Em um jogo com duas viradas e um gol nos acréscimos, a Nova Caledônia derrotou Ilhas Salomão por 3 a 2 e se classificou para a decisão dos Jogos do Pacífico Sul. A seleção disputará o título do torneio contra Fiji, que derrotou Vanuatu por 3 a 0. A competição vale como fase preliminar das eliminatórias da Oceania para a Copa-2010.

A Nova Caledônia abriu o placar com Iamel Kabeu, mas logo Ilhas Salomão virou, com gols de Henry Faarodo e Commins Menapi. Poulidor Toto deixou tudo igual; os salomônicos, favoritos ao título, tiveram Alick Maemae e Gideon Omokirio expulsos nos 22 minutos finais.

Quando o empate por 2 a 2 parecia o resultado definitivo, Yohann Mercier virou novamente o marcador aos 49 minutos do segundo tempo e levou a Nova Caledônia à decisão. Ilhas Salomão era a única equipe com 100% de aproveitamento na competição.

Na outra semifinal, Fiji bateu Vanuatu por 3 a 0, com gols de Pita Baleitoga, Osea Vakatalesau (que chegou ao seu décimo no torneio) e Roy Krishna. A final será disputada neste sábado.

Fiji e Nova Caledônia já estão classificados para a fase final das eliminatórias, para a qual a Nova Zelândia está classificada de antemão. Ilhas Salomão e Vanuatu decidem o terceiro lugar e definem quem será o último qualificado para o quadrangular.