Acompanhar futebol no Brasil está mais difícil do que nunca na temporada 2019/20. Se você for parte da pequena parcela com condições de assinar todos os diferentes serviços de streaming e pacotes de TV fechada, ainda precisa de um bom planejamento para saber qual canal passa qual torneio do futebol internacional.

Confira a programação de TV ATUALIZADA para a semana

Por isso, separamos abaixo todos os principais campeonatos exibidos pelos canais brasileiros, como SporTV, ESPN e Esporte Interativo, por serviços de streaming como o DAZN e até TV aberta.

Europa

Champions League

A exemplo da temporada passada, a Champions League segue com o Esporte Interativo. Os jogos serão exibidos no serviço de streaming EI Plus, nos canais TNT e Space, da Turner, e no Facebook Watch, pela página do Esporte Interativo.

Liga Europa

O FOX Sports é quem fica com o outro torneio continental europeu. A Liga Europa, mais uma vez, é transmitida no Brasil em FOX Sports e FOX Sports 2.

Champions League Feminina

Embora não tenha transmissão no Brasil ao longo da competição, a Champions League Feminina ao menos terá a final mostrada no País: a ESPN irá exibir o duelo.

Campeonato Inglês

Por mais um ano, a ESPN é a casa da Premier League na TV fechada brasileira. Os canais ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2 e ESPN Extra, além do Watch ESPN, transmitirão oito partidas por rodada. Sua conta não está errada, estão faltando dois jogos da rodada aqui, e isso porque a ESPN negociou a cessão dos direitos de transmissão de duas partidas por rodada ao serviço de streaming DAZN. Para assistir ao DAZN, é preciso ter uma conta na plataforma, ao custo de R$ 37,90 mensais – sendo possível testar por 30 dias gratuitamente, com cancelamento a qualquer hora.

Outras competições da Inglaterra:

Championship: canais ESPN

FA Cup: DAZN

Copa da Liga Inglesa: canais ESPN

Campeonato Espanhol

Inicialmente, a transmissão de La Liga estaria restrita aos canais ESPN e FOX Sports. Porém, de última hora, a Disney resolveu mandar metade dos jogos do Campeonato Espanhol de volta ao serviço pago FOX Premium, o que significa que cinco partidas por rodada serão exibidas apenas no serviço separado da FOX. O restante dos jogos segue com os canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2 e ESPN Extra).

Outras competições da Espanha:

La Liga 2: canais ESPN

Copa do Rei: canais ESPN

Campeonato Italiano

Assim como em parte da temporada passada, a Serie A da Itália terá transmissão do DAZN. A diferença para a campanha 2018/19 é que, agora, a RedeTV transmitirá um jogo por rodada, em acordo com a plataforma de streaming. As transmissões na TV aberta serão aos sábados.

Outras competições da Itália:

Serie B: DAZN

Coppa Italia: DAZN

Supercopa Italiana: DAZN

Assine DAZN e ganhe 30 dias grátis! Você pode assistir a Sul-Americana, Campeonato Inglês, Italiano, Francês, Japonês, MLS e muito mais! A Trivela pode ganhar comissão em caso de assinatura dos seus leitores.

Campeonato Alemão

Igual à temporada passada, a Bundesliga 2019/20 terá exibição exclusiva dos canais FOX Sports. Houve rumores de negociação com a Band para a TV aberta, mas nada foi concretizado.

Outras competições da Alemanha:

Copa da Alemanha: canais ESPN

Campeonato Francês

A Ligue 1 segue exclusiva do serviço de streaming DAZN. Fala-se também da possibilidade de a Band transmitir o campeonato, mas a emissora negou o rumor à Trivela. Portanto, conte apenas com a plataforma do DAZN para acompanhar PSG, Lyon e cia. O canal TV5Monde também transmite o Francesão, com jogos limitados.

Outras competições da França:

Ligue 2: DAZN

Copa da Liga Francesa: DAZN

Copa da França: não há previsão de transmissão

Campeonato Português

Como na temporada passada, a LIGA NOS segue sendo transmitida pelos canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2, ESPN Extra e Watch ESPN).

Campeonato Holandês

Outro campeonato que mantém sua casa no Brasil é a Eredivisie. O Holandesão já começou e tem sido transmitido pelos canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2, ESPN Extra e Watch ESPN).

