saltiel Petro, jornalista do Alemanha Futebol Clube e torcedora do Colônia

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

O que esperar dos jogos do Köln? Coração na mão. O time não é conhecido por jogadores famosos (há anos vimos Podolski levantar voo) e, também, acaba de retornar à liga principal da Bundesliga. É pouco provável que um time ‘acostumado’ com a segunda divisão assuste tanto equipes como Bayern, Borussia Dortmund e, até mesmo, o rival Leverkusen.

Qual seu maior medo no campeonato?

Diria que a inconstância do time. A primeira partida do Köln será contra o Hamburgo. O vencedor da 2.Bundesliga contra o time que lutou tanto para não ser rebaixado na última temporada. Não considero utopia vencer esta partida, mas e depois? O pior não é perder para os gigantes, mas os deslizes contra times menos expressivos, como Stuttgart, Freiburg ou Mainz.

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Ah, meu querido Neverkusen! Vamos combinar, em primeiro lugar, que o Bayer Leverkusen não está uma maravilha de time e não vem convencendo nem mesmo os mais fanáticos torcedores. Porém, confesso que Stefan Kiessling seria uma boa opção para o ataque do Effzeh. Apesar de não ter uma técnica gloriosa, é preciso admitir que ele sabe o caminho do gol e traria um pouco de tranquilidade aos torcedores.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Cara, obrigada por trazer o Köln de volta à luz, mas, por favor, não deixe o time cair para a segunda divisão de novo (nesta parte, acho que umas lágrimas femininas iriam comovê-lo).

Hannover 96

lGYcPbU

Bruno Macedo, estudante e do Hannover Brazil

Por que seu time não fará um bom campeonato?

Porque o Hannover 96 simplesmente vendeu Huszti e Diouf, as duas principais estrelas do time na temporada passada. E aí eles apresentam JOSELU como a “nova estrela”. TÁ DE BRINCADEIRA NÉ?

Qual o seu maior medo nesse campeonato?

O meu medo maior é do rebaixamento para a 2.Bundesliga e a da eliminação precoce na Copa da Alemanha, já que existem vários times muito melhores na Alemanha do que o Hannover 96.

Que jogador do rival você, secretamente, adoraria que estivesse no seu time?

Van der Vaart, do nosso maior rival, o Hamburgo. Acho ele um baita armador…

Se você cruzasse com o técnico do seu time na rua, o que você diria a ele?

Diria que seu trabalho está satisfatório, mais que pode melhorar muito mais, já que 10º lugar na temporada passada não foi nada bom.

Hertha Berlim

schieber

Marcelo Junqueira, jornalista e do Hertha Berlin Brasil

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

A falta do centroavante, creio que será um problema grave. O time vendeu o seu grande artilheiro dos últimos anos, Adrián Ramos, para o Borussia Dortmund, e contratou o horroroso Julian Schieber, alvo de piadas dos torcedores aurinegros e de todos que já vi falando sobre a Bundesliga. E como se não bastasse, Jos Luhukay, treinador do time, se desfez do bom Lasogga, promessa da seleção alemã sub-21, que foi vendido em definitivo para o Hamburgo. E como se não bastasse, mais ainda, o reserva imediato para Schieber é o mais horroroso ainda Sandro Wagner, dono de médias pífias na Bundesliga. São dois centroavantes que, aqui na esquina de casa, eu encontraria melhores. É de chorar.

Qual seu maior medo no campeonato?

Fazer uma segunda metade de campeonato pífia e ser rebaixado novamente. O Hertha, desde 2010, caiu duas vezes, e só não caiu na última temporada porque o primeiro turno, graças aos gols milagrosos de Ramos, foi ótimo e porque também havia equipes em pior situação. Volta, Ramos!

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

O maior rival do Hertha, é o Union Berlin. E, sinceramente, não quero nenhum cara de lá. Mas, que não me ouçam, mas já sonhei com o Lewandowski vestindo a camisa nove do Hertha, e foi um dos melhores sonhos que já tive.

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Sinceramente, acho que o senhor está fazendo um bom trabalho à frente do Hertha. Mas o seu pragmatismo e a sua covardia nas substituições me irritam em muitos jogos! Por que quase nunca o senhor coloca o Ronny de titular? Por que vendeu Lasogga e Ramo,s e trouxe apenas o Schieber para substitui-los? Contrate um centroavante decente, por favor!

Mainz 05

gonzalo-jara-960x623

Maiquison Fernandes, estudante de Ciências da Natureza e do Mainz 05 Brasil

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão ?

Um time que é eliminado da Copa da Alemanha por um time da terceira divisão já dá mostras que fará uma temporada muito ruim. A saída de Choupo-Moting e Nicolai Müller enfraqueceu o elenco que nem mesmo conseguiu passar pelo Asteras Tripoli na Liga Europa, mas acho que o principal motivo pelo qual o Mainz não fará um bom campeonato se chama Kasper Hjulmand: o treinador que prefere Joo-Ho Park a Junior Diaz, que fez uma grande Copa do Mundo pela Costa Rica.

Qual o seu maior medo nesse campeonato?

O rebaixamento. Mão que o time seja ruim, mas porque o Hjulmand que chegou para substituir o Tuchel ainda não conseguiu acertar o time e começou a temporada com eliminações traumáticas para Asteras e Chemnitzer.

Que jogador do rival você, secretamente, adoraria que estivesse no seu time?

Sem dúvidas o Alexander Meier, sempre gostei do estilo de jogo dele e na ultima temporada deu muito trabalho para a defesa do Mainz nos jogos contra o Eintracht Frankfurt. No Mainz, ele poderia jogar um pouco mais adiantado ao lado do Okazaki e desempenhar o papel que o Polter não conseguiu fazer desde que chegou ao clube.

Se você cruzasse com o técnico do seu time na rua, o que você diria a ele?

Teria que me controlar um pouco para apenas falar com o Hjulmand e gritaria: “VOCÊ NÃO VIU QUE O JARA PERDEU PÊNALTI NA COPA, Ô SEU ANIMAL? PORQUE DIABOS VOCÊ FOI COLOCAR ELE PRA BATER O QUARTO PÊNALTI CONTRA O CHEMNITZER?”

Schalke 04

1066551533-draxler_dpa_20130428-194210-tef

Felipe Ferreira, estudante e do Schalke 04 Brasil

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

A temporada passada já contou com algumas atuações sofríveis, mas, graças a lampejos de Draxler e gols de Huntelaar, alcançamos a Champions League e uma boa colocação. Para essa temporada, o time é praticamente o mesmo, a defesa segue colecionando falhas com Felipe Santana e Matip, além de que os volantes se mostram extremamente pragmáticos e a equipe não se mostra capaz de construir uma jogada bem trabalhada. Para “ajudar”, os adversários se reforçaram bem, ou seja, fica ainda mais difícil depender de lampejos individuais.

Qual o seu maior medo no campeonato?

O maior medo é, sem sombra de dúvidas, os confrontos direto com os maiores rivais, Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Isso porque, na temporada passada, já fomos facilmente dominados e, agora, ambos se reforçaram melhor. Surras à vista!

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

Até dá pra sentir algo quanto ao Manuel Neuer Judas, mas, dada a situação de calamidade da zaga azul-real, o jogador desejado é do maior rival: Matt Hummels (inclusive devolvemos o Felipe Santana em troca dele).

Se você cruzasse com o técnico do seu time na rua, o que você diria a ele?

Caro Jens Keller, você conhece muito bem a maioria dos garotos que tem à disposição no time principal, faça todos se sobressaírem e render como renderam na base, mostrando a todos que talento não se compra, se faz em casa.

Wolfsburg

7573547-nicklas-bendtner

Abner von Randow, estudante de jornalismo e torcedor do Wolfsburg

Por que seu time não fará um bom Campeonato Alemão?

Simples, Nicklas “Lord” Bendtner será o centroavante! Teremos que ter uma zaga muito boa, viu! Porque gols nós não faremos! Só que tem um pequeno problema nisso tudo, leva o nome de Diego Benaglio, nosso goleiro nunca falhou tanto igual em sua fase atual. Temo pelo fim macabro! Sem contar nossa camisa dos X-Men! Temos que incorporar os melhores heróis pra conseguir algo.

Qual seu maior medo no campeonato?

Ficar de fora das vagas para torneios europeus. E ficar mais uma temporada sem ganhar um mísero derby! Ganhar do Hannover é obrigação!

Qual jogador do rival você secretamente gostaria de ter no seu time?

São dois jogadores que curto muito no Hannover é o goleiro Zieler, esteve na Copa do Mundo, jovem. Fez ótima Bundesliga ano passado, substituiu muito bem o falecido Enke. E gosto muito do jovem Leo Bittencourt, filho de brasileiro, mas alemão de fato. Ele é carrasco do time dos Fuscas!

O que diria ao técnico do seu time se o encontrasse na rua?

Meu amigo, você é louco ou quê? Bendtner? Dá chance para os jogadores da base ou fica mesmo com o Olic, mas pelamordeLORD… Coloca o Sebastian Stolze para jogar logo!! Para de colocar o Arnold como volante, seu jumento! E manda o MEDONHOvic (Medojevic) para o espaço, bem longe das fábricas da Volkswagen, aliás, esse não serve nem para apertar os parafusos das rodas do meu Gol GT 1986.

E o anti-guia da Bundesliga 2014/15

pauli1-maksed-fan

Luciana Leal, dona do St. Pauli Brasil

Por que o St. Pauli vai fazer falta nessa Bundesliga?

Ele vai fazer falta porque precisamos de um pouco menos de ‘bundamolisse’ na liga principal e mais diversão. Torcedores mais animados. Porque você sabe, futebol é segundo plano para o St. Pauli e a torcida sempre faz a diferença. Ah, e uma coisa muito importante. Não nos fazer levantar tão cedo para acompanhar um jogo, já que os jogos da Bundesliga são mais tarde que o da 2.Bundesliga.

O que esperar de alternativo de uma liga que foi tão monótona na última temporada?

O novo corte de cabelo dos jogadores, a nova cor da chuteira, os uniformes? O que são aquelas camisas do Wolfsburg (aquele X me lembrou as faixas refletoras que os motoqueiros usam)?

Em que o St. Pauli poderia servir de exemplo para os outros times alemães?

Acredito que uma coisa que o St Pauli tem e que faz com que as pessoas que gostam do time continuem acreditando no futebol, é a proximidade que o clube tem com os torcedores. Porque afinal de contas um time também ganha expressividade ou não por conta dos seus torcedores. E quanto mais se importa com eles, permite que participem da vida do clube, mais os torcedores o apoiarão seja em que situação for.  O apoio da torcida é, sem dúvidas, uma das principais motivações dos jogadores. (Se o St. Pauli fosse um time muito rico, diria que o dinheiro também, mas não é o caso… hahaha. Ainda bem!)

Veja a série de Guias Corneteiros:

>> O Guia Corneteiro do Campeonato Espanhol 2014/15
>> O Guia Corneteiro da Premier League 2014/15
>> O Guia Corneteiro do Brasileirão 2014