Uma das grandes utilidades da pausa para os jogos de seleções é nos fazer sentir saudade do futebol de clubes. E nada melhor para retomar os trabalhos do que um jogão entre candidatos ao título na Inglaterra: o Liverpool, 100%, visita o Tottenham, em Wembley, dando início a um mês muito complicado para os Reds. Enquanto isso, por aqui, a 25ª rodada do Brasileirão apresenta um belo cardápio de clássicos para você passar o fim de semana sem poder reclamar de que falta futebol para assistir.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Tottenham x Liverpool
Sábado, 8h30 (ESPN Brasil)

A partida que dá início a uma sequência complicada para o Liverpool, mas que também oferece a oportunidade de os Reds provarem que estão fortes o bastante para disputar os títulos da temporada. Entre visitar o Tottenham, neste sábado, e 20 de outubro, o time de Jürgen Klopp enfrenta Paris Saint-Germain e Napoli, pela Champions League, o Chelsea, duas vezes, (pela Premier League e pela Copa da Liga) e o atual campeão Manchester City. Começar a sequência com três pontos seria importante, também para apagar a má impressão deixada na temporada passada, quando o Liverpool levou 4 a 1 dos Spurs, que somam três vitórias e uma derrota até agora no Campeonato Inglês. Os Reds estão 100%, com quatro triunfos.

Os clássicos

Vasco x Flamengo
Sábado, 19h (Premiere)

Contestado, o Flamengo precisa dar início rapidamente a uma sequência de vitórias se ainda quiser sonhar com o título brasileiro. Eliminado da Libertadores e após um mero empate sem gols contra o Corinthians, em casa, pela semifinal da Copa do Brasil, o clássico contra o Vasco é a chance de ganhar a segunda seguida, depois do 2 a 0 sobre a Chapecoense, no sábado passado. A queda de rendimento no Brasileiro é visível: desde junho, o Flamengo não ganha duas rodadas seguidas pelo campeonato nacional. Enquanto isso, o Vasco ainda não se encontrou sob o comando de Alberto Valentim. São quatro derrotas seguidas desde que o ex-treinador do Pyramids assumiu a nau vascaína.

Santos x São Paulo
Domingo, 16h (Globo para SP, PE e DF, Premiere)

Jogadores do São Paulo comemoram com Santiago Trellez (Foto: Alexandre Schneider/Getty Images)

O Santos tem a melhor sequência do Brasileirão nas últimas cinco rodadas, ao lado do Palmeiras, com quatro vitórias e um empate. O time visivelmente cresceu de produção sob o comando de Cuca e quer brigar por vaga na Libertadores. Atualmente, a distância para o sexto lugar é de dez pontos, mas o Peixe tem uma partida a menos do que o Grêmio. De qualquer maneira, não pode vacilar. O visitante será indigesto. O São Paulo divide a liderança com o Internacional, perdendo no saldo de gols, mas não vence há duas rodadas fora de casa.

Cruzeiro x Atlético Mineiro
Domingo, 16h (Globo para MG e Premiere)

Mano Menezes não adiantou a escalação do Cruzeiro, mas confirmou que usará uma equipe mista, mesmo no grande clássico de Minas Gerais. O calendário colocou-o entre a semifinal da Copa do Brasil, contra o Palmeiras, e as quartas da Libertadores, diante do Boca Juniors, na próxima quarta-feira. A novidade é o retorno de Sassá, relacionado pela primeira vez desde a sua lesão, mais de dois meses atrás. O Galo é o quinto colocado, oscilando resultados, mas ainda se mantendo na zona de classificação para a Libertadores. Vem de duas vitórias seguidas, contra São Paulo e Atlético Paranaense.

Fique de olho

Napoli x Fiorentina 
Sábado 13h (Serie A Pass e Rai Internacional)

O Napoli começou a temporada com duas viradas, contra Lazio e Milan, e Carlo Ancelotti decidiu rodar um pouco o elenco contra a Sampdoria, o que seu antecessor Maurizio Sarri quase nunca fazia, e o resultado ajuda a explicar o motivo: derrota por 3 a 0. A Fiorentina, por enquanto, está 100%, em duas partidas, já que a estreia, contra a Sampdoria, foi adiada. Venceu a Udinese por 1 a 0 e goleou o Chievo por 6 a 0.

Watford x Manchester United
Sábado, 13h30 (RedeTV e ESPN Brasil)

José Mourinho, do Manchester United (Photo by Bryn Lennon/Getty Images)

Há três equipes com 100% de aproveitamento na Premier League: Liverpool, Chelsea e Watford, a surpresa da temporada até agora. As expectativas eram baixas para a equipe que havia perdido Richarlison para o Everton e investido pouco em reforços, mas os primeiros resultados são ótimos: vitórias contra Brighton, Burnley, Crystal Palace e Tottenham. Osso duro de roer para José Mourinho, que vive pelos resultados, semana a semana, para aplacar a pressão que carrega desde a pré-temporada. 

Bayern de Munique x Bayer Leverkusen
Sábado, 10h30 (Fox Sports)

Esperava-se que o Bayer Leverkusen brigasse pelas primeiras posições no Campeonato Alemão, florescendo alguns dos jovens talentos com os quais conta. Até agora, os resultados são ruins: duas derrotas, para Wolfsburg e Borussia Monchengladbach. A liga alemã ainda está no começo, mas o time conseguirá encerrar a sequência justamente contra o Bayern de Munique? Os bávaros ganharam todas até agora e não perdem, em casa, para o Leverkusen, desde 2012.

O cara

Marco Asensio
Athletic Bilbao x Real Madrid
Sábado, 15h30 (ESPN Brasil)

Asensio, do Real Madrid

Dois seis gols que a Espanha marcou na vice-campeã mundial Croácia, pela Liga das Nações, apenas um não teve a participação de Marco Asensio, que anotou um, deu três assistências e ainda deu o chute potente do gol contra do goleiro Kalinic. Também na nova fase do Real Madrid, sob o comando de Julian Lopetegui, ele tem sido mais importante. Foi titular nas três primeiras rodadas de La Liga, todas com vitórias dos merengues.

Vale uma zapeada

Valencia x Bétis 
Sábado, 13h30 (Fox Premium)

O Valencia foi uma das boas equipes da última temporada do Campeonato Espanhol e ganhou uma vaga na Champions League como prêmio. No mercado, conseguiu manter Gonçalo Guedes, que estava emprestado pelo Paris Saint-Germain. Quem também foi bem nas compras foi o Bétis, com um punhado de bons nomes que tentam se adequar ao esquema de Quique Setién. Depois de uma pesada derrota para o Levante e um empate contra o Alavés, veio a vitória e no melhor dos palcos: 1 a 0 sobre o Sevilla.

Juventus x Sassuolo
Domingo, 10h (Serie A Pass e Rai Internacional)

Mesmo sem contar com gols da sua principal contratação, Cristiano Ronaldo, a Juventus conseguiu vencer as três primeiras rodadas da Serie A e já lidera o campeonato. Na expectativa de ver o português abrir sua contagem na Itália, a Velha Senhora encara o Sassuolo, que também começou a temporada muito bem: ganhou da Internazionale e do Genoa e empatou com o Cagliari.