Fim de semana tem um Gre-Nal com todos os predicados para ser eletrizante

E o duelo entre os gigantes do Rio Grande do Sul é apenas um dos clássicos da rodada do fim de semana

O clássico entre Grêmio e Internacional sempre tem potencial de ser um jogaço, mas o deste domingo contém ainda mais ingredientes que podem torná-lo eletrizante. Os dois times estão em recuperação na temporada, vivos na Copa do Brasil e com objetivos pendentes no Campeonato Brasileiro. Enquanto o Colorado busca escapar de vez do rebaixamento, o Tricolor ainda peleja por vaga na próxima Libertadores. Além da briga pelo título, vale muito a pena ficar de olho no que acontecerá no clássico do Rio Grande do Sul.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV DO FIM DE SEMANA

Mas o Gre-Nal não será a única atração deste final de semana. Longe disso. Se você gosta de clássicos, tem um prato cheio: Milan e Juventus brigam pela liderança na Itália, Newell’s Old Boys e Rosario Central fazem um dérbi cheio de rivalidade na Argentina, Paris Saint-Germain e Olympique Marseille duelam na França, e José Mourinho reencontra o Chelsea, como técnico do Manchester United. Falando em reencontro, a torcida do Flamengo finalmente retornará às arquibancadas do Maracanã, após quase um ano de separação. E ainda tem muito mais.

O jogão

Milan x Juventus
Sábado, 16h45 (Fox Sports)
Cotações da Odds Shark*: Milan (4.69), Juventus (1.83), empate (3.58)

Quando 50 scudettos entram em campo, é sempre bom prestar atenção. Por mais que o clássico entre Milan e Juventus esteja desequilibrado ultimamente. A Velha Senhora tem nove triunfos seguidos no encontro – duas vitórias na prorrogação pela Copa Itália –, e o Milan só conseguiu ganhar uma partida nas últimas 14 disputadas. O time de Turim domina o duelo como domina o país. Mas o Milan esboça voltar à briga pelo título. Está invicto há seis rodadas da Serie A e ocupa a segunda posição, a cinco pontos da líder da Juventus. A vitória no confronto direto mandaria a mensagem de que quer brincar a sério neste Campeonato Italiano.

O clássico

Grêmio x Internacional
Domingo, 17h (Globo para o Rio Grande do Sul e Premiere)
Cotações da Odds Shark*: Grêmio (2.05), Internacional (3.96), empate (3.11)

Duas grandes vitórias na Copa do Brasil na última quarta-feira fazem com que os gigantes do Rio Grande do Sul entrem em campo embalados. O Internacional venceu o Santos, na Vila Belmiro, e avançou às semifinais. Isso dias depois de bater o líder Flamengo e sair da zona de rebaixamento. São quatro vitórias nas últimas cinco partidas. O ano que parecia perdido, com o fantasma do rebaixamento ainda à espreita, pode ser salvo com um título nacional. E, por que não, com uma bom resultado contra o maior rival? Cabe ao Grêmio impedir que isso aconteça. Renasceu sob o comando de Renato Gaúcho, eliminou o Palmeiras nas quartas da Copa do Brasil e está vivo na briga por vaga na Libertadores. Se tiver que passar pelo Inter para chegar lá, melhor ainda.

O reencontro

Flamengo x Corinthians
Domingo, 17h (Globo para São Paulo e Premiere)
Cotações da Odds Shark*: Flamengo (1.69), Corinthians (5.07) e empate (3.67)

Torcida do Flamengo (Jorge Rodrigues/Trivela)
Torcida do Flamengo (Jorge Rodrigues/Trivela)

Foi quase um ano de separação, tempo mais do que suficiente para sentir saudade. Até porque um nasceu para o outro. Pela primeira vez desde a última rodada do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Flamengo jogará no Maracanã. O convidado de gala do reencontro do rubro-negro com o Maior do Mundo será o Corinthians, que busca construir em cima da vitória sobre o América Mineiro, no último final de semana, para seguir firme na briga por vaga na Libertadores. O Flamengo, por outro lado, persegue o Palmeiras – justamente o adversário da despedida do Maracanã, ano passado. A derrota para o Internacional deixou o líder a quatro pontos de distância. Tropeçar mais uma vez não é opção.

Fique de olho

Sevilla x Atlético de Madrid
Domingo, 12h15 (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Sevilla (3.97), Atlético de Madrid (1.99), empate (3.46)

Prestem atenção na novidade: um confronto direto entre líderes do Campeonato Espanhol que não envolve nem Barcelona e nem Real Madrid. O Sevilla ainda não joga como música, está no começo do trabalho de Jorge Sampaoli, mas tem tido a competência de buscar os resultados. Perdeu um jogo nos últimos oito, a única derrota da equipe em La Liga, e soma 17 pontos. Está em terceiro. O Atlético de Madrid, com 18, segue invicto e líder. Acabou de golear o Granada, por 7 a 1, e quer mostrar todo o seu poder de fogo novamente contra o Sevilla.

Paris Saint-Germain x Olympique Marseille
Domingo, 16h40 (SporTV3)
Cotações da Odds Shark*: Paris Saint-Germain (1.27), Olympique Marseille (10.8), empate (5.78)

O Olympique está sob nova direção em todos os aspectos. Foi comprado por empresários americanos que escolheram Rudi Garcia para ser o técnico da equipe. O primeiro dia de trabalho do francês será esta sexta-feira, quando ele dá entrevista coletiva à imprensa, e o primeiro jogo, logo o clássico contra o Paris Saint-Germain. O melhor time da França nas últimas temporadas começou mal a Ligue 1. Quer dizer, está em segundo lugar, com seis vitórias, um empate e duas derrotas, a quatro pontos do líder Nice. Mas deve em relação às campanhas recentes em que pulverizou todo mundo. Uma grande atuação do time de Unai Emery no Le Classique serviria para afastar as desconfianças.

Chelsea x Manchester United
Domingo, 13h (ESPN+)
Cotações da Odds Shark*: Chelsea (2.22), Manchester United (3.62), empate (3.26)

José Mourinho, novo treinador do Manchester United (Foto: AP Photo/Matt Dunham, FILE)
José Mourinho, novo treinador do Manchester United (Foto: AP Photo/Matt Dunham, FILE)

Situação pouco habitual. José Mourinho visita Stamford Bridge. O técnico português, tricampeão inglês com os Blues, retorna ao estádio, agora comandando o Manchester United. O time cujo futebol tem sido bastante questionado nesta temporada vem embalado pela goleada sobre o Fenerbahçe, pela Liga Europa, dias depois de arrancar um empate com o Liverpool, fora de casa. O Chelsea também está cheio de confiança: bateu sem contestações o atual campeão Leicester no último final de semana e pode ter Willian de volta. O brasileiro foi liberado da partida anterior por causa da morte da sua mãe, semana passada.

Feyenoord x Ajax
Domingo, 10h30 (Watch ESPN)
Cotações da Odds Shark*: Feyenoord (2.34), Ajax (2.99), empate (3.42)

Após nove rodadas do Campeonato Holandês, o Feyenoord lidera com, com cinco pontos de vantagem para o Ajax, mas ainda não deixou todo mundo convencido de que tem realmente condições de conquistar o seu primeiro título nacional em 17 anos. Ganhar do Ajax seria um bom argumento, não acham? Tanto que o técnico Giovanni Van Bronckhorst poupou o capitão Dirk Kuyt, 36 anos, do duelo da última quinta-feira, contra o Zorya Luhansk, da Ucrânia. Todas as atenções estão voltadas para o mais tradicional clássico da Holanda.

Vale uma zapeada

Real Madrid x Athletic Bilbao
Domingo, 16h45 (ESPN Brasil)
Cotações da Odds Shark*: Real Madrid (1.23), Athletic (12.08), empate (6.62)

Lado a lado com o Atlético de Madrid na liderança do Campeonato Espanhol, perdendo nos critérios de desempate, o Real Madrid conseguiu enfileirar duas goleadas seguidas, depois de passar três jogos sem vencer. O próximo adversário, no entanto, é muito mais duro. Receberá o sexto colocado Athletic Bilbao, que venceu cinco das últimas seis rodadas de La Liga. Um bom teste para o time de Zidane.

Valencia x Barcelona
Sábado, 12h15 (Fox Sports)
Cotações da Odds Shark*: Valencia (7.28), Barcelona (1.42), empate (5.09)

O Valencia tem três vitórias no Campeonato Espanhol. Todas nas últimas quatro rodadas. Até então, estava zerado na tabela. Cesare Prandelli levou os três pontos pela primeira vez no fim de semana passado, ao bater o Sporting Gijón, por 2 a 1, fora de casa. O clube dá sinais de recuperação. Para ratificar esse status, recebe o poderoso Barcelona no Mestalla, depois os catalães executaram uma dobradinha de goleadas, contra Deportivo La Coruña e Manchester City.

Newell’s Old Boys x Rosario Central
Domingo, 17h (sem transmissão na TV brasileira)
Cotações da Odds Shark*: Newell’s (4.34), Rosario (1.94), empate (3.16)

O Newell’s Old Boys teve um começo de Campeonato Argentino melhor que o do rival Rosario Central. Tem quatro vitórias e dois empates e ocupa a terceira posição da tabela, com 14 pontos, empatado com o San Lorenzo e a dois do líder Estudiantes. O Rosario está com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, campanha média até aqui. Uma vitória no grande clássico local pode ser o impulso que o time precisa.

O cara

Joshua Kimmich
Bayern de Munique x Borussia Monchengladbach
Sábado, 14h30 (Fox Sports)
Cotações da Odds Shark*: Bayern (1.21), Gladbach (13.82), empate (7.27)

Kimmich
Kimmich

Quem diria que o vice-artilheiro do poderoso Bayern de Munique, no final de outubro, seria o jovem Joshua Kimmich, aquele que levou uma bronca homérica de Guardiola? O meia está com o toque de Midas: tem sete gols em 11 jogos na temporada. Marcou no meio de semana pela Champions League e na última rodada da Bundesliga, arrancando o empate por 2 a 2 com o Eintracht Frankfurt. Foi, aliás, a segunda partida sem vitória seguida pela liga nacional para o atual tetracampeão, que precisa voltar a conquistar os três pontos. O adversário será o difícil Borussia Monchengladbach, nono colocado.