Parece um pouco óbvio que a final da Copa do Brasil deva ser transmitida para todo o país por quem detém os direitos de transmissão, certo? É, mas nem tanto. A Globo, emissora que faz a transmissão na TV aberta, algumas vezes optou por não passar a final da competição por não envolver times de grandes praças, como São Paulo ou Rio de Janeiro. Este ano, porém, a final entre Atlético Mineiro x Grêmio será transmitida para todo Brasil (menos Santa Catarina, que tem a Chapecoense na Sul-Americana). E isso é para comemorar.

LEIA TAMBÉM: Final da Copa do Brasil mostra que a importância do jogo também atrai audiência

Sim, é para comemorar porque, afinal, isso valoriza a competição. A Copa do Brasil é um torneio muito importante e a sua final é um jogo que deveria gerar sempre atenção. Transmitir a final do campeonato que se compra os direitos deveria ser algo natural, mas a verdade é que não é. E também não há nenhuma obrigação contratual para que as emissoras transmitam.

É claro que as emissoras por assinatura, como SporTV, ESPN Brasil e Fox Sports, transmitem a final com toda alegria, sejam quem forem os finalistas. São canais específicos de esportes e para eles sempre faz sentido ter a transmissão, como terá também nesta edição de 2016. A discussão aqui é sobre a Globo, dona dos direitos para TV aberta.

A CBF, assim como a Conmebol, não coloca uma obrigação contratual na transmissão de seus campeonatos. A Uefa, por exemplo, obriga quem comprar seus torneios a transmitir ao vivo a partir de algumas fases. Na Champions League, a Globo é obrigada a transmitir a partir das semifinais.

O que gera uma situação curiosa: desde que a Globo voltou a ter os direitos de transmissão da Champions, todo ano a final é transmitida na TV aberta do Brasil. A Copa Libertadores, o principal torneio de clubes da América do Sul, só tem a sua final transmitida pela Globo se clubes brasileiros chegarem até lá. Ou seja: sempre temos a final da Champions na TV aberta. Nem sempre temos a final da Libertadores.

Em 2011, a Globo optou por passar um filme em São Paulo, porque a final da Copa do Brasil era Coritiba e Vasco. Em 2014, a final da Copa do Brasil não foi transmitida em algumas praças, como São Paulo. O motivo era ter o São Paulo na Sul-Americana. E isso é muito comum.

Ter a final de um torneio importante transmitida ao vivo valoriza o torneio, os times e o futebol em geral. Faz bem para os clubes que chegam à final, mas também faz bem à emissora, mesmo que a audiência não seja espetacular. Até porque mostra à audiência que este é um campeonato importante.

Transmitir a final de um torneio nacional tão importante como a Copa do Brasil é também saber promovê-lo. Neste caso, são dois times muito copeiros, com ótimas histórias para acompanharmos.

Por isso, nós comemoramos muito que a Globo irá transmitir o jogo de ida da final da Copa do Brasil para todo o país. Mesmo que esta devesse ser a sua obrigação.

NA TV
Atlético Mineiro x Grêmio
Quarta, 21h45 – Mineirão
Globo para RS, PR, SP, MG, RJ, ES, GO, TO, MS, MT, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF, ESPN Brasil, Fox Sports
Veja mais na programação de TV

LEIA TAMBÉM: