Vingança é um prato que se come frio. Mas, no futebol, em que as coisas são menos sérias que na vida real, há uma grande e pura satisfação em derrotar aquele time que lhe impôs uma derrota dolorida. É o tema do fim de semana na Europa: o Liverpool tentará devolver o 4 a 1 que sofreu do Tottenham em Wembley; o Monaco foi eliminado da Copa da França, em casa, pelo Lyon, e buscará a recuperação no Campeonato Francês. E ainda podemos citar o Espanyol, que ganhou do Barcelona no jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei, mas perdeu a volta e foi eliminado. Isso tudo e mais um monte de clássico nos Campeonatos Estaduais, que inclui o primeiro encontro de Rogério Ceni como técnico do Fortaleza contra o Ceará.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Liverpool x Tottenham
Domingo, 14h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: Liverpool (2.09), Tottenham (3.50), empate (3.70)

A briga quente na Inglaterra é pelo vice-campeonato e pelas três vagas restantes na próxima Champions League. O título já era – até José Mourinho jogou a toalha ao ver seu Manchester United a 15 pontos do líder Manchester City. Este jogo é um confronto direto dentro desse contexto. O Liverpool é o terceiro colocado, com 50 pontos, e o Tottenham aparece em quinto lugar, com 48. Uma derrota em casa pode até tirar os Reds das quatro primeiras posições, ao mesmo tempo em que uma vitória pode elevá-los à vice-liderança, em caso de derrota do United.

O Tottenham está engasgado na garganta do Liverpool, dizimado em Wembley, no primeiro turno, por 4 a 1. Mas, antes daquela partida, o retrospecto vermelho contra o Spurs era ótimo: dez jogos sem derrota, com sete vitórias. Em Anfield, os donos da casa mantêm o bom histórico, invictos desde 2011. Nesse período, foram cinco triunfos e dois empates. Os três pontos seriam importantes também para o moral do Liverpool que perdeu do Swansea e foi eliminado da Copa da Inglaterra pelo West Brom, dois dos piores times do país. Recuperou-se um pouco derrotando o Huddersfield, mas uma vitória em um grande jogo deixaria-os em melhor posição anímica às vésperas das oitavas de final da Champions League. Para o Tottenham, é a oportunidade de embalar na temporada, logo depois de derrotar o United em Wembley.

O clássico

Espanyol x Barcelona
Domingo, 13h15 (Fox Sports)
Cotações Oddshark: Espanyol (9.26), Barcelona (1.35), empate (5.21)

Messi, do Barcelona (Foto: Getty Images)

Está muito difícil parar o Barcelona nesta temporada. Desde a Supercopa da Espanha, contra o Real Madrid, apenas um time conseguiu derrotar Messi e companhia: o Espanyol. O outro time da Catalunha ganhou, em casa, por 1 a 0, no jogo de ida das quartas de final da Copa do Rei – depois perdeu por 2 a 0 no Camp Nou e foi eliminado. Mas provou que pode fazer jogo duro contra o líder do Campeonato Espanhol no seu estádio. O que é uma novidade, aliás: antes desse jogo, a última vitória do Espanyol, como mandante, havia sido em 2007.

Pelo Brasil

Palmeiras x Santos
Domingo, 17h (Globo para São Paulo e Premiere)
Cotações Oddshark: Palmeiras (1.70), Santos (4.84), empate (3.63)

Quatro jogos e quatro vitórias para o Palmeiras de Roger Machado, outra vez o clube que mais investiu e do qual mais se espera. Além dos resultados, atuou de maneira bem consistente, apesar das limitações físicas de começo de temporada. Mas não passou por nenhum grande teste. Até agora. O Santos, nêmesis dos primeiros anos deste projeto palmeirense, é também uma equipe em reconstrução, agora com Jair Ventura. Tem duas vitórias, um empate e uma derrota, por enquanto, mas mais importante que os pontos é o desenvolvimento coletivo, que também será testado contra o rival paulista.

Fortaleza x Ceará
Domingo, 19h (Esporte Interativo)

Rogério Ceni, do Fortaleza (Foto: Fortaleza EC)

Os rivais cearenses estão em momento distintos. O Ceará quebrou uma sequência de três jogos sem vitória ao bater o Uniclinic, na última quinta-feira, em jogo adiado da primeira rodada. Está em quinto lugar. O Fortaleza está bem melhor. Quatro vitórias e uma única derrota e Gustavo fazendo gols sem parar. Voltou a deixar sua marca no 2 a 1 contra o Tiradentes, em que o time conseguiu os três pontos, mas não agradou Rogério Ceni pela atuação.

Coritiba x Atlético Paranaense
Domingo, 17h (sem transmissão)

O bom e velho rádio será o instrumento para acompanhar o primeiro Atletiba do ano, já que o Coritiba fechou seus direitos de transmissão com a Globo, e o Atlético Paranaense, não – a lei brasileira exige que a emissora tenha contrato com os dois clubes para passar os jogos. O torneio ainda está no começo, indo para a quarta rodada. O Furacão tem duas vitórias e um empate. O Coxa, uma vitória e dois empates.

Fique de olho

Monaco x Lyon
Domingo, 18h (ESPN+, Watch ESPN e SporTV2)
Cotações Oddshark: Monaco (2.32), Lyon (2.98), empate (3.55)

Assim como na Inglaterra, a França tem um líder disparado e uma briga de foice no escuro pela segunda posição. Atualmente, quem ocupa o lugar é o Lyon, com os mesmos 48 pontos do Olympique Marseille. O Monaco caiu para quarto, fora da zona de classificação à Champions League, depois de empatar três das últimas quatro rodadas. Semana passada, os dois times fizeram um grande jogo pela Copa da França, com vitória do Lyon, por 3 a 2, no Principado.

Arsenal x Everton
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: Arsenal (1.31), Everton (10.94), empate (5.60)

Aubameyang, reforço do Arsenal

O Arsenal está animado com as boas notícias de janeiro: conseguiu um bom negócio por Alexis Sánchez, contratou Aubameyang e renovou contrato com Özil. O ex-jogador do Borussia Dortmund ainda não está fisicamente disponível para atuar contra o Everton. O Arsenal não pode esperar muito tempo para reagir. A derrota para o Swansea, na última terça-feira, foi a quarta rodada sem vitória nas últimas cinco da Premier League, e a zona de classificação à Champions League já dista oito pontos. A consolação é que o Everton não anda muito melhor. Estava com três empates e três derrotas em sequência até ganhar do Leicester, em casa, no meio de semana.

Atlético de Madrid x Valencia
Domingo, 17h45 (ESPN Brasil e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: Atlético de Madrid (1.49), Valencia (7.09), empate (4.37)

A bela temporada do Valencia recebeu alguns baques recentemente. Uma derrota sofrida para o fraco Las Palmas, a goleada em casa contra um Real Madrid vulnerável e outro revés, para o Barcelona, no jogo de ida das semifinais da Copa do Rei. Ainda é uma campanha das mais respeitáveis, em terceiro lugar no Campeonato Espanhol. Mas a distância para a segunda colocação está bem grande. Sem muito alarde, o Atlético de Madrid abriu seis pontos na vice-liderança, com só uma derrota em todo o torneio.

Vale uma zapeada

Borussia Monchengladbach x RB Leipzig
Sábado, 15h30 (ESPN+ e Watch ESPN)
Cotações Oddshark: Gladbach (2.59), Leipzig (2.70), empate (3.52)

As duas equipes estão no extenso bolo de times que brigam pelo vice da Bundesliga e por vagas europeias. Apesar de campanhas oscilantes. Nas últimas cinco rodadas, o Borussia Monchengladbach ganhou todas em casa (duas) e perdeu todas fora (três). Já o RB Leipzig passa por uma boa queda de rendimento. Nos últimos sete jogos pela liga alemã, só ganhou do Schalke 04.

San Lorenzo x Boca Juniors
Domingo, 20h15 (Fox Sports 2)
Cotações Oddshark: San Lorenzo (3.26), Boca (2.33), empate (3.09)

A segunda rodada do Campeonato Argentino em 2018 já nos apresenta um grande duelo. O líder Boca Juniors retomou sua ótima campanha com vitória por 2 a 0 sobre o Colón, ampliando para seis pontos a vantagem em relação ao segundo colocado. Isso porque o San Lorenzo perdeu do Talleres Córdoba, pelo mesmo placar, fora de casa, e agora precisa ganhar o confronto direto de qualquer maneira para se manter na briga pelo título.


Os comentários estão desativados.