Games

[Vídeo] A evolução dos gráficos de jogo do Football Manager da versão 2005 à 2017

Football Manager é um dos jogos mais viciantes do mundo. Se você já jogou, sabe. O mais trunfo dele é a sua base de dados – uma herança que a Sports Interactive carregou da época do espólio com a Eidos, produtora que fazia o Championship Manager. A parte gráfica não é das melhores qualidades do Football Manager, mas o jogo vem evoluindo nesse aspecto também. E o Daily Mirror mostra isso claramente reunindo, neste vídeo, como era o gráfico de jogo desde a versão 2005 até a versão 2017. E a evolução é notável.

LEIA TAMBÉM: Empresários procuram diretor do Football Manager para melhorar atributos dos jogadores

Joguei todas estas edições e, claro, a mudança mais notável foi a partir do FM 2009, quando o jogo passou a ter uma versão em 3D. Desde 2005, o que existia era uma versão 2D que lembrava futebol de botão. Mesmo que a parte gráfica do jogo não seja, de fato, o mais importante do FM, é legal ver a evolução e como o jogo tem se preocupado em melhorar neste aspecto também.

Claro que não dá para comparar com PES e FIFA, duas séries que se consagram atualmente. Nesse sentido, o FM tem um longo caminho pela frente. Aliás, a grande questão é se o jogo quer ir nesse sentido – e nós sabemos, por entrevista com Miles Jacobson, que não. Eles querem ser um simulador, mas o coração do jogo continua sendo a gestão. Os gráficos vão melhorar, mas se virar um FIFA ou PES da vida, exigirá tanto das máquinas de quem joga que será difícil fazer o jogo rodar sem ter um computador de última geração.

Veja a evolução dos gráficos:

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo