A Confederação de Futebol da Ásia sorteou nesta terça-feira os grupos da Liga dos Campeões da Ásia de 2012. O torneio terá seu início no dia 6 de março e definirá o representante do continente no Mundial de Clubes da Fifa.

Logo após a definição da tabela, o Grupo H já está sendo considerado o “grupo da morte”. A chave inclui o atual campeão japonês, Kashiwa Reysol; o vencedor do campeonato sul-coreano, Jeonbuk Hyundai Motors, também finalista da LC da Ásia em 2011; e o Guangzhou Evergrande, campeão chinês e time do argentino Dario Conca. Completa o grupo o campeão tailandês, que ainda será definido.

Atual detentor do título da competição continental, o Al Sadd não poderá defender a condição de campeão no ano que vem. O time não obteve a classificação no campeonato do Qatar, terminando a liga apenas na sexta posição. O país será representado por Lekhwiya, Al Gharafa, Al Rayyan e Al Arabi.

Antes do início da fase de grupos, o torneio ainda conta com uma fase prévia eliminatória, dividida entre times do leste e do oeste do continente. Persipura Jayapura, da Indonésia, e Liaoning Whowin, da China, disputariam esta etapa, mas foram desqualificados pela AFC.

Confira os grupos da LC da Ásia 2012:

Grupo A
Al Rayyan-QAT
Al Jazira-EAU
Nasaf-UZB
Vencedor 1 ou 2 dos playoffs do oeste

Grupo B
Al Ittihad-SAU
Al Arabi-QAT
Baniyas-EAU
Pakhtor-UZB

Grupo C
Sepahan-IRA
Al Ahli-SAL
Lekhwiya-QAT
Al Nasr-EAU

Grupo D
Vencedor 1 ou 2 dos playoffs do oeste
Piroozi-IRA
Al Hilal-SAL
Al Gharafa-QAT

Grupo E
Gamba Osaka-JAP
Vencedor 1 ou 2 dos playoffs do leste
Bunyodkor-UZB
Vencedor 1 ou 2 dos playoffs do leste

Grupo F
Ulsan Hyundai-COR
Vencedor da Copa do Imperador (JAP)
Brisbane Roar-AUS
Beijing Guoan-CHN

Grupo G
Tianjin Teda-CHN
Seongnam Ilhawa Chunma-COR
Nagoya Grampus-JAP
Central Coast Mariners-AUS

Grupo H
Campeão tailandês
Guangzhou Evergrande-CHN
Jeonbuk Hyundai Motors-COR
Kashiwa Reysol-JAP