Finalmente o autor do 1º gol do Campeonato Inglês é conhecido

O Campeonato Inglês está prestes a completar 125 anos de existência. A Football League teve seu pontapé inicial dado no dia 8 de setembro de 1888, com 10 dos 12 participantes em campo. No entanto, uma dúvida perdurou por mais de um século: quem marcou o primeiro gol da história da competição? Um mistério que só foi desvendado agora.

Em razão dos 125 anos do torneio, uma comissão de pesquisadores foi composta para chegar a uma resposta. E o novo estudo concluiu que Kenny Davenport é o dono da honraria. O atacante do Bolton balançou as redes contra o Derby County às 15h47, dois minutos depois do início da partida em Pikes Lane, antigo estádio dos Whites.

A grande questão desmistificada pelos pesquisadores foi o horário da partida entre Aston Villa e Wolverhampton. Até então, o primeiro gol da Football League era creditado a Gershom Cox, defensor dos Villans, contra o próprio patrimônio. Entretanto, a pesquisa mostrou que o início da partida aconteceu às 15h30, não às 15h00, como se pensava – fato que dá a Davenport a autoria do primeiro tento, já que o gol contra de Cox saiu aos 30 minutos do primeiro tempo.

O título acaba indo para um jogador de certa relevância no futebol inglês. Davenport serviu a seleção em duas oportunidades e foi o primeiro jogador do Bolton a receber uma convocação. Agora, deverá receber homenagens ainda maiores do clube pelo protagonismo na história do futebol inglês.