A disputa entre Liverpool e Manchester City pelo título da Premier League segue nesta segunda-feira, quando enfrenta o Leicester. Como os Reds venceram o Newcastle no fim de semana, o City precisa vencer para terminar a rodada na liderança. O técnico Pep Guardiola deu entrevista coletiva para falar do jogo e elogiou muito o adversário. Para ele, na sua carreira como técnico, o Liverpool é um dos dois melhores times que já enfrentou.

“Na minha carreira como técnico, eu joguei contra times incríveis”, afirmou o técnico. “Há dois que foram ‘wow’. Um é o Barcelona com Luis Enrique, com Neymar, [Lionel] Messi e [Luis] Suárez no ataque. O outro é o Liverpool. Eu acho que são os dois melhores times que enfrentei como técnico”, opinou Guardiola. “É por isso que, chegando a este estágio, com dois jogos restando e 92 pontos, depois de 100 pontos na temporada passada, é o mais satisfatório que eu tive como técnico”.

Guardiola enfrentou o Barcelona de Luis Enrique pelo Bayern de Munique. Nas semifinais da temporada 2014/15, o Barcelona eliminou os bávaros, então com Guardiola no comando. Venceu no Camp Nou por 3 a 0 e depois venceu em casa por 3 a 2, mas, claro, foi insuficiente. Naquela temporada, o Barcelona acabou campeão depois de vencer a final contra a Juventus.

Na Premier League, o Manchester City tirou uma grande diferença de pontos. Na 20ª rodada, a diferença era de sete pontos do então líder Liverpool para os Citizens. A diferença foi diminuindo, os dois times se revezaram na liderança. “Quando você está sete pontos atrás, você poderia dizer: ‘Está acabado’ e apenas pensar ‘Nós fizemos isso na temporada passada’. Mas nós fizemos o oposto a isso. Nós fomos como uma rocha”, continuou ainda o treinador do Manchester City.

“A diferença esta temporada é o Liverpool. Nós fizemos o mesmo trabalho na temporada passada. É incrível o que nós fizemos, mas fará mais sentido se formos capazes de levantar a taça da Premier League”, declarou o treinador. “Agora temos que tentar ganhar o jogo [contra o Leicester] e ir para Brighton [no domingo] com isso [o título] nas nossas mãos. Uma chance para sermos campeões lá”.

“É a liga mais difícil que eu já joguei como técnico, pela qualidade dos rivais, sem dúvida”, afirmou Guardiola, para deleite dos ingleses, que tanto gostam de valorizar a própria liga. “É por isso que estar aqui é incrível, mas é claro, apenas um irá levar o título e o outro vai para casa triste”, continuou.

“Quando eu vi o modo como o Liverpool jogou no Camp Nou [contra o Barcelona no jogo de ida da semifinal da Champions League], eu disse: ‘Wow, eles estão nesse nível’. Eles me mostraram coisas incríveis, o Liverpool no Camp Nou. Eles perderam um jogo na Premier League, mas nós temos mais de 20 pontos que o terceiro, quarto, quinto e sexto na liga. Eu não esperava manter esse nível. Quando você consegue 100 pontos, todo mundo pensa que nós não faremos o que nós temos que fazer, que nós faremos menos porque nós vencemos, mas é completamente o contrário”, explicou Guardiola.

NA TV
Manchester City x Leicester
Segunda-feira, 16h – ESPN Brasil