Gol aos 46 do segundo tempo selou a classificação do Atlético Nacional a mais uma final

Verdolagas tentarão o seu sexto título nacional nesta década, enfrentando o Deportivo Cali na decisão do Apertura

O Atlético Nacional domina o Campeonato Colombiano nesta década. Os Verdolagas conquistaram cinco títulos desde 2011, campeões em todas as finais que disputaram. E, depois da “seca” em 2016, quando não brigaram nem pelo Apertura nem pelo Finalización, mas levaram Libertadores e Copa Colômbia, os paisas estão de volta à decisão nacional. Asseguraram a classificação neste domingo, derrotando o rival Millonarios por 1 a 0, com um gol de Dayro Moreno nos acréscimos do segundo tempo do jogo de volta. Disputarão a taça do Apertura com o Deportivo Cali, que sobreviveu no dérbi contra o recém-ascendido América de Cali.

A campanha do Atlético Nacional até o momento é irrepreensível. A equipe avançou na fase de classificação com sete pontos de vantagem na primeira colocação, vencendo 15 de seus primeiros 20 jogos e perdendo apenas um. Passaram por cima do Jaguares de Córdoba nas quartas de final, antes de superarem o Millonarios nas semis. Após o empate por 0 a 0 em Bogotá, os Verdolagas perseveraram até o fim para resolver a situação no tempo normal, evitando a disputa por pênaltis. Assim, valeu demais a cabeçada de Dayro Moreno, ex-jogador do próprio Millonarios e artilheiro da competição, aos 46 do segundo tempo. Desencadeou a comemoração efusiva no sempre apaixonado Atanásio Girardot.

Já na outra semifinal, o Deportivo Cali teve um pouco menos de trabalho. Empatou também sem gols na ida com o América, antes de eliminar os rivais em sua casa, por 2 a 0. Os gols saíram no segundo tempo, com Nicolás Benedetti e Luis Manuel Orejuela. Os azucareros marcaram 29 pontos a menos que o Nacional na temporada regular, encerrando a campanha em sexto. Contudo, demonstraram sua força logo nas quartas de final ao eliminarem o Independiente de Medellín com uma goleada por 4 a 1, apesar da derrota por 3 a 1 no reencontro.

Será a quarta final do Campeonato Colombiano entre Atlético Nacional e Deportivo Cali, com duas vitórias para cada lado. Na última delas, pelo Finalización de 2013, os Verdolagas se deram melhor. Treinados por Juan Carlos Osorio, os paisas bateram a equipe de Faryd Mondragón e do treinador Leonel Álvarez. Os azucareros dariam a volta por cima apenas em 2015, quando faturaram o Apertura em cima do Independiente Medellín.