A Austrália definiu o seu lugar na final da Copa da Ásia nesta terça-feira, no estádio Newcastle. Os donos da casa venceram os Emirados Árabes Unidos por 2 a 0 e agora decidirão a competição contra a Coreia do Sul, no sábado. Na primeira fase, os sul-coreanos venceram a Austrália por 1 a 0 e garantiram o primeiro lugar da chave, empurrando os anfitriões para o segundo lugar. Agora, na final, o mais novo membro da AFC, a Confederação Asiática de Futebol, terá como adversário o primeiro campeão da competição.

Nesta terça, a Austrália não deu muita chance a uma zebra. Não perderia a chance de decidir em casa. Com gols logo no primeiro tempo, Sainsbury aos três e Davidson aos 14, os donos da casa se colocaram em vantagemque se manteve até o final. Os 2 a 0 garantiram a presença na final, em Sydney. Veja os lances da semifinal desta terça:

Nas duas primeiras edições da Copa da Ásia, a Coreia do Sul acabou campeã. Em 1956, em Hong Kong, e em 1960, na própria Coreia do Sul. A Austrália se filiou à AFC em 2006 e jogou a sua primeira Copa da Ásia em 2007. Naquela edição, perdeu para o Japão nas quartas de final. Depois, em 2011, chegou à final, mas novamente caiu diante dos japoneses. Agora, terá a chance de conquistar o seu primeiro título na competição justamente contra um dos times mais tradicionais da Ásia. E que faz uma campanha excelente até aqui, com vitórias em todos os jogos – ainda que nas quartas de final ela tenha vindo na prorrogação. A final promete ser quente no sábado pela manhã.