O Schalke 04 foi até o Chipre e não encontrou maiores obstáculos para golear por 5 a 0o AEK Larnaca, em jogo válido pela terceira rodada da Liga Europa. Os alemães fecharam o primeiro tempo com três gols de vantagem e, no fim da segunda etapa, sacramentaram a vitória.

O resultado manteve os Azuis Reais na liderança do Grupo J, com sete pontos. Logo atrás com seis pontos, o Maccabi Haifa também goleou o Steaua Bucaresti pelo mesmo placar, 5 a 0.

Após início morno, com poucas chances de gol, Lewis Holtby abriu o placar aos 23 minutos da primeira etapa. O camisa 10 disparou um chute de esquerda da intermediária e acertou o canto inferior da meta defendida por Marco Fortin.

Melhor na partida, o Schalke fez o segundo aos 35. Christian Fuchs cruzou da esquerda e achou Huntelaar desmarcado dentro da área, que cabeçou para as redes. Cinco minutos depois, em escanteio cobrado por Fuchs, Höwedes subiu mais do que a defesa para anotar o terceiro gol dos Azuis Reais.

O Schalke continuou dominando a partir do início da etapa complementar. Aos seis minutos, Farfán arriscou, para defesa de Fortin. Com maior controle de bola, os Azuis Reais se contentaram em administrar o resultado. Entre os 27 e os 31 minutos, a equipe arriscou em três oportunidades, mas em todas o AEK ganhou tiro de meta.

O que era uma grande vitória virou goleada a partir dos 42 minutos. Primeiro, Julian Draxler recebeu lançamento de Höwedes para fazer o quarto. E, no minuto seguinte Huntelaar completou o placar. O holandês aproveitou recuo mal feito por Tim de Cler para, com facilidade, estufar as redes.

Já em Israel, o primeiro tento do Maccabi Haifa saiu logo aos dez minutos de jogo. Katan lançou para Weaam Amasha, que avançou pelo meio e rolou na saída do goleiro Stancu. Nos minutos seguintes, o Steau tentou responder, em chutes de Latovlevici e Costea que o goleiro Saranov defendeu.

No entanto, Amasha apareceu para ampliar aos 20. Katan cruzou e o atacante acertou um belo voleio no ângulo da meta romena. O Steaua tentou reverter o prejuízo nos minutos seguintes, mas a situação piorou aos 37, quando Bicfalvi cometeu pênalti em Buljat e foi expulso. Yaniv Katan cobrou e fez o terceiro dos israelenses.

Com o resultado praticamente definido, a partida diminuiu o ritmo durante o segundo tempo. Aos 19 minutos, o Steaua perdeu mais um jogador, após a expulsão de Iliev. A situação cômoda do Maccabi Haifa se converteu em gol aos 27 minutos, em gol de Taleb Twatha, após assistência de Gustavo Boccoli.

O quinto tento saiu aos 34, com Idan Vered, que aproveitou passe de Twatha para balançar as redes. Nos minutos finais, o Maccabi Haifa foi menos intenso e manteve o placar.

Confira todos os jogos da 3ª rodada da fase de grupos da Liga Europa:

Quinta, 20/out

Grupo L
Lokomotiv Moscou-RUS x AEK-GRE
Sturm Graz-AUT x Anderlecht-BEL

Grupo G
Malmö-SUE x Metalist Kharkiv-UCR
AZ-HOL x Austria Viena-AUT

Grupo H
Maribor-ESL x Braga-POR
Club Brugge-BEL x Birmingham-ING

Grupo I
Rennes-FRA x Celtic-ESC
Udinese-ESC x Atlético de Madrid-ESP

Grupo J
AEK Larnaca-CHP 0x5 Schalke 04-ALE
Maccabi Haifa-ISR 5×0 Steaua Bucareste-ROM

Grupo K
OB-DIN x Twente-HOL
Wisla Cracóvia-POL x Fulham-ING

Grupo A
Tottenham-ING x Rubin Kazan-RUS
PAOK-GRE x Shamrock Rovers-IRL

Grupo B
Standard Liège-BEL x Vorskla-POL
Hannover-ALE x Kobenhavn-DIN

Grupo C
Rapid Bucareste-ROM x Legia Varsóvia-POL
Hapoel Tel-Aviv-ISR x PSV-HOL

Grupo D
Sporting-POR x Vaslui-ROM
Zürich-SUI x Lazio-ITA

Grupo E
Stoke-ING x Maccabi Tel-Aviv-ISR
Dynamo Kiev-UCR x Besiktas-TUR

Grupo F
Athletic Bilbao-ESP x Red Bull Salzburg-AUT
Slovan Bratislava-ESQ x PSG-FRA