FrançaLigue 1

Olho nele! Lacazette está arrebentando no Lyon e é um dos melhores atacantes da temporada

Garanto que você não vai demorar nem um segundo para matar a charada: qual o artilheiro da temporada entre as cinco grandes ligas europeias? A resposta é óbvia, Cristiano Ronaldo e seus 25 gols em La Liga. Mas você conseguiria acertar rápido o segundo nome da lista? O título do texto dá a pista, mas são poucos que apostariam em Alexandre Lacazette assim, de prima. Pois o atacante do Lyon anotou 17 gols em 19 partidas pela Ligue 1. Mais do que isso, é o melhor jogador do campeonato ao final do primeiro turno, e o principal responsável pela campanha redentora de seu clube, passos firmes rumo à Champions 2015/16.

VEJA TAMBÉM: A paixão de Bielsa e da torcida fizeram o Marseille viver seu milagre de Natal

Lacazette encerrou 2014 de maneira esplêndida. O atacante comandou a goleada do Lyon sobre o Bordeaux por 5 a 0, dentro da casa dos adversários. Anotou dois gols – um deles, uma pintura – e ainda serviu uma assistência. Fez sua equipe terminar a primeira metade do Francesão no segundo lugar, apenas dois pontos atrás do Olympique de Marseille e um à frente do multimilionário Paris Saint-Germain. Mantém vivos os sonhos de título em Gerland, um gostinho que os Gones não tinham há algum tempo. E, por tudo que está jogando, deve ser cobiçado por gigantes europeus nas próximas janelas de transferências.

Aos 23 anos, Lacazette sempre foi tratado como o futuro do Lyon. Badalado nas seleções de base da França, começou a entrar na equipe titular a partir de 2011/12. Na temporada seguinte, se firmou como titular. Mas foi só em 2013/14 que o atacante mostrou sua real capacidade, terminando a campanha na Ligue 1 com 15 gols. Para ir muito além desta vez. Com metade dos jogos, o jovem já tinha igualado o total de bolas nas redes. Superou neste domingo, e soma a isso a criatividade na construção das jogadas. Além de artilheiro do Francês, é o vice-líder em assistências, com cinco passes para gol. Também já está à frente da melhor marca de Bafetimbi Gomis na Ligue 1, o antigo dono da posição, que anotou 16 gols em 2012/13. Com mais três tentos, iguala ninguém menos do que Karim Benzema em seu melhor ano em Gerland.

A evolução nos números de Lacazette tem muito a ver com a mudança no seu estilo de jogo, que vem desde a última temporada. Antes ponta, o camisa 10 passou a atuar mais centralizado no ataque do Lyon, no 4-3-1-2 aplicado pelo técnico Hubert Fournier. Mais próximo do gol, o jovem pode aproveitar melhor as suas características: a explosão física e o ótimo poder de finalização. Sem ser alto, busca o jogo fora da área e consegue abrir rombos nas defesas adversárias com sua ótima capacidade técnica, especialmente nos dribles em velocidade.

Rumo à Euro 2016, Lacazette se torna fortíssimo candidato a compor o ataque da França na competição que os Bleus disputarão em casa. Um elenco bastante jovem, que torna o futuro da equipe rumo à Copa de 2018 ainda mais consistente. Convocado pela primeira vez em 2013, o jogador do Lyon acabou de fora do Mundial do Brasil. Agora, mais do que seguir a linhagem de Benzema no clube, também poderá se tornar parceiro dele com a camisa azul. Com o talento que tem, pode mostrar que a boa fase atual pode ser muito mais duradoura.

Confira as habilidades no vídeo abaixo e confira o GIF do primeiro gol contra o Bordeaux:

Mostrar mais

Leandro Stein

É completamente viciado em futebol, e não só no que acontece no limite das quatro linhas. Sua paixão é justamente sobre como um mero jogo tem tanta capacidade de transformar a sociedade. Formado pela USP, também foi editor do Olheiros e redator da revista Invicto, além de colaborar com diversas revistas. Escreve na Trivela desde abril de 2010 e faz parte da redação fixa desde setembro de 2011.

Conteúdos relacionados

Botão Voltar ao topo