Fifa confirma onze possíveis candidaturas para 2018 e 2022

A Fifa anunciou nesta terça-feira ter recebido onze manifestações de interesse em sediar as Copas do Mundo de 2018 e 2022. O prazo para o registro de possíveis candidaturas se esgotou na segunda. Austrália, Inglaterra, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, México, Catar, Rússia, Estados Unidos e as candidaturas conjuntas de Espanha/Portugal e Holanda/Bélgica enviaram cartas de intenções para a entidade.

“É notável que tantos concorrentes de alta qualidade tenham expressado interesse em receber nossa principal competição”, disse o presidente da Fifa, Joseph Blatter, em comunicado. “A atual crise econômica mundial trouxe outra dimensão de incerteza às vidas de muitas pessoas pelo mundo. O futebol tem um poder extraordinário de unir as pessoas, além de inspirar emoções de esperança, paixão e alegria”.

Na segunda-feira, surgiram notícias de que o Egito teria lançado candidatura para 2022, mas a federação do país africano negou. A Fifa, no entanto, insiste ter recebido a carta de intenções. “Recebemos duas correspondências oficiais da federação egípcia. A primeira era uma declaração de interesse, a segunda dizia que eles não estavam interessados”, afirmou um porta-voz da entidade.

A Fifa ainda vai divulgar os detalhes sobre o processo de escolha das sedes, que terminará em dezembro de 2010. No próximo dia 16 de fevereiro, os países interessados receberão a documentação para a inscrição formal das candidaturas.