Fim de semana de clássicos na Alemanha, Inglaterra, Argentina, SP, RS e PA na TV

O fim de semana é cheio para quem gosta de clássicos, em tudo quanto é lugar. E ainda tem o início da MLS

“Ai, ai, ai, ai/Tá chegando a hora/O dia já vem raiando meu bem/Eu tenho que ir embora”. O clássico canto dos estádios vale para a Europa, onde as temporadas começam a chegar à reta final. Estamos em março, os campeonatos acabam em maio e serão dois meses de pura loucura. Neste fim de semana, por exemplo, já temos jogos bastante importantes em duas das principais ligas europeias: a Premier League e a Bundesliga. Tem ainda o começo da MLS, clássico em São Paulo e estaduais pelo Brasil.

VEJA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA

O jogão

Borussia Dortmund x Bayern de Munique
Sábado, 14h30 – Fox Sports

É um dos grandes jogos do fim de semana, mais ainda depois dos resultados de meio de semana. O Bayern perdeu, o Dortmund ganhou e a diferença de pontos foi para cinco pontos. Ok, ainda é muito, mas para quem estava com a sensação psicológica de estar tão longe, tornou-se possível diminuir a diferença para apenas dois pontos, se o Dortmund vencer, e abrir novamente a disputa. Afinal, são nove rodadas pela frente. Será que dá?

O jogo reúne os dois artilheiros da Bundesliga. Lewandowski já ultrapassou Aubameyang, com 23 gols do primeiro contra 22 do segundo. Os problemas do Bayern na defesa continuam grandes, porque não há zagueiros. Então, é possível que vejamos de novamente Kimmich e Alaba formando a zaga.

As respostas começaremos a ver no Signal-Iduna Park, neste sábado, 14h30. E não dá para perder de jeito nenhum.

Os clássicos

Tottenham x Arsenal
Sábado, 9h30 – ESPN Brasil

Giroud, do Arsenal, e Kane, do Tottenham, comemoram seus gols (AP Photo/Tim Ireland)
Giroud, do Arsenal, e Kane, do Tottenham, comemoram seus gols (AP Photo/Tim Ireland)

Acordar cedo no sábado é um pecado para muita gente, eu sei, mas neste caso vale a pena. Vale muito. O Tottenham, vice-líder da Premier League, tem em casa o jogo mais importante da temporada contra o seu maior rival, o Arsenal. Os dois times são do norte de Londres e estão sonhando com o título, enquanto o Leicester segue na ponta da tabela. Os Spurs, donos da casa, estão com 54 ponto, enquanto os Gunners têm 51. O Leicester tem 57. Ou seja: os visitantes precisam fazer de tudo pare vencer o jogo.

Sporting x Benfica
Sábado, 17h45 – ESPN Brasil, Watch ESPN

No último confronto entre os dois no Portuguesão, empate em 1 a 1 (AP Photo/Francisco Seco)
No último confronto entre os dois no Portuguesão, empate em 1 a 1 (AP Photo/Francisco Seco)

O Sporting tenta levar o título português depois de 14 anos, já que foi campeão pela última vez em 2001/02. Lidera o campeonato com 59 pontos, um a mais que o rival de Lisboa, Benfica. A disputa está acirrada e o jogo em Alvalade, casa do Sporting, tem tudo para ser decisivo. Nenhum dos dois pode bobear, até porque o Porto, terceiro colocado, tem 55 pontos e observa. Confronto decisivo para os rumos do Portuguesão.

 

Remo x Paysandu
Domingo, 15h00 – Cultura (PA)

A decisão do primeiro turno do Campeonato Paraense acontece neste domingo e reúne os dois maiores clubes do estado. Remo e Paysandu terão um jogo decisivo no Mangueirão no domingo. Um clássico é sempre um jogo atrativo para os torcedores, mais ainda se vale o título do turno, que garante vaga na decisão do estadual.

