A Champions League garantiu uma porção significativa de noites alucinantes na temporada passada. Raríssimas edições do torneio continental foram tão competitivas e imprevisíveis, não só pelos resultados insanos que ocorreram durante os mata-matas, como também pelas campanhas surpreendentes que ficaram em evidência. E, naturalmente, as expectativas para a próxima Liga dos Campeões estão lá no alto. As emoções começam a partir desta terça.

A fase de grupos pode até ser apenas um aperitivo previsível, diante da taquicardia que as fases eliminatórias conseguem oferecer, mas ainda assim estarão recheadas de jogos grandes. Ocorrerão boas prévias do que poderá se sentir nas etapas seguintes. Se muitos dos tradicionais favoritos parecem em xeque, entre as mudanças internas e as fases oscilantes, os próximos três meses de competição oferecerão exatamente um termômetro – tanto para evoluir os trabalhos quanto para buscar as necessárias soluções rumo à metade final da temporada.

E a fase de grupos, além do mais, guarda a chance de observar o futebol que resiste além das principais ligas. Se há muitos sacos de pancadas, também existe a esperança de uma zebra rumo às oitavas de final. Num momento tão acalorado da discussão sobre a tal Superliga Europeia, os resultados daqueles que correm por fora tendem a ser mais importantes para contrapor a hegemonia desejada pelas potências.

Abaixo, como manda a nossa tradição, preparamos um guia com informações sobre cada um dos 32 times presentes na etapa principal da Champions. Ambições, histórico, pontos fortes e destaques individuais são analisados grupo a grupo. Ao longo dos próximos dois dias, também publicaremos outros especiais sobre a competição europeia. Confira o Guia Trivela da Champions League 2019/20:

Grupo A: Paris Saint-Germain, Real Madrid, Club Brugge, Galatasaray

Grupo B: Bayern de Munique, Tottenham, Olympiacos, Estrela Vermelha

Grupo C: Manchester City, Shakhtar Donetsk, Dinamo Zagreb, Atalanta

Grupo D: Juventus, Atlético de Madrid, Leverkusen, Lokomotiv Moscou

Grupo E: Liverpool, Napoli, Red Bull Salzburg, Genk

Grupo F: Barcelona, Borussia Dortmund, Internazionale, Slavia Praga

Grupo G: Zenit, Benfica, Lyon, RB Leipzig

Grupo H: Chelsea, Ajax, Valencia, Lille