Campeonato Belga

Apesar de não ganhar tanto espaço na grade, por motivos óbvios de interesse e concorrência com outras ligas, o Campeonato Belga é exibido por aqui também nos canais ESPN.

Ásia

Campeonato Chinês

Se você é do tipo que acorda bem cedo e já quer consumir futebol, a oferta no cardápio por vezes é o futebol chinês. Nos canais ESPN (ESPN Brasil, ESPN, ESPN 2 ESPN Extra e Watch ESPN), você pode acompanhar as partidas da Superliga Chinesa, repleta de refugos europeus e jogadores brasileiros que facilmente poderiam brilhar por aqui.

Campeonato Japonês

A J-League, que já gozou de maior prestígio, ainda interessa muito apaixonado por futebol, e os brasileiros que quiserem acompanhar os jogos precisarão ter assinatura do DAZN. O serviço de streaming transmite ainda a J-League 2, segunda divisão japonesa.

América do Norte

Major League Soccer

A Major League Soccer segue sendo exibida pelos canais ESPN na TV fechada, mas com um número limitado de partidas. Já o serviço de streaming DAZN transmite todas as partidas da MLS.

Outras competições dos Estados Unidos:

USL (segunda divisão americana): Watch ESPN
NWSL (liga feminina dos EUA): Watch ESPN

Campeonato Mexicano

Como em anos anteriores, os canais ESPN são os únicos a transmitir jogos da Liga MX. Porém, a emissora só pode transmitir alguns jogos, daqueles clubes com os quais tem acordo. No México, como no Brasil, a venda de direitos é individual. Lá, porém, os clubes são donos dos jogos em casa e, assim, quem compra o direito dos clubes pode transmitir  os jogos deste clube em casa.

América do Sul

Libertadores

Às quintas-feiras, uma nova tradição nasce: torcer para que o streaming do Facebook Watch funcione bem para o jogo da Libertadores escolhido para o dia. Na TV fechada, SporTV e FOX Sports seguem transmitindo, enquanto a Globo leva o torneio ao País na TV aberta.

Sul-Americana

Já a competição continental secundária da América do Sul é exclusiva da plataforma de streaming DAZN, com um jogo aqui e outro ali (negociados independentemente) sendo mostrado na TV aberta pela RedeTV.

Campeonato Argentino

O Campeonato Argentino segue como nos últimos anos, com exibição no Brasil nos canais FOX Sports. A chegada de Daniele De Rossi certamente é o maior atrativo para a competição nos últimos tempos.

Brasil

Campeonato Brasileiro

Já o Brasileirão, em pleno andamento, tem sua transmissão feita pela Globo, pelos canais SporTV, no serviço Premiere e, por fim, no Esporte Interativo, por meio do EI Plus ou dos canais Space e TNT.

Campeonato Brasileiro – Série B

Nada de serviço de streaming exclusivo, nada de Esporte Interativo: a segunda divisão brasileira é exibida em 2019 apenas pela Globo e pelo SporTV, além do Premiere.

Campeonato Brasileiro – Série C

O caso é diferente com a terceira divisão. Aqui, sua opção é apenas um serviço de streaming: DAZN. A plataforma exibe quatro jogos por rodada e mostrará toda a fase final. De vez em quando, disponibilizam partidas da Série C gratuitamente em seu canal no YouTube.

Copa do Brasil

A Copa do Brasil, já em reta final, é mostrada pela Globo na TV aberta e pelos canais SporTV na TV fechada. Como um extra, assinantes do Premiere também podem ver o torneio no serviço.

Brasileirão Feminino

Impulsionado pela Copa do Mundo de grande sucesso na França, o futebol feminino ganha espaço na TV aberta: a Band transmite atualmente o Brasileirão Feminino. No momento da produção desta matéria, a emissora passa apenas uma partida por rodada, seja da A1 ou da A2. O Twitter também passa um jogo por rodada.

História do Jornalismo Esportivo na TV Brasileira
Um livro que traz uma extensa e importante história do jornalismo esportivo na TV brasileira. Para quem ama esporte, para quem ama jornalismo e mais ainda para quem ama os dois.
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.