O Ajax viveu um pouco de emoção, mas conseguiu a classificação diante do PAOK na terceira fase preliminar da Champions League. Os holandeses venceram por 3 a 2, de virada, e garantiram a classificação à fase de playoffs, já que empataram o jogo de ida por 2 a 2. O confronto com o clube grego foi equilibrado e raramente os dois times pareciam muito distantes e isso se mostrou até o final, com os gregos tentando de qualquer jeito o empate e, assim, levar a vaga nos gols fora.

O jogo começou melhor para os mandantes. Com o seu futebol de passes rápidos, como na temporada passada, o Ajax era quem chegava melhor ao ataque. Só que quem marcou primeiro foi o PAOK. E curiosamente, um gol de holandês: Diego Biseswar, em um chute de fora da área, marcou 1 a 0 para os gregos.

O empate poderia ter saído aos 32 minutos do primeiro tempo, em um pênalti marcado sobre o brasileiro David Neres. O sérvio Dusan Tadic cobrou no canto, à meia altura, e o goleiro Alexandros Paschalakis defendeu. O nervosismo apareceu, mas o segundo gol viria graças a uma nova penalidade, pouco tempo depois. Destta vez, um toque de mão de Biseswar dentro da área. Tadic foi novamente para a bola e desta vez cobrou no meio, marcou e igualou o marcador, aos 43 minutos.

No segundo tempo, o jogo seguiu bastante equilibrado. O Ajax era melhor, mas o PAOK se mantinha perto. Até que, aos 34 minutos, em uma cobrança de escanteio, Nicolás Tagliafico marcou de cabeça e colocou o Ajax em vantagem, fazendo 2 a 1. E a missão parecia finalizada quando, em mais um pênalti, Tadic cobrou e marcou 3 a 1, aos 40 minutos.

Só que o PAOK conseguiu ir para cima e diminuir o placar já nos acréscimos, com Diego Biseswar, aos 48 minutos. Pouco depois, o árbitro encerrou o jogo, para revolta dos jogadores do time grego, que foram para cima do apitador ao final do jogo. O técnico do time teve que segurar jogadores mais revoltados.

O Ajax avança para a fase playoff, a última antes da fase de grupos. Como campeão, o Ajax está na rota dos campeões e enfrentará o Apoel. Quem vencer o duelo em dois jogos estará garantido entre os 32 da fase de grupos.

Depois de chegar à semifinal na edição passada, o Ajax consegue passar pela terceira fase preliminar, ainda que com muito custo. O confronto com o Apoel tende a ser bastante acirrado, uma vez que o time cipriota tem sido frequentador de fases de grupos do torneio europeu.

Entre as histórias que deixam o torcedor do Ajax tenso, além do confronto pesado superado diante do PAOK está também as especulações sobre a saída de Donny van de Beek. Ele é desejado pelo Real Madrid, mas o Ajax ainda não aceitou qualquer proposta por ele. Aliás, o técnico do Ajax já afirmou que acha que o jogador vai continuar no clube holandês nesta temporada.

Camisa Ajax 1973 - Modelo I
Camisa retrô que lembra um dos grandes momentos da história do Ajax, quando tinha Johan Cruyff como sua principal estrela
A Trivela pode ganhar comissão sobre a venda.