Santos x Corinthians
Domingo, 16h00 – Globo (SP), Band (SP)

O Santos recebe o Corinthians no jogo na Baixada para fazer um clássico. Em termos de campeonato, não vale nada. Mas vale como jogo, porque é um Santos e Corinthians, dois times que podem render mais do que estão rendendo. O Corinthians deve jogar com alguns dos reservas. O Santos, por sua vez, vive a incerteza de Ricardo Oliveira começar ou não a partida.

River Plate x Boca Juniors
Domingo, 17h00 – Sem transmissão

River, de Maidana (esq.) fez um clássico duro com o Boca Juniors de Pablo Pérez na Libertadores (AP Photo/Victor R. Caivano)
River, de Maidana (esq.) fez um clássico duro com o Boca Juniors de Pablo Pérez na Libertadores (AP Photo/Victor R. Caivano)

Um dos mais importantes clássicos sul-americanos será disputado neste domingo, mas infelizmente a TV brasileira não irá transmitir. O River Plate terá no Monumental de Núñez o seu maior rival. A bem da verdade, nenhum dos dois faz grande campanha. O River é só o sétimo colocado no Grupo A, com sete pontos em cinco jogos. O Boca é o quinto no Grupo B, com 10 pontos e os mesmos cinco jogos. Nada disso importa: o clássico é sempre um jogo pegado e de muita rivalidade.

Grêmio x Internacional
Domingo, 18h30 – Premiere

Um dos clássicos de maior rivalidade no mundo acontece neste domingo, no Rio Grande do Sul. O GreNal  409 será na Arena Grêmio, onde o último encontro causou uma grande crise no Inter. Foi o famoso 5 a 0 parta os tricolores. O jogo tem a peculiaridade de valer por suas competições diferentes, Campeonato Gaúcho e Primeira Liga. Algo muito raro de acontecer. Seja como for, Argel, técnico do Inter, está sendo cobrado para que o time jogue um futebol melhor. A ver como será o jogo depois do Grêmio ter goleado no meio de semana na partida contra a LDU, pela Libertadores.

O brasileiro

Orlando City x Real Salt Lake
Domingo, 16h00 – Sportv

Kaká é abraçado pela torcida do Orlando City
Kaká é abraçado pela torcida do Orlando City

Na abertura da temporada da MLS, o Orlando City de Kaká tentará fazer melhor do que o desempenho fraco de 2015, quando sequer chegou aos playoffs. O time só tem um reforço a mais que vale ser citado: o italiano Antonio Nocerino, que foi companheiro de Kaká no Milan. O jogador, que veio também do Milan, onde não estava mais sendo aproveitado, pode ser uma melhora em um meio-campo que careceu de qualidade na temporada passada. O Orlando fez uma grande campanha para lotar o Citrus Bowl, como foi na abertura da temporada passada. E a expectativa é que o público passe de 62 mil.

O cara

Gonzalo Higuaín
Napoli x Chievo
Sábado, 16h45 – ESPN+, Watch ESPN

O artilheiro do Campeonato Italiano, Gonzalo Higuaín, tem a missão de ajudar o Napoli a não desperdiçar mais pontos. Com 25 gols marcados até aqui na temporada, Higuaín é a principal arma dos Partenopei contra o Chievo, que é o 10º colocado na tabela. Com 58 pontos, o time do sul da Itália não pode desperdiçar mais uma chance de se aproximar. A Juventus, líder, tem 61.

Fique de olho

Paris Saint-Germain x Montpellier
Sábado, 13h00 – Sportv, ESPN

O jogo em si não vale tanto assim, mas é uma chance de ver se o bom desempenho de Lucas Moura continua. O brasileiro não foi convocado para a Seleção para os jogos das Eliminatórias, mas vem fazendo a sua melhor temporada na Europa. É um dos bons jogadores de um PSG que tem muitas opções e deve poupar alguns dos principais jogadores para o jogo de quarta-feira pela Champions League contra o Chelsea, em Londres. Por isso, Lucas deve ter um papel importante.

Watford x Leicester
Sábado, 14h30 – Fox Sports 2

O líder da Premier League em campo, então vale ficar de olho. A rodada passada acabou sendo muito favorável aos Foxes, que empataram em casa, mas viram Tottenham, Arsenal e Manchester City, os três concorrentes, perderem. Ou seja: ainda saiu com vantagem. Neste fim de semana, precisa ter como objetivo a vitória contra o Watford, o melhor dos times que vieram da segunda divisão.

Eibar x Barcelona
Domingo, 12h00 – Fox Sports

Luis Enrique deve poupar alguns jogadores, mas o Barcelona deve ter Messi em campo mais uma vez. Suárez também deve jogar, ainda em busca da artilharia do Espanhol. O problema de jogos do Barcelona contra rivais tão mais fracos como o Eibar é que podem ser incrivelmente interessantes ou um massacre muito chato.

Real Madrid x Celta
Sábado, 12h00 – ESPN Brasil

Será que as declarações de Cristiano Ronaldo falando sobre o time irão afetar o vestiário merengue? Possivelmente não. E o Real Madrid deve poupar alguns dos seus jogadores para o confronto de terça-feira com a Roma, em casa. Mesmo assim, Cristiano Ronaldo deve jogar. Não esqueçamos que ele tem a ambição de sempre de ser artilheiro do Campeonato Espanhol, em uma disputa que está duríssima com Suárez.

Vale uma zapeada

Chelsea x Stoke
Sábado, 12h00 – Fox Sports

Alexandre Pato chegou ao Chelsea emprestado pelo Corinthians até o final da temporada
Alexandre Pato chegou ao Chelsea emprestado pelo Corinthians até o final da temporada

O Chelsea vem se recuperando bem no Campeonato Inglês e tem em alguns dos seus jogadores um desempenho bem interessante após a saída de Mourinho. Vale ficar de olho em Willian, o melhor jogador do time no campeonato. Diego Costa também vem muito bem. Mas o foco, para nós, brasileiros, será a possível estreia de Alexandre Pato. Lembremos: o Chelsea enfrenta o PSG no meio da semana, quarta-feira. É possível que o time poupe alguns jogadores e, por isso, Pato pode ter uma chance. A conferir.

São Caetano x Guarani
Sábado, 17h00 – TV Brasil

A Série A2 está recheada de times tradicionais do futebol paulista. A TV Brasil, que tem investido muito em futebol, vai mostrar um duelo entre dois clubes que estiveram na primeira divisão do Campeonato Brasileiro na última década. Considerando que a Série A2 tem muitos concorrentes para poucas vagas de acesso – só dois times sobem -, pode ser um jogo razoavelmente interessante. Os oito primeiros se classificam, mas só o São Caetano está na zona de classificação, em terceiro lugar. O Guarani é o 10º.

Portland Timbers x Columbus Crew
Domingo, 19h00 – ESPN+

Torcedores do Portland Timbers durante o jogo com o Columbuss Crew (AP Photo/Jay LaPrete)
Torcedores do Portland Timbers durante o jogo com o Columbuss Crew (AP Photo/Jay LaPrete)

O atual campeão da MLS, Portland Timbers, estreia na competição em casa contra o Columbus Crew, que também fez boa campanha em 2015. O argentino Diego Valeri, dos Timbers, é destaque do time da casa, enquanto o marfinense Kei Kamara, atacante do Crew, é um dos artilheiros e destaques de 2015.

Passe longe

Osasco Audax x Ituano
Sábado, 20h30 – Sportv 3

Quer um bom motivo para não sair de casa no sábado à noite? Bom, não é o caso do que você verá aqui. Se pegarmos pela tabela, até pode ser um jogo interessante: o Ituano é o líder do Grupo B, que tem o Palmeiras, com 11 pontos em sete jogos, dois à frente do time alviverde. O Audax é o terceiro colocado no Grupo C, com nove pontos, que tem o São Paulo na ponta com 13 pontos e a Ferroviária em segundo com os mesmos pontos e menor saldo de gols. Os dois times sofrem com arquibancadas muito vazias. Tende a ser mais um jogo como esse. Não é exatamente um grande programa, mas está aí…

VEJA A PROGRAMAÇÃO DE TV COM TODOS OS JOGOS TRANSMITIDOS AO VIVO