GamesMLS

Fifa no videogame tem feito americanos gostarem mais de futebol

FIFA é uma das séries de games mais famosas do mundo. A franquia da EA Sports é lançada anualmente e causa furor entre os fãs de futebol e videogames. A versão mais recente, Fifa 15, foi lançada em outubro. O jogo é considerado o melhor simulador de futebol que existe (há controvérsias porque o grupo que prefere PES ainda resiste), mas ele pode estar tendo um impacto significativo no futebol de verdade. Isso porque a popularidade do jogo tem feito o futebol ganhar mais admiradores nos Estados Unidos. O jogo tem servido para quem não conhece entender o jogo e quem já conhece começar a gostar ainda mais. E isso já teve impacto direto e mensurável: uma pesquisa anual da ESPN sobre popularidade dos esportes mostrou a MLS, liga americana, no mesmo patamar de popularidade da MLB, a liga de beisebol, um dos esportes mais tradicionais e americanos que existem. Só que vai além disso: a EA Sports pesquisou entre os jogadores e viu que boa parte deles passou a gostar mais de futebol da MLS depois de se divertir no jogo de videogame.

FOOTBALL MANAGER: Professor quer usar Football Manager para melhorar aprendizado na Escócia
RIVALIDADE: Mundialito Trivela x Kotaku de Fifa 15: hora de botar uma galera dos games em seu devido lugar
KOTAKU: Mod e mais mod para incrementar seus jogos

Segundo a pesquisa ESPN Sports Poll, a Major League Soccer, a MLS está em um empate técnico em popularidade com a Major League Baseball (MLB). Os dados mostram que a MLS tem 18% de torcedores apaixonados entre os adolescentes de 12 a 17 anos, mesma porcentagem da liga de beisebol. Em 2012, a pesquisa mostrou que o futebol era o segundo esporte mais popular entre as pessoas de 12 a 24 anos, à frente da NBA, MLS e do futebol americano universitário. A pesquisa pede que os respondentes classifiquem a sua afinidade em relação a esportes, atletas, patrocinadores e outros tópicos. A NFL lidera, com 39% da preferência no público de 12 a 17 anos. A NBA, o futebol universitário e o basquete universitário todos estão empatados com 23%. A pesquisa foi divulgada em março.

“A Franquia Fifa, da EA Sports, contribuiu para a aceitação e conhecimento do futebol de maneira inédita. Os americanos realmente não sabiam muito sobre esse esporte antes de começar a jogar, ao contrário do que aconteceu com Madden, que já entendem muito sobre a NFL”, afirmou Rich Luker, responsável pela pesquisa ESPN Sports Poll.

FIFA faz crescer a popularidade do futebol nos Estados Unidos:

  • – 34% dos jogadores de Fifa se converteram em torcedores do futebol profissional depois de ter experimentado o jogo
  • – 50% dos jogadores estão mais interessados em futebol profissional depois de ter experimentado o jogo

É um processo comum. Aconteceu o mesmo por aqui quando os jogos de beisebol e futebol americano chegaram aos consoles dos videogames e brasileiros que nunca tinham sequer assistido um jogo desses esportes passaram a se interessar e aos poucos entender mais sobre eles. Hoje, muitos desses jogadores de videogame se converteram em admiradores dos esportes americanos. Aconteceu também com a NBA. Embora basquete já seja um esporte popular e conhecido no Brasil, os jogos de videogame aproximaram os jogadores de grandes estrelas da liga americana e de times de lá. Quem não se lembra, por exemplo, de NBA Jam e dos inúmeros NBA Live e, mais recentemente, a série NBA 2k? São jogos que tornam essas ligas mais populares por aqui.

Os Estados Unidos são um mercado estratégico para a EA Sports pelo seu tamanho e poder de compra, além, claro, da influência do país. A EA Sports afirma que os Estados Unidos são o segundo país no mundo com mais vendas do Fifa 14. Mais do que isso, 95% doos americanos que consomem videogames são jogadores do Fifa 14. E o crescimento influencia diretamente a MLS. Os dados do primeiro mês de venda do Fifa 15 mostram um aumento de 112% da escolha de times da MLS em relação ao Fifa 14 no mesmo período. Isso se reflete nos dados abaixo, que mostra quais são os jogadores do jogo que mais marcaram gols e os times da MLS mais escolhidos.

Jogadores que mais marcaram gols no Fifa 15 entre os americanos:

  1. – Clint Dempsey (9,6 milhões)
  2. – Thierry Henry (7,7 milhões)
  3. – Obafemi Martins (7,3 milhões)
  4. – Robbie Keane (4,4 milhões)
  5. – Landon Donovan (4,3 milhões)

Times da MLS mais escolhidos no Fifa 15 entre os americanos:

  1. Seattle Sounders (1,9 milhões)
  2. Los Angeles Galaxy (1,3 milhões)
  3. New York Red Bulls (1,1 milhão)
  4. Chicago Fire (867 mil)
  5. D.C. United (604 mil)

Quem diria que os jogos de esporte no videogame teriam uma influência tão grande no esporte que eles representam, não é mesmo? Veja o infográfico produzido pela EA Sports com os números do Fifa nos Estados Unidos:

Fifa 15 EA Sports dados nos EUA

 

Mostrar mais

Felipe Lobo

Formado em Comunicação e Multimeios na PUC-SP e Jornalismo pela USP, encontrou no jornalismo a melhor forma de unir duas paixões: futebol e escrever. Acha que é um grande técnico no Football Manager e se apaixonou por futebol italiano (Forza Inter!) desde as transmissões da Band. Saiu da posição de leitor para trabalhar na Trivela em 2009.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo