Um fim de semana nobre, especialmente para o fã do futebol sul-americano. A Argentina deve parar por (pelo menos) duas horas para o grande clássico do país, entre Boca Juniors e River Plate, ambos com boas equipes e também na briga pelo título da Libertadores. Enquanto isso, Cuiabá e Ponta Grossa preparam o grito de campeão. Uma dessas cidades comemorará o título da Série C, depois do empate por 3 a 3 no jogo de ida, entre Cuiabá e Operário. Ainda temos uma boa rodada na Alemanha e o clássico entre PSV e Ajax. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE TV COMPLETA DO FIM DE SEMANA

O jogão

Boca Juniors x River Plate
Domingo, 17h45 (Fox Sports)

Um Superclássico especial: tanto Boca Juniors quanto River Plate têm equipes fortes neste começo de Campeonato Argentino e estão, ao mesmo tempo, nas quartas de final da Libertadores. Em ambos, o Boca está um pouco melhor: terceiro colocado, com três vitórias em cinco rodadas, e venceu o Cruzeiro, por 2 a 0, na Bombonera, com aquela expulsão bizarra do zagueiro Dedé. O River é o mestre dos empates. Foram quatro até agora, três por 0 a 0 e outro por 1 a 1, nas cinco primeiras partidas do Argentino. Na Libertadores, a mesma coisa. Com grandes atuações dos goleiros, o placar ficou intocável no jogo de ida contra o Independiente. 

O clássico

PSV x Ajax
Domingo, 11h45 (ESPN)

David Neres, do Ajax, comemora (Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

Não demorou muito para que a dupla aparecesse na ponta da tabela do Campeonato Holandês. O PSV está com 100% de aproveitamento, com cinco vitórias em cinco rodadas e uma tonelada de gols. Fez 7 a 0 no ADO Den Haag, 6 a 1 no Willem II e 4 a 0 no Utrecht. O Ajax, por sua vez, chega com moral, depois de estrear na Champions League com vitória por 3 a 0 sobre o AEK Atenas. Na Eredivisie, está um pouco atrás do rival, com quatro triunfos e um empate com o Heracles. 

Fique de olho

Schalke 04 x Bayern de Munique
Sábado, 13h30 (Fox Sports)

O Schalke 04 aproveitou a briga de foice no escuro do segundo patamar da Bundesliga para se destacar e ficar com o segundo lugar na última temporada, com uma equipe baseada na ótima defesa. Mas as três primeiras rodadas da nova edição do torneio estão complicadas. O clube de Gelsenkirchen levou dois gols em todas elas e é um dos únicos dois times da tabela que ainda não somou um ponto, ao lado do Bayer Leverkusen. Enquanto isso, o Bayern de Munique fez o que se espera: 100% de aproveitamento. 

Arsenal x Everton
Domingo, 12h (ESPN Brasil)

Uma briga boa, entre duas das boas equipes do Campeonato Inglês, ambas tentando superar suas lógicas para alcançar objetivos maiores. O Arsenal precisa voltar à Champions League, e o Everton, pelo menos se aproximar dessa vaga. Desde que perdeu as duas primeiras rodadas, para Manchester City e Chelsea, o time de Unai Emery ganhou todas: West Ham, Cardiff e Newcastle. Já o Everton coleciona muitos empates (três) e apenas um triunfo, mas sempre faz partidas de muitos gols. 

Milan x Atalanta
Domingo, 13h (Serie A Pass)

Genaro Gattuso, do Milan (Foto: Getty Images)

O bom time da Atalanta está em má fase. Não ganha há cinco partidas, duas delas nas preliminares da Liga Europa, quando acabou eliminada nos pênaltis pelo Copenhague. No Campeonato Italiano, permitiu que a Roma empatasse, depois de abrir 3 a 1 no primeiro tempo, e perdeu de Cagliari e Spal. Chegou a hora de começar uma reação? Não se depender do Milan, que, no meio de semana, conseguiu derrotar o Dudelange, de Luxemburgo, por apenas 1 a 0. 

O campeão

Cuiabá x Operário-PR
Sábado, 19h (CBF TV)

Chegou a hora de gritar campeão na terceira divisão. O jogo de ida da final foi um thriller, com seis gols. O Operário fez 2 a 0 no primeiro tempo, levou a virada no segundo e conseguiu o empate na base da raça nos minutos finais. O Cuiabá nunca ganhou uma divisão nacional, enquanto o Operário tenta emendar duas conquistas seguidas, depois de vencer a Série D, ano passado. 

Pelo Brasil

Corinthians x Internacional
Domingo, 16h (Globo e Premiere)

Jair Ventura conseguiu respirar um pouco, neste seu começo de trabalho no Corinthians. Os primeiros jogos foram cruéis: Palmeiras e Flamengo, pela semifinal da Copa do Brasil. O alívio não vem pelo próximo adversário, o segundo colocado Internacional, mas porque o treinador teve uma semana livre para treinar e tentar fazer alguns ajustes ao seu time. O Colorado teve uma ligeira queda de rendimento, com apenas duas vitórias nas últimas cinco rodadas, mas segue no páreo pelo título brasileiro. 

Flamengo x Atlético Mineiro
Domingo, 16h (Globo e Premiere)

Lucas Paquetá, do Flamengo, domina a bola observado por Diego (10) (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

A pressão é grande em cima do treinador Maurício Barbieri, já que o Flamengo afastou-se da briga pelo título brasileiro. Líder antes da Copa, o clube carioca atualmente ocupa a quarta posição, a cinco pontos do São Paulo. A distância não é tão grande, mas a tendência é de queda. Alcançou apenas uma vitórias nas últimas cinco rodadas, contra a Chapecoense. Recebe o rival Atlético Mineiro, sexto colocado, três pontos atrás, invicto há quatro partidas pela liga nacional. 

Vale uma zapeada

Hoffenheim x Borussia Dortmund
Sábado, 10h30 (Fox Sports)

Duas das melhores equipes da Bundesliga. O Hoffenheim mostrou força, no meio de semana, complicando a vida do Shakhtar Donetsk na Champions League, depois de um começo claudicante na liga alemão, com duas derrotas em três rodadas. O Dortmund ainda está em construção, sob o comando de Lucien Favre, mas os resultados são bons até agora. 

Manchester United x Wolverhampton
Sábado, 11h (ESPN 2)

Pouco a pouco, a crise começa a se afastar de Old Trafford. O desempenho do time não cresceu exponencialmente ainda, mas os resultados pelo menos estão melhorando. Desde a derrota pesada contra o Tottenham, o United ganhou seus três jogos (Burnley, Watford e Young Boys), sem ser vazado, o que é importante, considerando que um dos grandes problemas do começo da temporada foi a defesa vermelha. O Wolverhampton aparece apenas um ponto atrás na tabela.