O técnico Pep Guardiola comparou o seu time, Manchester City, ao corredor Usain Bolt, corredor jamaicano vencedor de oito medalhas de ouro olímpicas; Jack Nicklaus, que venceu 18 Grand Slams de golfe; e também a Tiger Woods, outro golfista, multicampeão com 15 majors. Isso porque, para o catalão, o seu time estabeleceu um novo patamar a partir do desempenho na temporada passada, quando foi campeão da Premier League com 100 pontos, o que levou outro time, o Liverpool, a subir a esse patamar para poder competir.

“Antes era mais fácil que na última temporada – todo mundo podia perder para todos mundo. Nesta temporada, dois times ganharam muitos jogos. Esse é o padrão que nós estabelecemos”, afirmou Guardiola em coletiva de imprensa. “Como Usain Bolt quando ele faz uma corrida de 100 metros rasos – aquele é o padrão. Outras pessoas alcançaram isso. Como Jack Nicklaus com seus 19 Grand Slams e Tiger Woods, esse é o padrão, é o mesmo”, declarou Guardiola, categórico.

“Fazer 100 pontos na temporada passada? Se você quiser competir, você tem que fazer isso. Eu disse isso agora, manter esse nível agora depois do que nós fizemos, eu assinaria isso. Eu não espero mais do que isso”.

“Para fazer isso, nós temos que empurrar um ao outro, sabendo que outros times estão no mesmo nível que nós, foco em cada um dos jogos, fazer o que temos que fazer para vencer aquele jogo, respeitar os adversários, trabalhar duro e melhorar no que podemos nesta temporada – este é o único jeito que eu conheço”, afirmou ainda o treinador.

O Manchester City de Guardiola não terá Kevin De Bruyne para o jogo contra o Burnley, no estádio Turf Moor, com uma lesão muscular. Fernandinho está com um problema no joelho que o fez ser substituído no jogo contra o Manchester United e, assim, é dúvida. Nesta temporada, o Manchester City venceu por 5 a 0 no jogo do primeiro turno, no estádio Etihad.

“É sempre duro jogar lá, eles fazem muito bem o que eles fazem”, afirmou Guardiola. “Nós temos que nos preparar e nós estamos preparados. É o final da temporada, os últimos jogos, e todo mundo sente a pressão. Hoje temos um dia de folga e então iremos nos preparar para tentar ganhar os pontos no difícil jogo do Burnley”.

Burnley x Manchester City
Domingo, 10h05 – ESPN Brasil
Veja mais na Programação de TV