A trajetória de Cristiano Ronaldo no Sporting sempre será lembrada com carinho pelos leoninos. O garoto da Ilha da Madeira chegou ao clube aos 12 anos. Não defendeu o time principal por tanto tempo, mas fez o suficiente para ganhar milhares de corações sportinguistas. Por isso mesmo, seu retorno ao Estádio José Alvalade foi um evento à parte nesta terça-feira. Os portugueses demonstraram sua reverência ao ídolo em vários momentos antes do jogo contra o Real Madrid. Quando a bola rolou, entretanto, melhor para os merengues. A equipe de Zinedine Zidane enfrentou dificuldades, mas venceu por 2 a 1 e confirmou a classificação às oitavas de final da Champions.

Cristiano Ronaldo recebeu diversas homenagens do Sporting. Participou de um evento com o presidente e foi condecorado com uma placa dourada pela conquista da Eurocopa. Mas o melhor mesmo veio no próprio campo do Alvalade. Ao entrar para o aquecimento, o camisa 7 recebeu amplos aplausos dos anfitriões. Suas imagens com a camisa alviverde rodaram no telão, enquanto o estádio foi especialmente decorado com cartazes de jogadores revelados nas categorias de base leoninas. E certamente o craque se comoveu quando os sportinguistas cantaram sua versão de ‘My Way’, como é tradicional no Alvalade.

O jogo, em si, não contou com um Real Madrid tão dominante quanto sábado ou um Ronaldo tão decisivo. O camisa 7 participou do primeiro gol com um passe meio involuntário para Varane. Já no segundo tempo, os leoninos ameaçaram. A equipe de Jorge Jesus cresceu de produção e passou a insistir no ataque. A expulsão de João Pereira atrapalhou, mas, mesmo assim, Adrien Silva empatou cobrando pênalti. Porém, se a esperança de classificação resistia, ela acabou dilacerada minutos depois, quando Benzema desviou de cabeça e assegurou o resultado aos 42 do segundo tempo. Pela primeira vez desde que chegou ao Real, Cristiano Ronaldo não deu um chute sequer no gol em partida válida pela Champions. Em compensação, igualou Ryan Giggs como recordista em assistências no torneio.

A vitória suada já serviu para a classificação do Real Madrid às oitavas de final. Todavia, para ficar com a primeira posição, os merengues precisam vencer o Borussia Dortmund na rodada final. O Sporting, por sua vez, vai duelar com o Legia Varsóvia em busca da Liga Europa.